Aprendizagem e memória e sua relação com a lateralização do foco epileptogênico em sujeitos com epilepsia do lobo temporal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fuentes, Daniel
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Malloy-diniz, Leandro Fernandes, Gorenstein, Clarice, Christe, Blaise, Busatto, Geraldo F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Archives of Clinical Psychiatry
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/acp/article/view/80563
Resumo: Contexto : Estudos anteriores abordando a lateralidade hemisférica de foco epiléptico na epilepsia do lobo temporal mesial (ELTM) e sua relação com os processos de aprendizagem e memória têm relatado resultados controversos. Objetivo : Comparar o desempenho de pacientes com ELTM de acordo com a localização do foco epiléptico à esquerda (ELTME) ou à direita (ELTMD) em tarefas de aprendizagem e memória episódica para conteúdo verbal e visual. Métodos: Cem pacientes com ELTME e cem pacientes com ELTMD foram avaliados com os seguintes testes: Teste de Aprendizagem Auditiva Verbal de Rey (RAVLT) e Memória Lógica – WMS-R para avaliar aprendizagem e memória verbal e o Teste de Aprendizagem Visual para Desenhos de Rey (RVDLT) e Reprodução Visual – WMS-R para avaliar a aprendizagem e memória visual. Resultados : A amostra com ELTME mostrou desempenho significativamente pior no RAVLT (p < 0,005) e na Memória Lógica (p < 0,01) em comparação aos indivíduos ELTMD. No entanto, não houve diferenças significativas entre os grupos no que diz respeito aos testes de aprendizagem e memória visual. Conclusão : Nossos resultados sugerem que a aprendizagem e a memória verbais são dependentes da integridade estrutural e funcional do lobo temporal esquerdo, enquanto as capacidades de aprendizagem e memória visual são menos dependentes do lobo temporal direito.
id USP-5_11c791237b85c82d9b8fc172024f8831
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/80563
network_acronym_str USP-5
network_name_str Archives of Clinical Psychiatry
repository_id_str
spelling Aprendizagem e memória e sua relação com a lateralização do foco epileptogênico em sujeitos com epilepsia do lobo temporal Learning and memory and its relationship with the lateralization of epileptic focus in subjects with temporal lobe epilepsy Contexto : Estudos anteriores abordando a lateralidade hemisférica de foco epiléptico na epilepsia do lobo temporal mesial (ELTM) e sua relação com os processos de aprendizagem e memória têm relatado resultados controversos. Objetivo : Comparar o desempenho de pacientes com ELTM de acordo com a localização do foco epiléptico à esquerda (ELTME) ou à direita (ELTMD) em tarefas de aprendizagem e memória episódica para conteúdo verbal e visual. Métodos: Cem pacientes com ELTME e cem pacientes com ELTMD foram avaliados com os seguintes testes: Teste de Aprendizagem Auditiva Verbal de Rey (RAVLT) e Memória Lógica – WMS-R para avaliar aprendizagem e memória verbal e o Teste de Aprendizagem Visual para Desenhos de Rey (RVDLT) e Reprodução Visual – WMS-R para avaliar a aprendizagem e memória visual. Resultados : A amostra com ELTME mostrou desempenho significativamente pior no RAVLT (p < 0,005) e na Memória Lógica (p < 0,01) em comparação aos indivíduos ELTMD. No entanto, não houve diferenças significativas entre os grupos no que diz respeito aos testes de aprendizagem e memória visual. Conclusão : Nossos resultados sugerem que a aprendizagem e a memória verbais são dependentes da integridade estrutural e funcional do lobo temporal esquerdo, enquanto as capacidades de aprendizagem e memória visual são menos dependentes do lobo temporal direito. Background : In medial temporal lobe epilepsy (MTLE), previous studies addressing the hemispheric laterality of epileptogenic focus and its relationship with learning and memory processes have reported controversial findings. Objective : To compare the performance of MTLE patients according to the location of the epileptogenic focus on the left (MTLEL) or right temporal lobe (MTLER) on tasks of episodic learning and memory for verbal and visual content. Methods : One hundred patients with MTLEL and one hundred patients with MTLER were tested with the following tasks: the Rey Auditory Verbal Learning Test (RAVLT) and the Logical Memory-WMS-R to evaluate verbal learning and memory; and the Rey Visual Design Learning Test (RVDLT) and the Visual Reproduction-WMS-R to evaluate visual learning and memory. Results : The MTLEL sample showed significantly worse performance on the RAVLT (p < 0.005) and on the Logical Memory tests (p < 0.01) than MTLER subjects. However, there were no significant between-group differences in regard to the visual memory tests. Discussion : Our findings suggest that verbal learning and memory abilities are dependent on the structural and functional integrity of the left temporal lobe, while visual abilities are less dependent on the right temporal lobe. Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Instituto de Psiquiatria2014-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/acp/article/view/8056310.1590/0101-60830000041114Archives of Clinical Psychiatry; v. 41 n. 1 (2014); 1-4Archives of Clinical Psychiatry; Vol. 41 No. 1 (2014); 1-4Revista de Psiquiatria Clínica; Vol. 41 Núm. 1 (2014); 1-41806-938X0101-6083reponame:Archives of Clinical Psychiatryinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/acp/article/view/80563/84226Fuentes, Daniel Malloy-diniz, Leandro Fernandes Gorenstein, Clarice Christe, Blaise Busatto, Geraldo F. info:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-08T12:28:48Zoai:revistas.usp.br:article/80563Revistahttp://www.hcnet.usp.br/ipq/revista/index.htmlPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||archives@usp.br1806-938X0101-6083opendoar:2014-05-08T12:28:48Archives of Clinical Psychiatry - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem e memória e sua relação com a lateralização do foco epileptogênico em sujeitos com epilepsia do lobo temporal
Learning and memory and its relationship with the lateralization of epileptic focus in subjects with temporal lobe epilepsy
title Aprendizagem e memória e sua relação com a lateralização do foco epileptogênico em sujeitos com epilepsia do lobo temporal
spellingShingle Aprendizagem e memória e sua relação com a lateralização do foco epileptogênico em sujeitos com epilepsia do lobo temporal
Fuentes, Daniel
title_short Aprendizagem e memória e sua relação com a lateralização do foco epileptogênico em sujeitos com epilepsia do lobo temporal
title_full Aprendizagem e memória e sua relação com a lateralização do foco epileptogênico em sujeitos com epilepsia do lobo temporal
title_fullStr Aprendizagem e memória e sua relação com a lateralização do foco epileptogênico em sujeitos com epilepsia do lobo temporal
title_full_unstemmed Aprendizagem e memória e sua relação com a lateralização do foco epileptogênico em sujeitos com epilepsia do lobo temporal
title_sort Aprendizagem e memória e sua relação com a lateralização do foco epileptogênico em sujeitos com epilepsia do lobo temporal
author Fuentes, Daniel
author_facet Fuentes, Daniel
Malloy-diniz, Leandro Fernandes
Gorenstein, Clarice
Christe, Blaise
Busatto, Geraldo F.
author_role author
author2 Malloy-diniz, Leandro Fernandes
Gorenstein, Clarice
Christe, Blaise
Busatto, Geraldo F.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fuentes, Daniel
Malloy-diniz, Leandro Fernandes
Gorenstein, Clarice
Christe, Blaise
Busatto, Geraldo F.
description Contexto : Estudos anteriores abordando a lateralidade hemisférica de foco epiléptico na epilepsia do lobo temporal mesial (ELTM) e sua relação com os processos de aprendizagem e memória têm relatado resultados controversos. Objetivo : Comparar o desempenho de pacientes com ELTM de acordo com a localização do foco epiléptico à esquerda (ELTME) ou à direita (ELTMD) em tarefas de aprendizagem e memória episódica para conteúdo verbal e visual. Métodos: Cem pacientes com ELTME e cem pacientes com ELTMD foram avaliados com os seguintes testes: Teste de Aprendizagem Auditiva Verbal de Rey (RAVLT) e Memória Lógica – WMS-R para avaliar aprendizagem e memória verbal e o Teste de Aprendizagem Visual para Desenhos de Rey (RVDLT) e Reprodução Visual – WMS-R para avaliar a aprendizagem e memória visual. Resultados : A amostra com ELTME mostrou desempenho significativamente pior no RAVLT (p < 0,005) e na Memória Lógica (p < 0,01) em comparação aos indivíduos ELTMD. No entanto, não houve diferenças significativas entre os grupos no que diz respeito aos testes de aprendizagem e memória visual. Conclusão : Nossos resultados sugerem que a aprendizagem e a memória verbais são dependentes da integridade estrutural e funcional do lobo temporal esquerdo, enquanto as capacidades de aprendizagem e memória visual são menos dependentes do lobo temporal direito.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/acp/article/view/80563
10.1590/0101-60830000041114
url https://www.revistas.usp.br/acp/article/view/80563
identifier_str_mv 10.1590/0101-60830000041114
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/acp/article/view/80563/84226
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Instituto de Psiquiatria
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Instituto de Psiquiatria
dc.source.none.fl_str_mv Archives of Clinical Psychiatry; v. 41 n. 1 (2014); 1-4
Archives of Clinical Psychiatry; Vol. 41 No. 1 (2014); 1-4
Revista de Psiquiatria Clínica; Vol. 41 Núm. 1 (2014); 1-4
1806-938X
0101-6083
reponame:Archives of Clinical Psychiatry
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Archives of Clinical Psychiatry
collection Archives of Clinical Psychiatry
repository.name.fl_str_mv Archives of Clinical Psychiatry - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||archives@usp.br
_version_ 1800237623416979456