Conexões sensíveis: seguindo a trilha etnobiográfica de um músico chaquenho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domínguez, María Eugenia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/174319
Resumo: O texto trata da realização do vídeo etnobiográfico Pascual Toro, flautero. Refiro, em primeiro lugar, a proposta teórico-metodológica do cineasta e antropólogo argentino Jorge Prelorán (1933-2009) que inspirou o trabalho. Num segundo momento, descrevo as características do repertório e do gênero executado pelo protagonista do filme no ritual arete guasu para explicitar as razões que guiaram a organização do projeto de edição. Por sua vez, discorre-se sobre o valor da individualidade no âmbito da música de flautas do arete guasu argumentando que o método etnobiográfico é um caminho fecundo para compreender as conexões que sustentam as habilidades para ser um bom instrumentista nesse universo.
id USP-60_299fe43598cecde86b88d2d406ba4855
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/174319
network_acronym_str USP-60
network_name_str GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia
repository_id_str
spelling Conexões sensíveis: seguindo a trilha etnobiográfica de um músico chaquenhoSensitive connections: following the ethnobiographic trail of a chacoan musicianEtnobiografiaConhecimento musicalRitualGuaraniChacoEthnobiographyMusical knowledgeRitualGuaraniChacoO texto trata da realização do vídeo etnobiográfico Pascual Toro, flautero. Refiro, em primeiro lugar, a proposta teórico-metodológica do cineasta e antropólogo argentino Jorge Prelorán (1933-2009) que inspirou o trabalho. Num segundo momento, descrevo as características do repertório e do gênero executado pelo protagonista do filme no ritual arete guasu para explicitar as razões que guiaram a organização do projeto de edição. Por sua vez, discorre-se sobre o valor da individualidade no âmbito da música de flautas do arete guasu argumentando que o método etnobiográfico é um caminho fecundo para compreender as conexões que sustentam as habilidades para ser um bom instrumentista nesse universo.The text deals with the production of the ethnobiographic video Pascual Toro, flautero (flute player). I refer, first, to the theoretical and methodological proposal of the Argentine filmmaker and anthropologist Jorge Prelorán (1933-2009), who inspired the work. In a second moment, I describe the characteristics of the repertoire and the genre performed by the protagonist of the film in the arete guasu ritual to explain the reasons that guided the organization of the editing project. In turn, I discuss the value of individuality in the scope of arete guasu flute music, arguing that the ethnobiographic method is a fruitful way to understand the connections that sustain the skills to be a good flute player in this universe.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2021-01-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/gis/article/view/17431910.11606/issn.2525-3123.gis.2021.174319GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia; v. 6 n. 1 (2021); e-174319GIS - Gesture, Image and Sound - Anthropology Journal; Vol. 6 No. 1 (2021); e-1743192525-3123reponame:GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologiainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/gis/article/view/174319/167937https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/174319/170852Copyright (c) 2021 María Eugenia Domínguezhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDomínguez, María Eugenia2021-09-28T13:52:23Zoai:revistas.usp.br:article/174319Revistahttp://www.revistas.usp.br/gisPUBhttp://www.revistas.usp.br/gis/oairevistagis@usp.br||2525-31232525-3123opendoar:2021-09-28T13:52:23GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conexões sensíveis: seguindo a trilha etnobiográfica de um músico chaquenho
Sensitive connections: following the ethnobiographic trail of a chacoan musician
title Conexões sensíveis: seguindo a trilha etnobiográfica de um músico chaquenho
spellingShingle Conexões sensíveis: seguindo a trilha etnobiográfica de um músico chaquenho
Domínguez, María Eugenia
Etnobiografia
Conhecimento musical
Ritual
Guarani
Chaco
Ethnobiography
Musical knowledge
Ritual
Guarani
Chaco
title_short Conexões sensíveis: seguindo a trilha etnobiográfica de um músico chaquenho
title_full Conexões sensíveis: seguindo a trilha etnobiográfica de um músico chaquenho
title_fullStr Conexões sensíveis: seguindo a trilha etnobiográfica de um músico chaquenho
title_full_unstemmed Conexões sensíveis: seguindo a trilha etnobiográfica de um músico chaquenho
title_sort Conexões sensíveis: seguindo a trilha etnobiográfica de um músico chaquenho
author Domínguez, María Eugenia
author_facet Domínguez, María Eugenia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Domínguez, María Eugenia
dc.subject.por.fl_str_mv Etnobiografia
Conhecimento musical
Ritual
Guarani
Chaco
Ethnobiography
Musical knowledge
Ritual
Guarani
Chaco
topic Etnobiografia
Conhecimento musical
Ritual
Guarani
Chaco
Ethnobiography
Musical knowledge
Ritual
Guarani
Chaco
description O texto trata da realização do vídeo etnobiográfico Pascual Toro, flautero. Refiro, em primeiro lugar, a proposta teórico-metodológica do cineasta e antropólogo argentino Jorge Prelorán (1933-2009) que inspirou o trabalho. Num segundo momento, descrevo as características do repertório e do gênero executado pelo protagonista do filme no ritual arete guasu para explicitar as razões que guiaram a organização do projeto de edição. Por sua vez, discorre-se sobre o valor da individualidade no âmbito da música de flautas do arete guasu argumentando que o método etnobiográfico é um caminho fecundo para compreender as conexões que sustentam as habilidades para ser um bom instrumentista nesse universo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/174319
10.11606/issn.2525-3123.gis.2021.174319
url https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/174319
identifier_str_mv 10.11606/issn.2525-3123.gis.2021.174319
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/174319/167937
https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/174319/170852
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 María Eugenia Domínguez
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 María Eugenia Domínguez
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia; v. 6 n. 1 (2021); e-174319
GIS - Gesture, Image and Sound - Anthropology Journal; Vol. 6 No. 1 (2021); e-174319
2525-3123
reponame:GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia
collection GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia
repository.name.fl_str_mv GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistagis@usp.br||
_version_ 1797220406894002176