Memories of L. A. Sulerzhitsky

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Merino, Daniela Simone Terehoff
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RUS (São Paulo)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rus/article/view/168299
Resumo: Estas recordações foram escritas pelo ator russo Mikhail Tchékhov (1891-1955) após a morte de seu mestre teatral Leopold Antônovitch Sulerjítski (1872-1916). No decorrer do texto torna-se evidente a influência benéfica que o professor exerceu sobre a individualidade criadora de seu aluno. Também são trazidas à tona algumas das principais experiências vividas pelo ator dentro do pequeno espaço experimental conhecido como Primeiro Estúdio do Teatro de Arte de Moscou (TAM). A relevância destas recordações está não apenas em reafirmar as confluências existentes entre o mestre e seu aprendiz, como também em demonstrar o quanto o Primeiro Estúdio – inaugurado em 1912 pelo próprio Leopold Sulerjítski em parceria com o grande ator, diretor e pedagogo russo Konstantin Stanislávski (1863-1938) –, foi um dos principais impulsionadores da jornada artística posterior de Mikhail Tchékhov.
id USP-59_f530a998058a035d5c3a20b730636ebd
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/168299
network_acronym_str USP-59
network_name_str RUS (São Paulo)
repository_id_str
spelling Memories of L. A. SulerzhitskyRecordações sobre L.A.SulerjítskiFirst Studio of MATMichael ChekhovLeopold SulerzhitskyConstantin StanislavskiPrimeiro Estúdio do TAMMikhail TchékhovLeopold SulerjítskiKonstantin StanislávskiEstas recordações foram escritas pelo ator russo Mikhail Tchékhov (1891-1955) após a morte de seu mestre teatral Leopold Antônovitch Sulerjítski (1872-1916). No decorrer do texto torna-se evidente a influência benéfica que o professor exerceu sobre a individualidade criadora de seu aluno. Também são trazidas à tona algumas das principais experiências vividas pelo ator dentro do pequeno espaço experimental conhecido como Primeiro Estúdio do Teatro de Arte de Moscou (TAM). A relevância destas recordações está não apenas em reafirmar as confluências existentes entre o mestre e seu aprendiz, como também em demonstrar o quanto o Primeiro Estúdio – inaugurado em 1912 pelo próprio Leopold Sulerjítski em parceria com o grande ator, diretor e pedagogo russo Konstantin Stanislávski (1863-1938) –, foi um dos principais impulsionadores da jornada artística posterior de Mikhail Tchékhov.These memories were written by the Russian actor Michael Chekhov (1891-1955) after the death of his theater master Leopold Antonovich Sulerzhitsky  (1872-1916). Throughout the text, the beneficial influence that the teacher had on his student's creative individuality becomes evident. Some of the main experiences lived by the actor are also brought up within the small experimental space known as the First Studio of the Moscow Art Theater (MAT). The relevance of these memories is not only in reaffirming the existing confluences between the teacher and his apprentice, but also in demonstrating how much the First Studio – opened in 1912 by Leopold Sulerzhitsky  himself in partnership with the great Russian actor, director and pedagogue Constantin Stanislavski (1863- 1938) – was one of the main drivers of Michael Chekhov's later artistic journey.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.2020-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rus/article/view/16829910.11606/issn.2317-4765.rus.2020.168299RUS (São Paulo); v. 11 n. 15 (2020); 244-258RUS (Sao Paulo); Vol. 11 No. 15 (2020); 244-258РУС (Сан-Пауло); Том 11 № 15 (2020); 244-2582317-4765reponame:RUS (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rus/article/view/168299/161213Copyright (c) 2020 Daniela Simon Simone Terehoff Merinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMerino, Daniela Simone Terehoff2020-10-19T19:07:27Zoai:revistas.usp.br:article/168299Revistahttp://revistas.usp.br/rus/PUBhttp://www.revistas.usp.br/rus/oairus@usp.br||revistalitrus@gmail.com||2317-47652317-4765opendoar:2020-10-19T19:07:27RUS (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Memories of L. A. Sulerzhitsky
Recordações sobre L.A.Sulerjítski
title Memories of L. A. Sulerzhitsky
spellingShingle Memories of L. A. Sulerzhitsky
Merino, Daniela Simone Terehoff
First Studio of MAT
Michael Chekhov
Leopold Sulerzhitsky
Constantin Stanislavski
Primeiro Estúdio do TAM
Mikhail Tchékhov
Leopold Sulerjítski
Konstantin Stanislávski
title_short Memories of L. A. Sulerzhitsky
title_full Memories of L. A. Sulerzhitsky
title_fullStr Memories of L. A. Sulerzhitsky
title_full_unstemmed Memories of L. A. Sulerzhitsky
title_sort Memories of L. A. Sulerzhitsky
author Merino, Daniela Simone Terehoff
author_facet Merino, Daniela Simone Terehoff
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Merino, Daniela Simone Terehoff
dc.subject.por.fl_str_mv First Studio of MAT
Michael Chekhov
Leopold Sulerzhitsky
Constantin Stanislavski
Primeiro Estúdio do TAM
Mikhail Tchékhov
Leopold Sulerjítski
Konstantin Stanislávski
topic First Studio of MAT
Michael Chekhov
Leopold Sulerzhitsky
Constantin Stanislavski
Primeiro Estúdio do TAM
Mikhail Tchékhov
Leopold Sulerjítski
Konstantin Stanislávski
description Estas recordações foram escritas pelo ator russo Mikhail Tchékhov (1891-1955) após a morte de seu mestre teatral Leopold Antônovitch Sulerjítski (1872-1916). No decorrer do texto torna-se evidente a influência benéfica que o professor exerceu sobre a individualidade criadora de seu aluno. Também são trazidas à tona algumas das principais experiências vividas pelo ator dentro do pequeno espaço experimental conhecido como Primeiro Estúdio do Teatro de Arte de Moscou (TAM). A relevância destas recordações está não apenas em reafirmar as confluências existentes entre o mestre e seu aprendiz, como também em demonstrar o quanto o Primeiro Estúdio – inaugurado em 1912 pelo próprio Leopold Sulerjítski em parceria com o grande ator, diretor e pedagogo russo Konstantin Stanislávski (1863-1938) –, foi um dos principais impulsionadores da jornada artística posterior de Mikhail Tchékhov.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rus/article/view/168299
10.11606/issn.2317-4765.rus.2020.168299
url https://www.revistas.usp.br/rus/article/view/168299
identifier_str_mv 10.11606/issn.2317-4765.rus.2020.168299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rus/article/view/168299/161213
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Daniela Simon Simone Terehoff Merino
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Daniela Simon Simone Terehoff Merino
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.
dc.source.none.fl_str_mv RUS (São Paulo); v. 11 n. 15 (2020); 244-258
RUS (Sao Paulo); Vol. 11 No. 15 (2020); 244-258
РУС (Сан-Пауло); Том 11 № 15 (2020); 244-258
2317-4765
reponame:RUS (São Paulo)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str RUS (São Paulo)
collection RUS (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv RUS (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rus@usp.br||revistalitrus@gmail.com||
_version_ 1809280377259294720