O imaginário visual do pós-humano: uma leitura antropológica entre cinema e arte contemporânea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/146027 |
Resumo: | O imaginário visual do pós-humano: uma leitura antropológica entre cinema e arte contemporânea. A primeira etapa dessa relação é a definição de pós-humano; isto se concentra particularmente em alguns trabalhos de arte e cinema, tentando reconhecer quais as implicações destes na trama da imaginação coletiva, com referência à dimensão visual de um futuro próximo. O estudo prossegue com uma análise do filme Gattaca (1997), dirigido pelo neozelandês Andrew M. Niccol, e os trabalhos de arte Cypher (2009), que contém uma referência explícita ao filme de Niccol, e GFP Bunny/Alba (2000), ambos criados pelo artista Eduardo Kac. Os trabalhos desses dois autores e sua relação entre si tornam-se o principal eixo de referência para a análise da construção de um imaginário das transformações na relação parental e, de maneira mais ampla, nas relações sociais ligadas à revolução genética artificial. |
id |
USP-60_b0b7347eedafad25e0db730bf14ec10c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/146027 |
network_acronym_str |
USP-60 |
network_name_str |
GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia |
repository_id_str |
|
spelling |
O imaginário visual do pós-humano: uma leitura antropológica entre cinema e arte contemporâneaThe visual imaginary of the posthuman: an anthropological reading between cinema and contemporary artAntropologia visualPós-humanoFilme de ficção científicaAntropologia da arteVisual anthropologyPost humanScience fiction filmAnthropology of artO imaginário visual do pós-humano: uma leitura antropológica entre cinema e arte contemporânea. A primeira etapa dessa relação é a definição de pós-humano; isto se concentra particularmente em alguns trabalhos de arte e cinema, tentando reconhecer quais as implicações destes na trama da imaginação coletiva, com referência à dimensão visual de um futuro próximo. O estudo prossegue com uma análise do filme Gattaca (1997), dirigido pelo neozelandês Andrew M. Niccol, e os trabalhos de arte Cypher (2009), que contém uma referência explícita ao filme de Niccol, e GFP Bunny/Alba (2000), ambos criados pelo artista Eduardo Kac. Os trabalhos desses dois autores e sua relação entre si tornam-se o principal eixo de referência para a análise da construção de um imaginário das transformações na relação parental e, de maneira mais ampla, nas relações sociais ligadas à revolução genética artificial.The first step was to define the posthuman. This study is particularly focused on some art works and movies to try to recognize what are their implications on the weaving of the collective imagination, referring to the visual dimension of a coming future. The report continues with the analyses of the film Gattaca (1997), directed by New Zealander Andrew M. Niccol, and of artworks by Cypher (2009), which contain an explicit reference to Niccol’s film and GFP Bunny/Alba (2000), both created by the artist Eduardo Kac. The works of these two authors and the relations between them become the main referential axis for examination of the construction of an imaginary of transformations in the parental relationship and, more generally, in social relationships associated with artificial genetic revolution.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2018-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/gis/article/view/14602710.11606/issn.2525-3123.gis.2018.146027GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia; v. 3 n. 1 (2018)GIS - Gesture, Image and Sound - Anthropology Journal; Vol. 3 No. 1 (2018)2525-3123reponame:GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologiainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/gis/article/view/146027/141952https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/146027/141953Copyright (c) 2018 Ricardo Puttiinfo:eu-repo/semantics/openAccessPutti, Ricardo2019-10-18T17:21:06Zoai:revistas.usp.br:article/146027Revistahttp://www.revistas.usp.br/gisPUBhttp://www.revistas.usp.br/gis/oairevistagis@usp.br||2525-31232525-3123opendoar:2019-10-18T17:21:06GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O imaginário visual do pós-humano: uma leitura antropológica entre cinema e arte contemporânea The visual imaginary of the posthuman: an anthropological reading between cinema and contemporary art |
title |
O imaginário visual do pós-humano: uma leitura antropológica entre cinema e arte contemporânea |
spellingShingle |
O imaginário visual do pós-humano: uma leitura antropológica entre cinema e arte contemporânea Putti, Ricardo Antropologia visual Pós-humano Filme de ficção científica Antropologia da arte Visual anthropology Post human Science fiction film Anthropology of art |
title_short |
O imaginário visual do pós-humano: uma leitura antropológica entre cinema e arte contemporânea |
title_full |
O imaginário visual do pós-humano: uma leitura antropológica entre cinema e arte contemporânea |
title_fullStr |
O imaginário visual do pós-humano: uma leitura antropológica entre cinema e arte contemporânea |
title_full_unstemmed |
O imaginário visual do pós-humano: uma leitura antropológica entre cinema e arte contemporânea |
title_sort |
O imaginário visual do pós-humano: uma leitura antropológica entre cinema e arte contemporânea |
author |
Putti, Ricardo |
author_facet |
Putti, Ricardo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Putti, Ricardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Antropologia visual Pós-humano Filme de ficção científica Antropologia da arte Visual anthropology Post human Science fiction film Anthropology of art |
topic |
Antropologia visual Pós-humano Filme de ficção científica Antropologia da arte Visual anthropology Post human Science fiction film Anthropology of art |
description |
O imaginário visual do pós-humano: uma leitura antropológica entre cinema e arte contemporânea. A primeira etapa dessa relação é a definição de pós-humano; isto se concentra particularmente em alguns trabalhos de arte e cinema, tentando reconhecer quais as implicações destes na trama da imaginação coletiva, com referência à dimensão visual de um futuro próximo. O estudo prossegue com uma análise do filme Gattaca (1997), dirigido pelo neozelandês Andrew M. Niccol, e os trabalhos de arte Cypher (2009), que contém uma referência explícita ao filme de Niccol, e GFP Bunny/Alba (2000), ambos criados pelo artista Eduardo Kac. Os trabalhos desses dois autores e sua relação entre si tornam-se o principal eixo de referência para a análise da construção de um imaginário das transformações na relação parental e, de maneira mais ampla, nas relações sociais ligadas à revolução genética artificial. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/146027 10.11606/issn.2525-3123.gis.2018.146027 |
url |
https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/146027 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2525-3123.gis.2018.146027 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/146027/141952 https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/146027/141953 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Ricardo Putti info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Ricardo Putti |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia; v. 3 n. 1 (2018) GIS - Gesture, Image and Sound - Anthropology Journal; Vol. 3 No. 1 (2018) 2525-3123 reponame:GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia |
collection |
GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia |
repository.name.fl_str_mv |
GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagis@usp.br|| |
_version_ |
1797220406458843136 |