(The use of a) key-image for the possible understanding of the hijab

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Molina, Ana Maria Ricci
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/185807
Resumo: Este artigo trata de uma foto do álbum Prostitute (1975-1977), de Kaveh Golestan, a qual é apresentada como uma fotografia-chave, aquela capaz de gerar um exercício do olhar, e que possibilitou uma compreensão a respeito do véu islâmico, dado pela cobertura do corpo como razão inicial seguida por suas variações no modo de uso. Acrescentam-se a essas variações a pose da mulher prostituta com o véu a representar a subversão (em ambiente anti-islâmico) e a transgressão (pela dessacralização do corpo), fabricada pelo fotógrafo com a fotografada em relação ao seu lugar na comunidade, como exercício da crítica.
id USP-60_c8f4d9b45355e83d6caeea682ab843c5
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/185807
network_acronym_str USP-60
network_name_str GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia
repository_id_str
spelling (The use of a) key-image for the possible understanding of the hijabFotografia-chave para compreensão possível do hijabPhotography; Religion; Veil; Women; ProstitutionFotografia; Religião; Véu; Mulheres; ProstituiçãoEste artigo trata de uma foto do álbum Prostitute (1975-1977), de Kaveh Golestan, a qual é apresentada como uma fotografia-chave, aquela capaz de gerar um exercício do olhar, e que possibilitou uma compreensão a respeito do véu islâmico, dado pela cobertura do corpo como razão inicial seguida por suas variações no modo de uso. Acrescentam-se a essas variações a pose da mulher prostituta com o véu a representar a subversão (em ambiente anti-islâmico) e a transgressão (pela dessacralização do corpo), fabricada pelo fotógrafo com a fotografada em relação ao seu lugar na comunidade, como exercício da crítica.This article is about a photo from the photo essay Prostitute (1975-1977), by Kaveh Golestan. It is presented as a key photograph, able to promote an exercise of the look and enable an understanding of the islamic veil, given by the coverage of the body as the initial reason, followed by its variations in the way of use. Added to these variations are the prostitute woman’s pose with the veil representing subversion (in an anti-Islamic environment) and transgression (by the desacraliza- tion of the body), manufactured by the photographer with the one photographed in relation to her place in the community, as a criticism exercise.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2022-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresPeer-reviewed articleapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/gis/article/view/18580710.11606/issn.2525-3123.gis.2022.185807GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia; v. 7 n. 1 (2022); e185807GIS - Gesture, Image and Sound - Anthropology Journal; Vol. 7 No. 1 (2022); e1858072525-3123reponame:GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologiainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/gis/article/view/185807/180716https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/185807/182368Copyright (c) 2022 Ana Maria Ricci Molinahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMolina, Ana Maria RicciMolina, Ana Maria RicciMolina, Ana Maria RicciMolina, Ana Maria Ricci2022-08-30T12:48:06Zoai:revistas.usp.br:article/185807Revistahttp://www.revistas.usp.br/gisPUBhttp://www.revistas.usp.br/gis/oairevistagis@usp.br||2525-31232525-3123opendoar:2022-08-30T12:48:06GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv (The use of a) key-image for the possible understanding of the hijab
Fotografia-chave para compreensão possível do hijab
title (The use of a) key-image for the possible understanding of the hijab
spellingShingle (The use of a) key-image for the possible understanding of the hijab
Molina, Ana Maria Ricci
Photography; Religion; Veil; Women; Prostitution
Fotografia; Religião; Véu; Mulheres; Prostituição
title_short (The use of a) key-image for the possible understanding of the hijab
title_full (The use of a) key-image for the possible understanding of the hijab
title_fullStr (The use of a) key-image for the possible understanding of the hijab
title_full_unstemmed (The use of a) key-image for the possible understanding of the hijab
title_sort (The use of a) key-image for the possible understanding of the hijab
author Molina, Ana Maria Ricci
author_facet Molina, Ana Maria Ricci
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Molina, Ana Maria Ricci
Molina, Ana Maria Ricci
Molina, Ana Maria Ricci
Molina, Ana Maria Ricci
dc.subject.por.fl_str_mv Photography; Religion; Veil; Women; Prostitution
Fotografia; Religião; Véu; Mulheres; Prostituição
topic Photography; Religion; Veil; Women; Prostitution
Fotografia; Religião; Véu; Mulheres; Prostituição
description Este artigo trata de uma foto do álbum Prostitute (1975-1977), de Kaveh Golestan, a qual é apresentada como uma fotografia-chave, aquela capaz de gerar um exercício do olhar, e que possibilitou uma compreensão a respeito do véu islâmico, dado pela cobertura do corpo como razão inicial seguida por suas variações no modo de uso. Acrescentam-se a essas variações a pose da mulher prostituta com o véu a representar a subversão (em ambiente anti-islâmico) e a transgressão (pela dessacralização do corpo), fabricada pelo fotógrafo com a fotografada em relação ao seu lugar na comunidade, como exercício da crítica.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
Peer-reviewed article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/185807
10.11606/issn.2525-3123.gis.2022.185807
url https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/185807
identifier_str_mv 10.11606/issn.2525-3123.gis.2022.185807
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/185807/180716
https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/185807/182368
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Ana Maria Ricci Molina
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Ana Maria Ricci Molina
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia; v. 7 n. 1 (2022); e185807
GIS - Gesture, Image and Sound - Anthropology Journal; Vol. 7 No. 1 (2022); e185807
2525-3123
reponame:GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia
collection GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia
repository.name.fl_str_mv GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistagis@usp.br||
_version_ 1797220406991519744