A liberdade também passou por aqui: Cineground, memória de uma cinematografia queer dos anos 1970 em Portugal
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/152959 |
Resumo: | A Cineground (1975-78) foi uma produtora de cinema amador, fundada em pleno PREC pelo artista plástico Óscar Alves e pelo cineasta João Paulo Ferreira. Projeto também ele revolucionário pela abordagem de sexualidades ainda criminalizadas na década de 1960/70, mostrou que a verdadeira libertação da sociedade teria de passar pela libertação do corpo individual. Esta cinematografia produzida em formato Super-8, e característica das condições sociais particulares deste tipo de circuito, abordou pela primeira vez no cinema português a temática gay, com a representação da vida dupla dos homossexuais (problemática do armário), e também queer, com a presença constante da personagem travesti. À discussão da performance travesti enquanto possibilidade de transgressão e desnaturalização de noções de género e identidade, segue-se uma reflexão sobre a representação e visibilidade das pessoas LGBT no cinema, no qual o Cineground, veículo de desobediência à ordem social e política da época, aparece como uma forma de artivismo. |
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A liberdade também passou por aqui: Cineground, memória de uma cinematografia queer dos anos 1970 em PortugalWith films came freedom: Cineground, memory of a portuguese queer cinematography from the 1970sAmateur cinemaTravestite performanceQueer theoryLGBT rightsCinegroundCinema amadorPerformance travestiTeoria queerDireitos LGBTCinegroundA Cineground (1975-78) foi uma produtora de cinema amador, fundada em pleno PREC pelo artista plástico Óscar Alves e pelo cineasta João Paulo Ferreira. Projeto também ele revolucionário pela abordagem de sexualidades ainda criminalizadas na década de 1960/70, mostrou que a verdadeira libertação da sociedade teria de passar pela libertação do corpo individual. Esta cinematografia produzida em formato Super-8, e característica das condições sociais particulares deste tipo de circuito, abordou pela primeira vez no cinema português a temática gay, com a representação da vida dupla dos homossexuais (problemática do armário), e também queer, com a presença constante da personagem travesti. À discussão da performance travesti enquanto possibilidade de transgressão e desnaturalização de noções de género e identidade, segue-se uma reflexão sobre a representação e visibilidade das pessoas LGBT no cinema, no qual o Cineground, veículo de desobediência à ordem social e política da época, aparece como uma forma de artivismo.Cineground (1975-1978) was a Portuguese amateur film producer, founded during Ongoing Revolutionary Period by artist Óscar Alves and filmmaker João Paulo Ferreira. Also revolutionary due to the approach of sexualities still criminalized in the 1970’s, this project has shown that the true liberation of society would require the liberation of the individual body. This cinematography produced in Super-8, and characteristic of the particular social conditions of the format, addressed for the first time in Portuguese cinema the gay subject, with the representation of the double life of homosexuals and the issue of coming out, and also queer subjects, due to the constant presence of the transvestite character. I suggest a discussion around the transvestite performance as a possibility of transgression and denaturalization of normative norms of gender and identity, and a critique on the representation and visibility of LGBT people in cinema, especially in Cineground, becomes their vehicle of existence.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2019-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/gis/article/view/15295910.11606/issn.2525-3123.gis.2019.152959GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia; v. 4 n. 1 (2019); 157-181GIS - Gesture, Image and Sound - Anthropology Journal; Vol. 4 No. 1 (2019); 157-1812525-3123reponame:GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologiainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/gis/article/view/152959/157171https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/152959/157172Copyright (c) 2019 Mariana Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Mariana2019-11-28T18:37:56Zoai:revistas.usp.br:article/152959Revistahttp://www.revistas.usp.br/gisPUBhttp://www.revistas.usp.br/gis/oairevistagis@usp.br||2525-31232525-3123opendoar:2019-11-28T18:37:56GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia - Universidade de São Paulo (USP)false |
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