Portraits of life: A look at impressionism of playwright Anton Chekhov

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Hugo Lenes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RUS (São Paulo)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rus/article/view/154250
Resumo: O Impressionismo não constitui estilo exclusivo das estéticas plásticas, pois outras manifestações artísticas da etapa finissecular oitocentista e da Modernidade são tocadas pela tendência. Na Belle Époque, praticamente todos os artistas, literários ou não, são-lhe tributários. Entre os literatos lusófonos, destacamos Raul Pompeia, o último Machado de Assis e Eça de Queirós; Graça Aranha e Adelino Magalhães; todos no gênero narrativo. De línguas estrangeiras e mesmo gênero, mencionamos Edmond e Jules Goncourt, a pintar descrições cromático-verbais; Marcel Proust e Thomas Wolfe, num memorialismo das sensações; e Henry James, da perspectiva do impreciso. No teatro, citamos Anton Tchekhov, identificado com uma filosofia do momento. Dessa maneira, no presente artigo, abordamos o gênero dramático, sobretudo na Modernidade, em relação à pintura impressionista, mais exatamente numa visada sobre criações tchekhovianas para representação no palco, e detemo-nos por fim, com mais vagar, numa abordagem da peça As três irmãs (1901), obra-prima universal do Impressionismo cênico.
id USP-59_d04197212f47cb49beccf6c330d21f36
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/154250
network_acronym_str USP-59
network_name_str RUS (São Paulo)
repository_id_str
spelling Portraits of life: A look at impressionism of playwright Anton ChekhovRetratos da vida: uma visada sobre o impressionismo do dramaturgo Anton TchekhovDramatic genreImpressionismPaintingModernityAnton ChekhovThree SistersGênero dramáticoImpressionismoPinturaModernidadeAnton TchekhovAs três irmãsO Impressionismo não constitui estilo exclusivo das estéticas plásticas, pois outras manifestações artísticas da etapa finissecular oitocentista e da Modernidade são tocadas pela tendência. Na Belle Époque, praticamente todos os artistas, literários ou não, são-lhe tributários. Entre os literatos lusófonos, destacamos Raul Pompeia, o último Machado de Assis e Eça de Queirós; Graça Aranha e Adelino Magalhães; todos no gênero narrativo. De línguas estrangeiras e mesmo gênero, mencionamos Edmond e Jules Goncourt, a pintar descrições cromático-verbais; Marcel Proust e Thomas Wolfe, num memorialismo das sensações; e Henry James, da perspectiva do impreciso. No teatro, citamos Anton Tchekhov, identificado com uma filosofia do momento. Dessa maneira, no presente artigo, abordamos o gênero dramático, sobretudo na Modernidade, em relação à pintura impressionista, mais exatamente numa visada sobre criações tchekhovianas para representação no palco, e detemo-nos por fim, com mais vagar, numa abordagem da peça As três irmãs (1901), obra-prima universal do Impressionismo cênico.Impressionism is not exclusive style of the visual aesthetics, because others artistic expressions of the 19th century and modernity are touched by the trend.  In Belle Époque, virtually all artists, literary or not, are its tributaries. Among the Portuguese-speaking literati, we mentioned Raul Pompeia, the last Machado de Assis and Eça de Queirós; Graça Aranha and Adelino Magalhães; everyone in the narrative. In the speakers of foreigner languages and even genre, we mentioned Edmond and Jules Goncourt, who paint chromatic verbal descriptions; Marcel Proust and Thomas Wolfe, in a memorialism of the sensations; and Henry James, from the perspective of the inaccurate. In the theater, we quote Chekhov, identified with a philosophy of the moment. Therefore here we discuss the dramatic genre, especially in modernity, in relation to the Impressionist painting, exactly in creations of Chekhov for impersonation, keeping us in approach of Three Sisters (1901), masterpiece of scenic Impressionism.