On the question of the construction principles of A. P. Chekhov’s plays
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RUS (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rus/article/view/199964 |
Resumo: | Gostaríamos de apresentar o ensaio “Sobre a questão dos princípios de construção das peças de A. P. Tchékhov”, de Aleksandr Skafímov (1890 – 1968). Um dos mais importantes teóricos e críticos literários soviéticos, Skaftímov, ainda inédito em português, destacou-se por seus trabalhos dedicados aos estudos da poética do folclore e da literatura clássica russa e, em especial, da linguagem dramática de Anton Tchékhov. Propondo uma abordagem inovadora e original à analise da composição das peças de Tchékhov em perspectiva da união fundamental entre forma e conteúdo, Skaftímov foi o primeiro a desvendar algumas particularidades importantes dos “dramas de atmosfera” que nascem a partir de construção dos estados interiores dos personagens que, por sua vez, se tornam uma fonte indispensável dos típicos conflitos tchekhovianos que ficam velados e submersos em subtexto dramático. Neste ensaio de 1948 que se tornou uma referência para todos os estudos posteriores da poética dramática de Tchékhov, Skaftímov baseia sua análise nas peças “Ivánov” (1887), “O silvano” (1889), “A gaivota” (1896), “Tio Vânia” (1899-1900), “Três irmãs” (1901) e “O jardim das cerejeiras” (1904). |
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On the question of the construction principles of A. P. Chekhov’s playsSobre a questão dos princípios de construção das peças de A. P. Tchékhov.Anton TchékhovAleksandr SkaftímovPoética dramáticaTeoria literáriaAnton ChekhovAleksandr SkaftimovDramatics poeticsLiterary theoryGostaríamos de apresentar o ensaio “Sobre a questão dos princípios de construção das peças de A. P. Tchékhov”, de Aleksandr Skafímov (1890 – 1968). Um dos mais importantes teóricos e críticos literários soviéticos, Skaftímov, ainda inédito em português, destacou-se por seus trabalhos dedicados aos estudos da poética do folclore e da literatura clássica russa e, em especial, da linguagem dramática de Anton Tchékhov. Propondo uma abordagem inovadora e original à analise da composição das peças de Tchékhov em perspectiva da união fundamental entre forma e conteúdo, Skaftímov foi o primeiro a desvendar algumas particularidades importantes dos “dramas de atmosfera” que nascem a partir de construção dos estados interiores dos personagens que, por sua vez, se tornam uma fonte indispensável dos típicos conflitos tchekhovianos que ficam velados e submersos em subtexto dramático. Neste ensaio de 1948 que se tornou uma referência para todos os estudos posteriores da poética dramática de Tchékhov, Skaftímov baseia sua análise nas peças “Ivánov” (1887), “O silvano” (1889), “A gaivota” (1896), “Tio Vânia” (1899-1900), “Três irmãs” (1901) e “O jardim das cerejeiras” (1904).We would like to present the essay “On the question of the construction principles of A. P. Chekhov’s plays”, by Aleksandr Skafímov (1890 – 1968). One of the most important Soviet literary theorists and critics, Skaftimov, still unpublished in Portuguese, stood out for his works dedicated to the studies of the poetics of folklore and classical Russian literature and, in particular, the dramatic language of Anton Chekhov. Proposing an innovative and original approach to the analysis of the composition of Chekhov's plays from the perspective of the fundamental union between form and content, Skaftimov was the first to unveil some important particularities of the "atmosphere dramas" that are born from the construction of the characters' inner states which, in turn, become an indispensable source of the typical Chekhovian conflicts that are veiled and submerged in dramatic subtext. In this 1948 essay that became a reference for all subsequent studies of Chekhov's dramatic poetics, Skaftímov bases his analysis on the plays “Ivanov” (1887), “The Wood Demon” (1889), “The Seagull” (1896), “Uncle Vanya” (1899-1900), “Three Sisters” (1901) and “Cherry Orchard” (1904).Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.2022-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rus/article/view/19996410.11606/issn.2317-4765.rus.2022.199964RUS (São Paulo); v. 13 n. 22 (2022): Tchékhov sempre: textos e contextos; 243-273RUS (Sao Paulo); Vol. 13 No. 22 (2022): Tchékhov sempre: textos e contextos; 243-273РУС (Сан-Пауло); Том 13 № 22 (2022): Tchékhov sempre: textos e contextos; 243-2732317-4765reponame:RUS (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rus/article/view/199964/185608Copyright (c) 2022 Aleksandr Skaftímov; Elena Vassina, Mariana Vassolerhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSkaftímov, AleksandrVassina, ElenaBarbieri Vassoler, Mariana2022-11-15T16:31:41Zoai:revistas.usp.br:article/199964Revistahttp://revistas.usp.br/rus/PUBhttp://www.revistas.usp.br/rus/oairus@usp.br||revistalitrus@gmail.com||2317-47652317-4765opendoar:2022-11-15T16:31:41RUS (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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