A natureza do cômico na literatura pós-moderna russa: um olhar a partir da obra de Venedíkt Eroféiev
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | RUS (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rus/article/view/207050 |
Resumo: | O cômico em Venedíkt Eroféiev corresponde à poética da literatura pós-moderna, em que o texto dá a impressão de caos e falta de lógica. Na natureza cômica das obras de Eroféiev também podemos encontrar as características da literatura do absurdo, cujo principal método é o ilogismo. Seu objetivo fulcral é repensar os valores culturais e sociais do mundo, isto é, a denúncia de suas imperfeições. Em Eroféiev, o ilogismo se manifesta não apenas nos níveis linguístico e estilístico, mas também no nível da fábula. O cômico e o trágico coexistem em sua obra sob o princípio da ambivalência, onde o cômico é externo (manifestado na linguagem da narração e na construção do discurso), e o trágico existe no plano da fábula – ou seja, é interno. O presente artigo discute a combinação entre o cômico e o trágico em três grandes obras do escritor: "Notas de um psicopata" [Записки психопата], “Moscou – Petuchki” [Москва-Петушки] e "Noite de Walpurgis, ou Passos do Comandante"[ Вальпургиева ночь, или Шаги командора]. |
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A natureza do cômico na literatura pós-moderna russa: um olhar a partir da obra de Venedíkt EroféievThe nature of comic in Russian literature of postmodernism: on the example of the creativity of Venedikt ErofeevComedyTragedyVenedikt ErofeevPostmodern literatureCômicoTrágicoVenedíkt EroféievLiteratura pós-modernaO cômico em Venedíkt Eroféiev corresponde à poética da literatura pós-moderna, em que o texto dá a impressão de caos e falta de lógica. Na natureza cômica das obras de Eroféiev também podemos encontrar as características da literatura do absurdo, cujo principal método é o ilogismo. Seu objetivo fulcral é repensar os valores culturais e sociais do mundo, isto é, a denúncia de suas imperfeições. Em Eroféiev, o ilogismo se manifesta não apenas nos níveis linguístico e estilístico, mas também no nível da fábula. O cômico e o trágico coexistem em sua obra sob o princípio da ambivalência, onde o cômico é externo (manifestado na linguagem da narração e na construção do discurso), e o trágico existe no plano da fábula – ou seja, é interno. O presente artigo discute a combinação entre o cômico e o trágico em três grandes obras do escritor: "Notas de um psicopata" [Записки психопата], “Moscou – Petuchki” [Москва-Петушки] e "Noite de Walpurgis, ou Passos do Comandante"[ Вальпургиева ночь, или Шаги командора].The comic in Erofeev corresponds to the poetics of postmodern literature, in which the text creates the impression of chaoand lack of logic. In the comic nature of Erofeev 's works, the features of the literature of the absurd are also guessed, the main technique of which is alogism. Its main goal was to rethink the cultural and social values of the world, exposing its imperfections. In Erofeev's works, alogism manifests itself not only at the linguistic and stylistic levels, but also at the level of the plot. The comic and tragic coexist in Erofeev on the principle of ambivalence, where the comic is external (manifested in the language of narration and the construction of speech), and the tragic exists at the level of the plot – is internal. This article examines the combination of comic and tragic in three major works by Erofeev: “Notes of a psychopath”, “Moscow-Petushki” and “Walpurgis Night, or the Steps of the Commander”. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.2023-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado por parestext/xmlapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rus/article/view/20705010.11606/issn.2317-4765.rus.2023.207050RUS (São Paulo); v. 14 n. 24 (2023): Poesia russa; 330-348RUS (Sao Paulo); Vol. 14 No. 24 (2023): Poesia russa; 330-348РУС (Сан-Пауло); Том 14 № 24 (2023): Poesia russa; 330-3482317-4765reponame:RUS (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rus/article/view/207050/197130https://www.revistas.usp.br/rus/article/view/207050/194654Copyright (c) 2023 Valeria Oleshkevichhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOleshkevich, ValeriaOleshkevich, Valeria2023-12-01T14:17:33Zoai:revistas.usp.br:article/207050Revistahttp://revistas.usp.br/rus/PUBhttp://www.revistas.usp.br/rus/oairus@usp.br||revistalitrus@gmail.com||2317-47652317-4765opendoar:2023-12-01T14:17:33RUS (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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