(The use of a) key-image for the possible understanding of the hijab
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/185807 |
Resumo: | Este artigo trata de uma foto do álbum Prostitute (1975-1977), de Kaveh Golestan, a qual é apresentada como uma fotografia-chave, aquela capaz de gerar um exercício do olhar, e que possibilitou uma compreensão a respeito do véu islâmico, dado pela cobertura do corpo como razão inicial seguida por suas variações no modo de uso. Acrescentam-se a essas variações a pose da mulher prostituta com o véu a representar a subversão (em ambiente anti-islâmico) e a transgressão (pela dessacralização do corpo), fabricada pelo fotógrafo com a fotografada em relação ao seu lugar na comunidade, como exercício da crítica. |
id |
USP-60_c8f4d9b45355e83d6caeea682ab843c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/185807 |
network_acronym_str |
USP-60 |
network_name_str |
GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia |
repository_id_str |
|
spelling |
(The use of a) key-image for the possible understanding of the hijabFotografia-chave para compreensão possível do hijabPhotography; Religion; Veil; Women; ProstitutionFotografia; Religião; Véu; Mulheres; ProstituiçãoEste artigo trata de uma foto do álbum Prostitute (1975-1977), de Kaveh Golestan, a qual é apresentada como uma fotografia-chave, aquela capaz de gerar um exercício do olhar, e que possibilitou uma compreensão a respeito do véu islâmico, dado pela cobertura do corpo como razão inicial seguida por suas variações no modo de uso. Acrescentam-se a essas variações a pose da mulher prostituta com o véu a representar a subversão (em ambiente anti-islâmico) e a transgressão (pela dessacralização do corpo), fabricada pelo fotógrafo com a fotografada em relação ao seu lugar na comunidade, como exercício da crítica.This article is about a photo from the photo essay Prostitute (1975-1977), by Kaveh Golestan. It is presented as a key photograph, able to promote an exercise of the look and enable an understanding of the islamic veil, given by the coverage of the body as the initial reason, followed by its variations in the way of use. Added to these variations are the prostitute woman’s pose with the veil representing subversion (in an anti-Islamic environment) and transgression (by the desacraliza- tion of the body), manufactured by the photographer with the one photographed in relation to her place in the community, as a criticism exercise.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2022-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresPeer-reviewed articleapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/gis/article/view/18580710.11606/issn.2525-3123.gis.2022.185807GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia; v. 7 n. 1 (2022); e185807GIS - Gesture, Image and Sound - Anthropology Journal; Vol. 7 No. 1 (2022); e1858072525-3123reponame:GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologiainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/gis/article/view/185807/180716https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/185807/182368Copyright (c) 2022 Ana Maria Ricci Molinahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMolina, Ana Maria RicciMolina, Ana Maria RicciMolina, Ana Maria RicciMolina, Ana Maria Ricci2022-08-30T12:48:06Zoai:revistas.usp.br:article/185807Revistahttp://www.revistas.usp.br/gisPUBhttp://www.revistas.usp.br/gis/oairevistagis@usp.br||2525-31232525-3123opendoar:2022-08-30T12:48:06GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
(The use of a) key-image for the possible understanding of the hijab Fotografia-chave para compreensão possível do hijab |
title |
(The use of a) key-image for the possible understanding of the hijab |
spellingShingle |
(The use of a) key-image for the possible understanding of the hijab Molina, Ana Maria Ricci Photography; Religion; Veil; Women; Prostitution Fotografia; Religião; Véu; Mulheres; Prostituição |
title_short |
(The use of a) key-image for the possible understanding of the hijab |
title_full |
(The use of a) key-image for the possible understanding of the hijab |
title_fullStr |
(The use of a) key-image for the possible understanding of the hijab |
title_full_unstemmed |
(The use of a) key-image for the possible understanding of the hijab |
title_sort |
(The use of a) key-image for the possible understanding of the hijab |
author |
Molina, Ana Maria Ricci |
author_facet |
Molina, Ana Maria Ricci |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Molina, Ana Maria Ricci Molina, Ana Maria Ricci Molina, Ana Maria Ricci Molina, Ana Maria Ricci |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Photography; Religion; Veil; Women; Prostitution Fotografia; Religião; Véu; Mulheres; Prostituição |
topic |
Photography; Religion; Veil; Women; Prostitution Fotografia; Religião; Véu; Mulheres; Prostituição |
description |
Este artigo trata de uma foto do álbum Prostitute (1975-1977), de Kaveh Golestan, a qual é apresentada como uma fotografia-chave, aquela capaz de gerar um exercício do olhar, e que possibilitou uma compreensão a respeito do véu islâmico, dado pela cobertura do corpo como razão inicial seguida por suas variações no modo de uso. Acrescentam-se a essas variações a pose da mulher prostituta com o véu a representar a subversão (em ambiente anti-islâmico) e a transgressão (pela dessacralização do corpo), fabricada pelo fotógrafo com a fotografada em relação ao seu lugar na comunidade, como exercício da crítica. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares Peer-reviewed article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/185807 10.11606/issn.2525-3123.gis.2022.185807 |
url |
https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/185807 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2525-3123.gis.2022.185807 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/185807/180716 https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/185807/182368 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Ana Maria Ricci Molina http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Ana Maria Ricci Molina http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia; v. 7 n. 1 (2022); e185807 GIS - Gesture, Image and Sound - Anthropology Journal; Vol. 7 No. 1 (2022); e185807 2525-3123 reponame:GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia |
collection |
GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia |
repository.name.fl_str_mv |
GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagis@usp.br|| |
_version_ |
1797220406991519744 |