Silêncios e vazios na poética de Tchekhov: a natureza como parte da cena em A Gaivota e imagens-poema para uma peça curta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fuentes, Susana
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: RUS (São Paulo)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rus/article/view/198431
Resumo: Nos contos de Tchékhov o espaço se forma desde o início da história, a paisagem fala de presenças, memórias, vazios. E a natureza aparece como personagem vívida. A conversa é feita também de silêncios e espaço. No conto “Viérotchka”, vemos uma natureza que participa na ação, sombras que se movem de um lugar para outro, nuvens, árvores, névoas. A tempestade no final do conto “O assassinato” fala de isolamento e solidão, mas também de força e vida: a natureza abre um espaço na escuridão para a conversa com o tempo, o espaço bravio. Nas peças de Tchékhov, ela também se faz presente nesse fluxo da vida no palco, as pessoas em seus silêncios, o não dito, no meio das expectativas, os objetos, os sons. Em A Gaivota, a peça dentro da peça, monólogo escrito por Treplev e interpretado por Nina em frente ao lago – há um texto sem lugar, muito próximo do nosso tempo no entanto, pois fala de vazios onde há um mundo de perdas. Silêncios que pedem uma escuta — e esta pobre lua acende a sua lanterna em vão. E a partir desses silêncios, imagens-poema para uma peça curta.
id USP-59_c762e691ec4be1c47b007dc0da70c8d5
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/198431
network_acronym_str USP-59
network_name_str RUS (São Paulo)
repository_id_str
spelling Silêncios e vazios na poética de Tchekhov: a natureza como parte da cena em A Gaivota e imagens-poema para uma peça curtaSilences and voids in Chekhov’s poetic: nature as part of the scene in The Seagull and images-poem for a short playImagensNaturezaA gaivotaCenaProcesso criativoImagesNatureThe SeagullSceneCreative processNos contos de Tchékhov o espaço se forma desde o início da história, a paisagem fala de presenças, memórias, vazios. E a natureza aparece como personagem vívida. A conversa é feita também de silêncios e espaço. No conto “Viérotchka”, vemos uma natureza que participa na ação, sombras que se movem de um lugar para outro, nuvens, árvores, névoas. A tempestade no final do conto “O assassinato” fala de isolamento e solidão, mas também de força e vida: a natureza abre um espaço na escuridão para a conversa com o tempo, o espaço bravio. Nas peças de Tchékhov, ela também se faz presente nesse fluxo da vida no palco, as pessoas em seus silêncios, o não dito, no meio das expectativas, os objetos, os sons. Em A Gaivota, a peça dentro da peça, monólogo escrito por Treplev e interpretado por Nina em frente ao lago – há um texto sem lugar, muito próximo do nosso tempo no entanto, pois fala de vazios onde há um mundo de perdas. Silêncios que pedem uma escuta — e esta pobre lua acende a sua lanterna em vão. E a partir desses silêncios, imagens-poema para uma peça curta.In Anton Chekhov’s short stories, space is shaped as the story begins, landscape speaks of presences, memories, voids. And nature itself also appears as a vivid character. Conversation is composed of silences and space. In “Verotchka”, nature takes part in the action, shadows move from one place to another, clouds, trees, mist. The storm at the end of the short story “The murder” speaks of desolation and loneliness, but also of strength and life: out of darkness, nature opens a space, a wild space, to converse with time. And in Chekhov's plays, nature forges this flow of life on the stage, people in their silences, the unspoken, amidst the expectations, the objects, and the sounds on the stage. In The Seagull, the play within the play – the monologue written by Treplev and played by Nina in front of the lake – we encounter a text that has no place, yet still is very close to our times, for it speaks of emptiness where a world of losses can be found. Silences ask to be heard – and this poor moon lights its lantern in vain. Silences that triggered image-poems for a short play.