A identidade coletiva do slam poetry

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Caio Ruano da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Plural (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/190713
Resumo: Slam poetry é uma forma de poesia performática criada por Marc Kelly Smith em Chicago na década de 1980, que a partir de então ganhou adeptos em diversos locais do mundo. Essa modalidade se baseia em cinco pilares principais: poesia, performance, interatividade, competição e comunidade. Relatos desses eventos têm demonstrado a especial afeição dos poetas pela abordagem de temas sociais e políticos em seus discursos. Contudo, a literatura acadêmica produzida sobre o tema pouco tem se aprofundado na discussão do slam poetry como uma manifestação de cunho político. Desse modo, o presente trabalho posiciona o slam poetry enquanto objeto de análise da teoria política. Para isso foram visitados 14 eventos de slam, analisadas 40 poesias apresentadas em tais eventos e entrevistados 25 sujeitos diretamente ligados ao movimento. Como principal resultado, conclui-se que o slam poetry é capaz de formar comunidades emocionais nas quais seus membros lutam por uma democracia radical e plural.
id USP-61_24373167c1857da9191d9f4dc9e86f37
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/190713
network_acronym_str USP-61
network_name_str Plural (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling A identidade coletiva do slam poetryThe collective identity of the slam poetryLa identidad colectiva de la poesía slamPoesía slamPoesíaTeoría políticaDemocracia radical y pluralSlam poetryPoesiaTeoria políticaDemocracia radical e pluralSlam poetryPoetryPolitical theoryRadical and plural democracySlam poetry é uma forma de poesia performática criada por Marc Kelly Smith em Chicago na década de 1980, que a partir de então ganhou adeptos em diversos locais do mundo. Essa modalidade se baseia em cinco pilares principais: poesia, performance, interatividade, competição e comunidade. Relatos desses eventos têm demonstrado a especial afeição dos poetas pela abordagem de temas sociais e políticos em seus discursos. Contudo, a literatura acadêmica produzida sobre o tema pouco tem se aprofundado na discussão do slam poetry como uma manifestação de cunho político. Desse modo, o presente trabalho posiciona o slam poetry enquanto objeto de análise da teoria política. Para isso foram visitados 14 eventos de slam, analisadas 40 poesias apresentadas em tais eventos e entrevistados 25 sujeitos diretamente ligados ao movimento. Como principal resultado, conclui-se que o slam poetry é capaz de formar comunidades emocionais nas quais seus membros lutam por uma democracia radical e plural.La poesía Slam es una forma de poesía creada en la década de 1980 por Marc Kelly Smith en Chicago. Desde entonces, ha ganado adeptos en muchos lugares del mundo. La poesía Slam se basa en cinco pilares: poesía, performance, interactividad, competición y comunidad. Una de sus principales características es la preferencia particular de los poetas participantes por temas relacionados con cuestiones sociales y políticas. Sin embargo, la investigación académica sobre el tema es superficial sobre la discusión de la poesía slam como manifestación política. Por tanto, el objetivo de este estudio es tratar la poesía slam como objeto de análisis en el campo de la teoría política. Para lograrlo, se visitaron 14 eventos de slam, se analizaron 40 poemas presentados en tales ocasiones y se entrevistaron a 25 personas que forman parte del movimiento slam. Los resultados apuntan a que la poesía slam es capaz de crear comunidades emocionales en las que sus miembros luchan por un modelo de democracia más radical y plural en la sociedad.Slam poetry is a form of performed poetry created in the 1980’s by Marc Kelly Smith in Chicago. Since then it has gained adepts in many places around the world. Slam poetry is based on five pillars: poetry, performance, interactivity, competition, and community. One of its main characteristics is the particular affection of participant poets for themes regarding social and political issues. However, academic research on the topic is superficial about the discussion of slam poetry as a political manifestation. Therefore, the current study allocates the slam poetry as an object of analysis on the political theory field. In order to achieve that, 14 slam events were visited, 40 poems presented in such occasions were analyzed and 25 people who are part of the slam movement were interviewed. Results point that slam poetry is capable of creating emotional communities in which its members fight for a more radical and plural model of democracy.