Portraits of life: A look at impressionism of playwright Anton Chekhov
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RUS (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rus/article/view/154250 |
Resumo: | O Impressionismo não constitui estilo exclusivo das estéticas plásticas, pois outras manifestações artísticas da etapa finissecular oitocentista e da Modernidade são tocadas pela tendência. Na Belle Époque, praticamente todos os artistas, literários ou não, são-lhe tributários. Entre os literatos lusófonos, destacamos Raul Pompeia, o último Machado de Assis e Eça de Queirós; Graça Aranha e Adelino Magalhães; todos no gênero narrativo. De línguas estrangeiras e mesmo gênero, mencionamos Edmond e Jules Goncourt, a pintar descrições cromático-verbais; Marcel Proust e Thomas Wolfe, num memorialismo das sensações; e Henry James, da perspectiva do impreciso. No teatro, citamos Anton Tchekhov, identificado com uma filosofia do momento. Dessa maneira, no presente artigo, abordamos o gênero dramático, sobretudo na Modernidade, em relação à pintura impressionista, mais exatamente numa visada sobre criações tchekhovianas para representação no palco, e detemo-nos por fim, com mais vagar, numa abordagem da peça As três irmãs (1901), obra-prima universal do Impressionismo cênico. |
id |
USP-59_d04197212f47cb49beccf6c330d21f36 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/154250 |
network_acronym_str |
USP-59 |
network_name_str |
RUS (São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
Portraits of life: A look at impressionism of playwright Anton ChekhovRetratos da vida: uma visada sobre o impressionismo do dramaturgo Anton TchekhovDramatic genreImpressionismPaintingModernityAnton ChekhovThree SistersGênero dramáticoImpressionismoPinturaModernidadeAnton TchekhovAs três irmãsO Impressionismo não constitui estilo exclusivo das estéticas plásticas, pois outras manifestações artísticas da etapa finissecular oitocentista e da Modernidade são tocadas pela tendência. Na Belle Époque, praticamente todos os artistas, literários ou não, são-lhe tributários. Entre os literatos lusófonos, destacamos Raul Pompeia, o último Machado de Assis e Eça de Queirós; Graça Aranha e Adelino Magalhães; todos no gênero narrativo. De línguas estrangeiras e mesmo gênero, mencionamos Edmond e Jules Goncourt, a pintar descrições cromático-verbais; Marcel Proust e Thomas Wolfe, num memorialismo das sensações; e Henry James, da perspectiva do impreciso. No teatro, citamos Anton Tchekhov, identificado com uma filosofia do momento. Dessa maneira, no presente artigo, abordamos o gênero dramático, sobretudo na Modernidade, em relação à pintura impressionista, mais exatamente numa visada sobre criações tchekhovianas para representação no palco, e detemo-nos por fim, com mais vagar, numa abordagem da peça As três irmãs (1901), obra-prima universal do Impressionismo cênico.Impressionism is not exclusive style of the visual aesthetics, because others artistic expressions of the 19th century and modernity are touched by the trend. In Belle Époque, virtually all artists, literary or not, are its tributaries. Among the Portuguese-speaking literati, we mentioned Raul Pompeia, the last Machado de Assis and Eça de Queirós; Graça Aranha and Adelino Magalhães; everyone in the narrative. In the speakers of foreigner languages and even genre, we mentioned Edmond and Jules Goncourt, who paint chromatic verbal descriptions; Marcel Proust and Thomas Wolfe, in a memorialism of the sensations; and Henry James, from the perspective of the inaccurate. In the theater, we quote Chekhov, identified with a philosophy of the moment. Therefore here we discuss the dramatic genre, especially in modernity, in relation to the Impressionist painting, exactly in creations of Chekhov for impersonation, keeping us in approach of Three Sisters (1901), masterpiece of scenic Impressionism.