Memories of L. A. Sulerzhitsky
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RUS (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rus/article/view/168299 |
Resumo: | Estas recordações foram escritas pelo ator russo Mikhail Tchékhov (1891-1955) após a morte de seu mestre teatral Leopold Antônovitch Sulerjítski (1872-1916). No decorrer do texto torna-se evidente a influência benéfica que o professor exerceu sobre a individualidade criadora de seu aluno. Também são trazidas à tona algumas das principais experiências vividas pelo ator dentro do pequeno espaço experimental conhecido como Primeiro Estúdio do Teatro de Arte de Moscou (TAM). A relevância destas recordações está não apenas em reafirmar as confluências existentes entre o mestre e seu aprendiz, como também em demonstrar o quanto o Primeiro Estúdio – inaugurado em 1912 pelo próprio Leopold Sulerjítski em parceria com o grande ator, diretor e pedagogo russo Konstantin Stanislávski (1863-1938) –, foi um dos principais impulsionadores da jornada artística posterior de Mikhail Tchékhov. |
id |
USP-59_f530a998058a035d5c3a20b730636ebd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/168299 |
network_acronym_str |
USP-59 |
network_name_str |
RUS (São Paulo) |
repository_id_str |
|
spelling |
Memories of L. A. SulerzhitskyRecordações sobre L.A.SulerjítskiFirst Studio of MATMichael ChekhovLeopold SulerzhitskyConstantin StanislavskiPrimeiro Estúdio do TAMMikhail TchékhovLeopold SulerjítskiKonstantin StanislávskiEstas recordações foram escritas pelo ator russo Mikhail Tchékhov (1891-1955) após a morte de seu mestre teatral Leopold Antônovitch Sulerjítski (1872-1916). No decorrer do texto torna-se evidente a influência benéfica que o professor exerceu sobre a individualidade criadora de seu aluno. Também são trazidas à tona algumas das principais experiências vividas pelo ator dentro do pequeno espaço experimental conhecido como Primeiro Estúdio do Teatro de Arte de Moscou (TAM). A relevância destas recordações está não apenas em reafirmar as confluências existentes entre o mestre e seu aprendiz, como também em demonstrar o quanto o Primeiro Estúdio – inaugurado em 1912 pelo próprio Leopold Sulerjítski em parceria com o grande ator, diretor e pedagogo russo Konstantin Stanislávski (1863-1938) –, foi um dos principais impulsionadores da jornada artística posterior de Mikhail Tchékhov.These memories were written by the Russian actor Michael Chekhov (1891-1955) after the death of his theater master Leopold Antonovich Sulerzhitsky (1872-1916). Throughout the text, the beneficial influence that the teacher had on his student's creative individuality becomes evident. Some of the main experiences lived by the actor are also brought up within the small experimental space known as the First Studio of the Moscow Art Theater (MAT). The relevance of these memories is not only in reaffirming the existing confluences between the teacher and his apprentice, but also in demonstrating how much the First Studio – opened in 1912 by Leopold Sulerzhitsky himself in partnership with the great Russian actor, director and pedagogue Constantin Stanislavski (1863- 1938) – was one of the main drivers of Michael Chekhov's later artistic journey.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.2020-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rus/article/view/16829910.11606/issn.2317-4765.rus.2020.168299RUS (São Paulo); v. 11 n. 15 (2020); 244-258RUS (Sao Paulo); Vol. 11 No. 15 (2020); 244-258РУС (Сан-Пауло); Том 11 № 15 (2020); 244-2582317-4765reponame:RUS (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rus/article/view/168299/161213Copyright (c) 2020 Daniela Simon Simone Terehoff Merinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMerino, Daniela Simone Terehoff2020-10-19T19:07:27Zoai:revistas.usp.br:article/168299Revistahttp://revistas.usp.br/rus/PUBhttp://www.revistas.usp.br/rus/oairus@usp.br||revistalitrus@gmail.com||2317-47652317-4765opendoar:2020-10-19T19:07:27RUS (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Memories of L. A. Sulerzhitsky Recordações sobre L.A.Sulerjítski |
title |
Memories of L. A. Sulerzhitsky |
spellingShingle |
Memories of L. A. Sulerzhitsky Merino, Daniela Simone Terehoff First Studio of MAT Michael Chekhov Leopold Sulerzhitsky Constantin Stanislavski Primeiro Estúdio do TAM Mikhail Tchékhov Leopold Sulerjítski Konstantin Stanislávski |
title_short |
Memories of L. A. Sulerzhitsky |
title_full |
Memories of L. A. Sulerzhitsky |
title_fullStr |
Memories of L. A. Sulerzhitsky |
title_full_unstemmed |
Memories of L. A. Sulerzhitsky |
title_sort |
Memories of L. A. Sulerzhitsky |
author |
Merino, Daniela Simone Terehoff |
author_facet |
Merino, Daniela Simone Terehoff |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Merino, Daniela Simone Terehoff |
dc.subject.por.fl_str_mv |
First Studio of MAT Michael Chekhov Leopold Sulerzhitsky Constantin Stanislavski Primeiro Estúdio do TAM Mikhail Tchékhov Leopold Sulerjítski Konstantin Stanislávski |
topic |
First Studio of MAT Michael Chekhov Leopold Sulerzhitsky Constantin Stanislavski Primeiro Estúdio do TAM Mikhail Tchékhov Leopold Sulerjítski Konstantin Stanislávski |
description |
Estas recordações foram escritas pelo ator russo Mikhail Tchékhov (1891-1955) após a morte de seu mestre teatral Leopold Antônovitch Sulerjítski (1872-1916). No decorrer do texto torna-se evidente a influência benéfica que o professor exerceu sobre a individualidade criadora de seu aluno. Também são trazidas à tona algumas das principais experiências vividas pelo ator dentro do pequeno espaço experimental conhecido como Primeiro Estúdio do Teatro de Arte de Moscou (TAM). A relevância destas recordações está não apenas em reafirmar as confluências existentes entre o mestre e seu aprendiz, como também em demonstrar o quanto o Primeiro Estúdio – inaugurado em 1912 pelo próprio Leopold Sulerjítski em parceria com o grande ator, diretor e pedagogo russo Konstantin Stanislávski (1863-1938) –, foi um dos principais impulsionadores da jornada artística posterior de Mikhail Tchékhov. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rus/article/view/168299 10.11606/issn.2317-4765.rus.2020.168299 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rus/article/view/168299 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2317-4765.rus.2020.168299 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rus/article/view/168299/161213 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Daniela Simon Simone Terehoff Merino info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Daniela Simon Simone Terehoff Merino |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. |
dc.source.none.fl_str_mv |
RUS (São Paulo); v. 11 n. 15 (2020); 244-258 RUS (Sao Paulo); Vol. 11 No. 15 (2020); 244-258 РУС (Сан-Пауло); Том 11 № 15 (2020); 244-258 2317-4765 reponame:RUS (São Paulo) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
RUS (São Paulo) |
collection |
RUS (São Paulo) |
repository.name.fl_str_mv |
RUS (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rus@usp.br||revistalitrus@gmail.com|| |
_version_ |
1809280377259294720 |