Duas sonatas russas: Tensões entre formas longas e formas breves em Tolstói e Leskov
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | RUS (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rus/article/view/150299 |
Resumo: | Este artigo procura investigar aproximações e diferenças entre o conto “A propósito da sonata a Kreutzer”, de Nikolai Leskov, e a novela A sonata a Kreutzer, de Liév Tolstói, quanto às suas constituições formais. Partindo da análise que Walter Benjamin realiza sobre as especificidades dos contos de Leskov, em “O narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov”, nossa proposta é averiguar as tensões entre formas longas e breves na Modernidade, e de que maneira estas são internalizadas nas obras desses autores russos no final do século XIX. |
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Duas sonatas russas: Tensões entre formas longas e formas breves em Tolstói e LeskovДве русские сонаты: Напряженность между длинными формами и краткими формами у Толстого и ЛесковаTwo Russian sonatas: Tensions between long forms and brief forms in Tolstoy and LeskovLeo TolstoyNikolai LeskovWalter BenjaminShort storyNovellLiév TolstóiNikolai LeskovWalter BenjaminContoNovelaEste artigo procura investigar aproximações e diferenças entre o conto “A propósito da sonata a Kreutzer”, de Nikolai Leskov, e a novela A sonata a Kreutzer, de Liév Tolstói, quanto às suas constituições formais. Partindo da análise que Walter Benjamin realiza sobre as especificidades dos contos de Leskov, em “O narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov”, nossa proposta é averiguar as tensões entre formas longas e breves na Modernidade, e de que maneira estas são internalizadas nas obras desses autores russos no final do século XIX.This article searches to investigate similarities and differences between the formal structure of the story “Concerning The Kreutzer Sonata”, of Nikolai Leskov, and the novella The Kreutzer Sonata, of Leo Tolstoy. Based in Walter Benjamin’s analysis of the specificities of Leskov’s stories, in his essay “The storyteller”, our proposal is to examine the tensions between long and short forms in the Modernity, and how it is absorbed in the work of these two Russian writers in the end of Nineteenth Century.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.2018-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rus/article/view/15029910.11606/issn.2317-4765.rus.2018.150299RUS (São Paulo); v. 9 n. 12 (2018); 74-88RUS (Sao Paulo); Vol. 9 No. 12 (2018); 74-88РУС (Сан-Пауло); Том 9 № 12 (2018); 74-882317-4765reponame:RUS (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rus/article/view/150299/149307Copyright (c) 2018 José Roberto Araujo de Godoyinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraujo de Godoy, José Roberto2020-06-25T15:50:28Zoai:revistas.usp.br:article/150299Revistahttp://revistas.usp.br/rus/PUBhttp://www.revistas.usp.br/rus/oairus@usp.br||revistalitrus@gmail.com||2317-47652317-4765opendoar:2020-06-25T15:50:28RUS (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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