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.2022-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rus/article/view/19843110.11606/issn.2317-4765.rus.2022.198431RUS (São Paulo); v. 13 n. 22 (2022): Tchékhov sempre: textos e contextos; 138-161RUS (Sao Paulo); Vol. 13 No. 22 (2022): Tchékhov sempre: textos e contextos; 138-161РУС (Сан-Пауло); Том 13 № 22 (2022): Tchékhov sempre: textos e contextos; 138-1612317-4765reponame:RUS (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/rus/article/view/198431/185616Copyright (c) 2022 Susana Fuenteshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFuentes, SusanaFuentes, Susana2022-09-23T14:51:17Zoai:revistas.usp.br:article/198431Revistahttp://revistas.usp.br/rus/PUBhttp://www.revistas.usp.br/rus/oairus@usp.br||revistalitrus@gmail.com||2317-47652317-4765opendoar:2022-09-23T14:51:17RUS (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Silêncios e vazios na poética de Tchekhov: a natureza como parte da cena em A Gaivota e imagens-poema para uma peça curta
Silences and voids in Chekhov’s poetic: nature as part of the scene in The Seagull and images-poem for a short play
title Silêncios e vazios na poética de Tchekhov: a natureza como parte da cena em A Gaivota e imagens-poema para uma peça curta
spellingShingle Silêncios e vazios na poética de Tchekhov: a natureza como parte da cena em A Gaivota e imagens-poema para uma peça curta
Fuentes, Susana
Imagens
Natureza
A gaivota
Cena
Processo criativo
Images
Nature
The Seagull
Scene
Creative process
title_short Silêncios e vazios na poética de Tchekhov: a natureza como parte da cena em A Gaivota e imagens-poema para uma peça curta
title_full Silêncios e vazios na poética de Tchekhov: a natureza como parte da cena em A Gaivota e imagens-poema para uma peça curta
title_fullStr Silêncios e vazios na poética de Tchekhov: a natureza como parte da cena em A Gaivota e imagens-poema para uma peça curta
title_full_unstemmed Silêncios e vazios na poética de Tchekhov: a natureza como parte da cena em A Gaivota e imagens-poema para uma peça curta
title_sort Silêncios e vazios na poética de Tchekhov: a natureza como parte da cena em A Gaivota e imagens-poema para uma peça curta
author Fuentes, Susana
author_facet Fuentes, Susana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fuentes, Susana
Fuentes, Susana
dc.subject.por.fl_str_mv Imagens
Natureza
A gaivota
Cena
Processo criativo
Images
Nature
The Seagull
Scene
Creative process
topic Imagens
Natureza
A gaivota
Cena
Processo criativo
Images
Nature
The Seagull
Scene
Creative process
description Nos contos de Tchékhov o espaço se forma desde o início da história, a paisagem fala de presenças, memórias, vazios. E a natureza aparece como personagem vívida. A conversa é feita também de silêncios e espaço. No conto “Viérotchka”, vemos uma natureza que participa na ação, sombras que se movem de um lugar para outro, nuvens, árvores, névoas. A tempestade no final do conto “O assassinato” fala de isolamento e solidão, mas também de força e vida: a natureza abre um espaço na escuridão para a conversa com o tempo, o espaço bravio. Nas peças de Tchékhov, ela também se faz presente nesse fluxo da vida no palco, as pessoas em seus silêncios, o não dito, no meio das expectativas, os objetos, os sons. Em A Gaivota, a peça dentro da peça, monólogo escrito por Treplev e interpretado por Nina em frente ao lago – há um texto sem lugar, muito próximo do nosso tempo no entanto, pois fala de vazios onde há um mundo de perdas. Silêncios que pedem uma escuta — e esta pobre lua acende a sua lanterna em vão. E a partir desses silêncios, imagens-poema para uma peça curta.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rus/article/view/198431
10.11606/issn.2317-4765.rus.2022.198431
url https://www.revistas.usp.br/rus/article/view/198431
identifier_str_mv 10.11606/issn.2317-4765.rus.2022.198431
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rus/article/view/198431/185616
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Susana Fuentes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Susana Fuentes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.
dc.source.none.fl_str_mv RUS (São Paulo); v. 13 n. 22 (2022): Tchékhov sempre: textos e contextos; 138-161
RUS (Sao Paulo); Vol. 13 No. 22 (2022): Tchékhov sempre: textos e contextos; 138-161
РУС (Сан-Пауло); Том 13 № 22 (2022): Tchékhov sempre: textos e contextos; 138-161
2317-4765
reponame:RUS (São Paulo)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str RUS (São Paulo)
collection RUS (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv RUS (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rus@usp.br||revistalitrus@gmail.com||
_version_ 1809280377822380032