Para uma semiótica do olfato
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RUS (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rus/article/view/201970 |
Resumo: | Este artigo procura relacionar o olfato e seus impactos na subjetividade e na cultura a partir do conceito lotmaniano de fronteira. Para isso, a tópica da carnavalização bakhtiniana também será fundamental para pensar o corpo inserido nos conceitos citados. As reflexões semióticas, filosóficas e históricas aqui arroladas orbitam um objeto em comum: o olfato e seu caráter transgressivo no que tange às fronteiras, bem como suas representações – seja por odores corporais tidos como naturais, seja por perfumes elaborados por artistas da artesania própria deste objeto de luxo. |
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Para uma semiótica do olfatoToward a semiotics of olfactionCarnavalCorpoFronteiraIúri LotmanMikhail BakhtinOlfatoCarnivalBodyBorderYuri LotmanMikhail BakhtinOlfactionEste artigo procura relacionar o olfato e seus impactos na subjetividade e na cultura a partir do conceito lotmaniano de fronteira. Para isso, a tópica da carnavalização bakhtiniana também será fundamental para pensar o corpo inserido nos conceitos citados. As reflexões semióticas, filosóficas e históricas aqui arroladas orbitam um objeto em comum: o olfato e seu caráter transgressivo no que tange às fronteiras, bem como suas representações – seja por odores corporais tidos como naturais, seja por perfumes elaborados por artistas da artesania própria deste objeto de luxo.This article seeks to relate sense of smell and its impacts on subjectivity and culture based the Lotmanian concept of frontier. To this end, the topic of Bakhtinian carnivalization will also be fundamental to think about the body inserted in the concepts mentioned above. The semiotic, philosophical and historical reflections herein orbit around a common object: the sense of smell and its transgressive character regarding borders, as well as its representations - whether by body scents taken as natural, or by perfumes made by artists of the craftsmanship of this luxury object.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.2023-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado por parestext/xmlapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rus/article/view/20197010.11606/issn.2317-4765.rus.2022.201970RUS (São Paulo); v. 14 n. 24 (2023): Poesia russa; 370-386RUS (Sao Paulo); Vol. 14 No. 24 (2023): Poesia russa; 370-386РУС (Сан-Пауло); Том 14 № 24 (2023): Poesia russa; 370-3862317-4765reponame:RUS (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rus/article/view/201970/197132https://www.revistas.usp.br/rus/article/view/201970/194652Copyright (c) 2023 Débora dos Santos Rosahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Débora dos Santos S.2023-12-01T14:25:16Zoai:revistas.usp.br:article/201970Revistahttp://revistas.usp.br/rus/PUBhttp://www.revistas.usp.br/rus/oairus@usp.br||revistalitrus@gmail.com||2317-47652317-4765opendoar:2023-12-01T14:25:16RUS (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Este artigo procura relacionar o olfato e seus impactos na subjetividade e na cultura a partir do conceito lotmaniano de fronteira. Para isso, a tópica da carnavalização bakhtiniana também será fundamental para pensar o corpo inserido nos conceitos citados. As reflexões semióticas, filosóficas e históricas aqui arroladas orbitam um objeto em comum: o olfato e seu caráter transgressivo no que tange às fronteiras, bem como suas representações – seja por odores corporais tidos como naturais, seja por perfumes elaborados por artistas da artesania própria deste objeto de luxo. |
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