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.2020-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rus/article/view/15425010.11606/issn.2317-4765.rus.2020.154250RUS (São Paulo); v. 11 n. 15 (2020); 144-172RUS (Sao Paulo); Vol. 11 No. 15 (2020); 144-172РУС (Сан-Пауло); Том 11 № 15 (2020); 144-1722317-4765reponame:RUS (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rus/article/view/154250/161222Copyright (c) 2020 Hugo Lenes Menezesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMenezes, Hugo Lenes2020-10-19T19:07:27Zoai:revistas.usp.br:article/154250Revistahttp://revistas.usp.br/rus/PUBhttp://www.revistas.usp.br/rus/oairus@usp.br||revistalitrus@gmail.com||2317-47652317-4765opendoar:2020-10-19T19:07:27RUS (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Portraits of life: A look at impressionism of playwright Anton Chekhov Retratos da vida: uma visada sobre o impressionismo do dramaturgo Anton Tchekhov |
title |
Portraits of life: A look at impressionism of playwright Anton Chekhov |
spellingShingle |
Portraits of life: A look at impressionism of playwright Anton Chekhov Menezes, Hugo Lenes Dramatic genre Impressionism Painting Modernity Anton Chekhov Three Sisters Gênero dramático Impressionismo Pintura Modernidade Anton Tchekhov As três irmãs |
title_short |
Portraits of life: A look at impressionism of playwright Anton Chekhov |
title_full |
Portraits of life: A look at impressionism of playwright Anton Chekhov |
title_fullStr |
Portraits of life: A look at impressionism of playwright Anton Chekhov |
title_full_unstemmed |
Portraits of life: A look at impressionism of playwright Anton Chekhov |
title_sort |
Portraits of life: A look at impressionism of playwright Anton Chekhov |
author |
Menezes, Hugo Lenes |
author_facet |
Menezes, Hugo Lenes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Hugo Lenes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dramatic genre Impressionism Painting Modernity Anton Chekhov Three Sisters Gênero dramático Impressionismo Pintura Modernidade Anton Tchekhov As três irmãs |
topic |
Dramatic genre Impressionism Painting Modernity Anton Chekhov Three Sisters Gênero dramático Impressionismo Pintura Modernidade Anton Tchekhov As três irmãs |
description |
O Impressionismo não constitui estilo exclusivo das estéticas plásticas, pois outras manifestações artísticas da etapa finissecular oitocentista e da Modernidade são tocadas pela tendência. Na Belle Époque, praticamente todos os artistas, literários ou não, são-lhe tributários. Entre os literatos lusófonos, destacamos Raul Pompeia, o último Machado de Assis e Eça de Queirós; Graça Aranha e Adelino Magalhães; todos no gênero narrativo. De línguas estrangeiras e mesmo gênero, mencionamos Edmond e Jules Goncourt, a pintar descrições cromático-verbais; Marcel Proust e Thomas Wolfe, num memorialismo das sensações; e Henry James, da perspectiva do impreciso. No teatro, citamos Anton Tchekhov, identificado com uma filosofia do momento. Dessa maneira, no presente artigo, abordamos o gênero dramático, sobretudo na Modernidade, em relação à pintura impressionista, mais exatamente numa visada sobre criações tchekhovianas para representação no palco, e detemo-nos por fim, com mais vagar, numa abordagem da peça As três irmãs (1901), obra-prima universal do Impressionismo cênico. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rus/article/view/154250 10.11606/issn.2317-4765.rus.2020.154250 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rus/article/view/154250 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2317-4765.rus.2020.154250 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rus/article/view/154250/161222 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Hugo Lenes Menezes info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Hugo Lenes Menezes |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. |
dc.source.none.fl_str_mv |
RUS (São Paulo); v. 11 n. 15 (2020); 144-172 RUS (Sao Paulo); Vol. 11 No. 15 (2020); 144-172 РУС (Сан-Пауло); Том 11 № 15 (2020); 144-172 2317-4765 reponame:RUS (São Paulo) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
RUS (São Paulo) |
collection |
RUS (São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
RUS (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rus@usp.br||revistalitrus@gmail.com|| |
_version_ |
1809280377215254528 |