A quilombola e o vaqueiro
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/185555 |
Resumo: | A obra de arte “A Quilombola e o Vaqueiro” (Pintura, óleo sobre tela, 50 x 50 cm. Peçanha, Minas Gerais – Brasil. Março 2021), junto de seu poema, nasce do trabalho de campo etnográfico, em execução, da pesquisa “O Processo de Identidade das Comunidades Quilombolas de Peçanha, Minas Gerais: História Oral, Cultura e Etnicidade”. Esta pesquisa é realizada no PPGER/UFVJM, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES). A obra constitui-se em um processo de transformação performática do diário de campo em artes plásticas, como revelação de resultados preliminares desta pesquisa, que encontra na terra, espiritualidade e violência os principais mecanismos de estruturação identitária nestes quilombos. Trata-se de um mecanismo de expressão de linguagens, códigos, ritualísticas, trajetórias histórica, saberes ancestrais e relações dialéticas vivenciadas etnograficamente pelo corpo-alma-pesquisador, objetivando a expressão do não-dizível e a contribuição para outras dimensões da produção da ciência antropológica. |
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A quilombola e o vaqueiroThe quilombola and the cowboyQuilombolaPeçanha, Minas Gerais – BrazilEthnographyCultureSpiritualityQuilombolaPeçanha, Minas Gerais – BrasilEtnografiaCulturaEspiritualidadeA obra de arte “A Quilombola e o Vaqueiro” (Pintura, óleo sobre tela, 50 x 50 cm. Peçanha, Minas Gerais – Brasil. Março 2021), junto de seu poema, nasce do trabalho de campo etnográfico, em execução, da pesquisa “O Processo de Identidade das Comunidades Quilombolas de Peçanha, Minas Gerais: História Oral, Cultura e Etnicidade”. Esta pesquisa é realizada no PPGER/UFVJM, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES). A obra constitui-se em um processo de transformação performática do diário de campo em artes plásticas, como revelação de resultados preliminares desta pesquisa, que encontra na terra, espiritualidade e violência os principais mecanismos de estruturação identitária nestes quilombos. Trata-se de um mecanismo de expressão de linguagens, códigos, ritualísticas, trajetórias histórica, saberes ancestrais e relações dialéticas vivenciadas etnograficamente pelo corpo-alma-pesquisador, objetivando a expressão do não-dizível e a contribuição para outras dimensões da produção da ciência antropológica.The artwork "The Quilombola and the Cowboy" (Painting, oil on canvas, 50 x 50 cm. Peçanha, Minas Gerais – Brazil. March 2021), along with its poem, was produced by the artist and researcher Filipe de Oliveira Maciel, through the ethnographic fieldwork, in execution, of the research "The Identity Process of the Quilombola Communities of Peçanha, Minas Gerais – Brazil: Oral History, Culture and Ethnicity", oriented by Prof. Dr. Marivaldo Aparecido de Carvalho. This research is carried out through PPGER/UFVJM, with support from the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), Brazil. The artwork constitutes a process of performative transformation of the field diary into plastic arts, to manifest preliminary results of this research, which finds in the land, spirituality, and violence the main mechanisms of identity structuring in these quilombos. It is a mechanism of expression of languages, codes, rituals, historical trajectories, ancestral knowledge, and dialectical relations experienced ethnographically by the body-soul-researcher, aiming to express the unspeakable and to contribute to other dimensions of the production of anthropological science.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2022-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/gis/article/view/18555510.11606/issn.2525-3123.gis.2022.185555GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia; v. 7 n. 1 (2022); e185555GIS - Gesture, Image and Sound - Anthropology Journal; Vol. 7 No. 1 (2022); e1855552525-3123reponame:GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologiainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/gis/article/view/185555/180504https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/185555/182880Copyright (c) 2022 Filipe de Oliveira Maciel, Marivaldo Aparecido de Carvalhohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMaciel, Filipe de OliveiraCarvalho, Marivaldo Aparecido deMaciel, Filipe de OliveiraCarvalho, Marivaldo Aparecido deMaciel, Filipe de OliveiraCarvalho, Marivaldo Aparecido deMaciel, Filipe de OliveiraCarvalho, Marivaldo Aparecido de2022-08-30T12:48:08Zoai:revistas.usp.br:article/185555Revistahttp://www.revistas.usp.br/gisPUBhttp://www.revistas.usp.br/gis/oairevistagis@usp.br||2525-31232525-3123opendoar:2022-08-30T12:48:08GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia - Universidade de São Paulo (USP)false |
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A obra de arte “A Quilombola e o Vaqueiro” (Pintura, óleo sobre tela, 50 x 50 cm. Peçanha, Minas Gerais – Brasil. Março 2021), junto de seu poema, nasce do trabalho de campo etnográfico, em execução, da pesquisa “O Processo de Identidade das Comunidades Quilombolas de Peçanha, Minas Gerais: História Oral, Cultura e Etnicidade”. Esta pesquisa é realizada no PPGER/UFVJM, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES). A obra constitui-se em um processo de transformação performática do diário de campo em artes plásticas, como revelação de resultados preliminares desta pesquisa, que encontra na terra, espiritualidade e violência os principais mecanismos de estruturação identitária nestes quilombos. Trata-se de um mecanismo de expressão de linguagens, códigos, ritualísticas, trajetórias histórica, saberes ancestrais e relações dialéticas vivenciadas etnograficamente pelo corpo-alma-pesquisador, objetivando a expressão do não-dizível e a contribuição para outras dimensões da produção da ciência antropológica. |
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