A natureza do cômico na literatura pós-moderna russa: um olhar a partir da obra de Venedíkt Eroféiev

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oleshkevich, Valeria
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RUS (São Paulo)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rus/article/view/207050
Resumo: O cômico em Venedíkt Eroféiev corresponde à poética da literatura pós-moderna, em que o texto dá a impressão de caos e falta de lógica. Na natureza cômica das obras de Eroféiev também podemos encontrar as características da literatura do absurdo, cujo principal método é o ilogismo. Seu objetivo fulcral é repensar os valores culturais e sociais do mundo, isto é, a denúncia de suas imperfeições. Em Eroféiev, o ilogismo se manifesta não apenas nos níveis linguístico e estilístico, mas também no nível da fábula. O cômico e o trágico coexistem em sua obra sob o princípio da ambivalência, onde o cômico é externo (manifestado na linguagem da narração e na construção do discurso), e o trágico existe no plano da fábula – ou seja, é interno. O presente artigo discute a combinação entre o cômico e o trágico em três grandes obras do escritor: "Notas de um psicopata" [Записки психопата], “Moscou – Petuchki” [Москва-Петушки] e "Noite de Walpurgis, ou Passos do Comandante"[ Вальпургиева ночь, или Шаги командора].
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