Dama de Espadas - trajetória de um Blues Carioca
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/150078 |
Resumo: | A canção “Dama de espadas”, de Ilessi e Iara Ferreira, é referência da produção de uma nova geração de compositoras residentes no Rio de Janeiro. Cantautoras intensamente atuantes no cenário artístico contemporâneo, ambas buscam construir novas narrativas na dimensão literária e musical da canção. Buscamos compreender o que as motivou a compor – o contexto de produção, performance e fruição – e observar como se construiu um diálogo com o blues enquanto gênero musical negro surgido nos Estados Unidos, constituindo dois territórios atravessados pelas lutas das mulheres e separados por aproximadamente um século. A análise conta como principais referências os trabalhos de (1) Angela Davis, com o seu panorama sobre a constituição do blues a partir de Bessie Smith e Ma Rainey, e (2) Silvia Federici, com sua abordagem sobre o surgimento do capitalismo e os diversos mecanismos de controle impostos às mulheres para servirem a essa lógica vigente. |
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Dama de Espadas - trajetória de um Blues CariocaDama de Espadas - trajectory of a Rio de Janeiro BluesBrazilian songwritersFeminist ethnomusicologyFeminismBrazilian popular singingBrazilian popular musiccompositoras brasileirasEthnomusicologia feministaFeminismoCCanção popular brasileiraCanto popular brasileiroA canção “Dama de espadas”, de Ilessi e Iara Ferreira, é referência da produção de uma nova geração de compositoras residentes no Rio de Janeiro. Cantautoras intensamente atuantes no cenário artístico contemporâneo, ambas buscam construir novas narrativas na dimensão literária e musical da canção. Buscamos compreender o que as motivou a compor – o contexto de produção, performance e fruição – e observar como se construiu um diálogo com o blues enquanto gênero musical negro surgido nos Estados Unidos, constituindo dois territórios atravessados pelas lutas das mulheres e separados por aproximadamente um século. A análise conta como principais referências os trabalhos de (1) Angela Davis, com o seu panorama sobre a constituição do blues a partir de Bessie Smith e Ma Rainey, e (2) Silvia Federici, com sua abordagem sobre o surgimento do capitalismo e os diversos mecanismos de controle impostos às mulheres para servirem a essa lógica vigente.The song “Dama de Espadas” [free translation: Queen of Spades], by Ilessi and Iara Ferreira, is a reference work by a new generation of songwriters from Rio de Janeiro. Both singer-songwriters inserted and acting in the contemporary artistic scene, they intend to build new narratives, in the literary and musical dimension of the song. We aim to understand the motivation behind the development of this song – in the context of production, performance and listening experience. In addition to that, we intend to look at the ways in which a dialog with blues as a musical genre from the United States among the African American was built, comprising two territories that witnessed the fight for women’s rights, roughly a century apart.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2019-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/gis/article/view/15007810.11606/issn.2525-3123.gis.2019.150078GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia; v. 4 n. 1 (2019); 237-263GIS - Gesture, Image and Sound - Anthropology Journal; Vol. 4 No. 1 (2019); 237-2632525-3123reponame:GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologiainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/gis/article/view/150078/157177https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/150078/157178Copyright (c) 2019 marcela veloninfo:eu-repo/semantics/openAccessVelon, Marcela2019-11-28T18:37:56Zoai:revistas.usp.br:article/150078Revistahttp://www.revistas.usp.br/gisPUBhttp://www.revistas.usp.br/gis/oairevistagis@usp.br||2525-31232525-3123opendoar:2019-11-28T18:37:56GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia - Universidade de São Paulo (USP)false |
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