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.2020-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rus/article/view/15425010.11606/issn.2317-4765.rus.2020.154250RUS (São Paulo); v. 11 n. 15 (2020); 144-172RUS (Sao Paulo); Vol. 11 No. 15 (2020); 144-172РУС (Сан-Пауло); Том 11 № 15 (2020); 144-1722317-4765reponame:RUS (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rus/article/view/154250/161222Copyright (c) 2020 Hugo Lenes Menezesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMenezes, Hugo Lenes2020-10-19T19:07:27Zoai:revistas.usp.br:article/154250Revistahttp://revistas.usp.br/rus/PUBhttp://www.revistas.usp.br/rus/oairus@usp.br||revistalitrus@gmail.com||2317-47652317-4765opendoar:2020-10-19T19:07:27RUS (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Portraits of life: A look at impressionism of playwright Anton Chekhov
Retratos da vida: uma visada sobre o impressionismo do dramaturgo Anton Tchekhov
title Portraits of life: A look at impressionism of playwright Anton Chekhov
spellingShingle Portraits of life: A look at impressionism of playwright Anton Chekhov
Menezes, Hugo Lenes
Dramatic genre
Impressionism
Painting
Modernity
Anton Chekhov
Three Sisters
Gênero dramático
Impressionismo
Pintura
Modernidade
Anton Tchekhov
As três irmãs
title_short Portraits of life: A look at impressionism of playwright Anton Chekhov
title_full Portraits of life: A look at impressionism of playwright Anton Chekhov
title_fullStr Portraits of life: A look at impressionism of playwright Anton Chekhov
title_full_unstemmed Portraits of life: A look at impressionism of playwright Anton Chekhov
title_sort Portraits of life: A look at impressionism of playwright Anton Chekhov
author Menezes, Hugo Lenes
author_facet Menezes, Hugo Lenes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Hugo Lenes
dc.subject.por.fl_str_mv Dramatic genre
Impressionism
Painting
Modernity
Anton Chekhov
Three Sisters
Gênero dramático
Impressionismo
Pintura
Modernidade
Anton Tchekhov
As três irmãs
topic Dramatic genre
Impressionism
Painting
Modernity
Anton Chekhov
Three Sisters
Gênero dramático
Impressionismo
Pintura
Modernidade
Anton Tchekhov
As três irmãs
description O Impressionismo não constitui estilo exclusivo das estéticas plásticas, pois outras manifestações artísticas da etapa finissecular oitocentista e da Modernidade são tocadas pela tendência. Na Belle Époque, praticamente todos os artistas, literários ou não, são-lhe tributários. Entre os literatos lusófonos, destacamos Raul Pompeia, o último Machado de Assis e Eça de Queirós; Graça Aranha e Adelino Magalhães; todos no gênero narrativo. De línguas estrangeiras e mesmo gênero, mencionamos Edmond e Jules Goncourt, a pintar descrições cromático-verbais; Marcel Proust e Thomas Wolfe, num memorialismo das sensações; e Henry James, da perspectiva do impreciso. No teatro, citamos Anton Tchekhov, identificado com uma filosofia do momento. Dessa maneira, no presente artigo, abordamos o gênero dramático, sobretudo na Modernidade, em relação à pintura impressionista, mais exatamente numa visada sobre criações tchekhovianas para representação no palco, e detemo-nos por fim, com mais vagar, numa abordagem da peça As três irmãs (1901), obra-prima universal do Impressionismo cênico.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rus/article/view/154250
10.11606/issn.2317-4765.rus.2020.154250
url https://www.revistas.usp.br/rus/article/view/154250
identifier_str_mv 10.11606/issn.2317-4765.rus.2020.154250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rus/article/view/154250/161222
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Hugo Lenes Menezes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Hugo Lenes Menezes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.
dc.source.none.fl_str_mv RUS (São Paulo); v. 11 n. 15 (2020); 144-172
RUS (Sao Paulo); Vol. 11 No. 15 (2020); 144-172
РУС (Сан-Пауло); Том 11 № 15 (2020); 144-172
2317-4765
reponame:RUS (São Paulo)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str RUS (São Paulo)
collection RUS (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv RUS (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rus@usp.br||revistalitrus@gmail.com||
_version_ 1809280377215254528