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2022-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Originais"application/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/plural/article/view/19071310.11606/issn.2176-8099.pcso.2022.190713Plural; v. 29 n. 01 (2022): Transformações recentes na educação superior brasileira; 232-253Plural; Vol. 29 Núm. 01 (2022): Transformações recentes na educação superior brasileira; 232-253Plural; Vol. 29 No. 01 (2022): Transformações recentes na educação superior brasileira; 232-2532176-80990104-6721reponame:Plural (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/plural/article/view/190713/183609https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/190713/187877Copyright (c) 2022 Política de direitos compartilhadoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Caio Ruano da2022-12-27T15:23:47Zoai:revistas.usp.br:article/190713Revistahttp://www.revistas.usp.br/pluralPUBhttp://www.revistas.usp.br/plural/oaiplural@usp.br||2176-80992176-8099opendoar:2022-12-27T15:23:47Plural (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A identidade coletiva do slam poetry
The collective identity of the slam poetry
La identidad colectiva de la poesía slam
title A identidade coletiva do slam poetry
spellingShingle A identidade coletiva do slam poetry
Silva, Caio Ruano da
Poesía slam
Poesía
Teoría política
Democracia radical y plural
Slam poetry
Poesia
Teoria política
Democracia radical e plural
Slam poetry
Poetry
Political theory
Radical and plural democracy
title_short A identidade coletiva do slam poetry
title_full A identidade coletiva do slam poetry
title_fullStr A identidade coletiva do slam poetry
title_full_unstemmed A identidade coletiva do slam poetry
title_sort A identidade coletiva do slam poetry
author Silva, Caio Ruano da
author_facet Silva, Caio Ruano da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Caio Ruano da
dc.subject.por.fl_str_mv Poesía slam
Poesía
Teoría política
Democracia radical y plural
Slam poetry
Poesia
Teoria política
Democracia radical e plural
Slam poetry
Poetry
Political theory
Radical and plural democracy
topic Poesía slam
Poesía
Teoría política
Democracia radical y plural
Slam poetry
Poesia
Teoria política
Democracia radical e plural
Slam poetry
Poetry
Political theory
Radical and plural democracy
description Slam poetry é uma forma de poesia performática criada por Marc Kelly Smith em Chicago na década de 1980, que a partir de então ganhou adeptos em diversos locais do mundo. Essa modalidade se baseia em cinco pilares principais: poesia, performance, interatividade, competição e comunidade. Relatos desses eventos têm demonstrado a especial afeição dos poetas pela abordagem de temas sociais e políticos em seus discursos. Contudo, a literatura acadêmica produzida sobre o tema pouco tem se aprofundado na discussão do slam poetry como uma manifestação de cunho político. Desse modo, o presente trabalho posiciona o slam poetry enquanto objeto de análise da teoria política. Para isso foram visitados 14 eventos de slam, analisadas 40 poesias apresentadas em tais eventos e entrevistados 25 sujeitos diretamente ligados ao movimento. Como principal resultado, conclui-se que o slam poetry é capaz de formar comunidades emocionais nas quais seus membros lutam por uma democracia radical e plural.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Originais"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/190713
10.11606/issn.2176-8099.pcso.2022.190713
url https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/190713
identifier_str_mv 10.11606/issn.2176-8099.pcso.2022.190713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/190713/183609
https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/190713/187877
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Política de direitos compartilhados
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Política de direitos compartilhados
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Plural; v. 29 n. 01 (2022): Transformações recentes na educação superior brasileira; 232-253
Plural; Vol. 29 Núm. 01 (2022): Transformações recentes na educação superior brasileira; 232-253
Plural; Vol. 29 No. 01 (2022): Transformações recentes na educação superior brasileira; 232-253
2176-8099
0104-6721
reponame:Plural (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Plural (São Paulo. Online)
collection Plural (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv Plural (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv plural@usp.br||
_version_ 1797221635122528256