Título universitário e aspirações profissionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Rachel de Castro
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Plural (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/74493
Resumo: Os jovens brasileiros vivenciam, atualmente, uma tensão por terem mais anos de estudo do que a geração precedente e, no entanto, depararem-se com um mercado mais competitivo e seletivo. Essa tensão altera a relação linear entre diploma de ensino superior, posição social e rendimento. Tudo aponta para que, em vários segmentos da sociedade brasileira, os jovens tendam a encontrar crescentes barreiras para reproduzir o padrão de vida de seus pais, mesmo alcançando níveis de escolaridade mais elevados. O que está orientando as aspirações profissionais dos alunos e egressos do ensino superior? Este artigo pretende avançar na construção de um caminho metodológico para avaliar os impactos desse cenário, percorrendo os estudos acerca da inserção profissional inspirados na noção de “valores do trabalho”
id USP-61_41e9610c4d7dab10fee0bd4f54aceb47
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/74493
network_acronym_str USP-61
network_name_str Plural (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling Título universitário e aspirações profissionaisJovenstrabalhovalores do trabalho.Os jovens brasileiros vivenciam, atualmente, uma tensão por terem mais anos de estudo do que a geração precedente e, no entanto, depararem-se com um mercado mais competitivo e seletivo. Essa tensão altera a relação linear entre diploma de ensino superior, posição social e rendimento. Tudo aponta para que, em vários segmentos da sociedade brasileira, os jovens tendam a encontrar crescentes barreiras para reproduzir o padrão de vida de seus pais, mesmo alcançando níveis de escolaridade mais elevados. O que está orientando as aspirações profissionais dos alunos e egressos do ensino superior? Este artigo pretende avançar na construção de um caminho metodológico para avaliar os impactos desse cenário, percorrendo os estudos acerca da inserção profissional inspirados na noção de “valores do trabalho”Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Originais"application/pdfhttps://www.revistas.usp.br/plural/article/view/7449310.11606/issn.2176-8099.pcso.2011.74493Plural; v. 18 n. 2 (2011); 9-26Plural; Vol. 18 Núm. 2 (2011); 9-26Plural; Vol. 18 No. 2 (2011); 9-262176-80990104-6721reponame:Plural (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/plural/article/view/74493/78109Almeida, Rachel de Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-23T03:58:10Zoai:revistas.usp.br:article/74493Revistahttp://www.revistas.usp.br/pluralPUBhttp://www.revistas.usp.br/plural/oaiplural@usp.br||2176-80992176-8099opendoar:2020-06-23T03:58:10Plural (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Título universitário e aspirações profissionais
title Título universitário e aspirações profissionais
spellingShingle Título universitário e aspirações profissionais
Almeida, Rachel de Castro
Jovens
trabalho
valores do trabalho.
title_short Título universitário e aspirações profissionais
title_full Título universitário e aspirações profissionais
title_fullStr Título universitário e aspirações profissionais
title_full_unstemmed Título universitário e aspirações profissionais
title_sort Título universitário e aspirações profissionais
author Almeida, Rachel de Castro
author_facet Almeida, Rachel de Castro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Rachel de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Jovens
trabalho
valores do trabalho.
topic Jovens
trabalho
valores do trabalho.
description Os jovens brasileiros vivenciam, atualmente, uma tensão por terem mais anos de estudo do que a geração precedente e, no entanto, depararem-se com um mercado mais competitivo e seletivo. Essa tensão altera a relação linear entre diploma de ensino superior, posição social e rendimento. Tudo aponta para que, em vários segmentos da sociedade brasileira, os jovens tendam a encontrar crescentes barreiras para reproduzir o padrão de vida de seus pais, mesmo alcançando níveis de escolaridade mais elevados. O que está orientando as aspirações profissionais dos alunos e egressos do ensino superior? Este artigo pretende avançar na construção de um caminho metodológico para avaliar os impactos desse cenário, percorrendo os estudos acerca da inserção profissional inspirados na noção de “valores do trabalho”
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Originais"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/74493
10.11606/issn.2176-8099.pcso.2011.74493
url https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/74493
identifier_str_mv 10.11606/issn.2176-8099.pcso.2011.74493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/74493/78109
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Plural; v. 18 n. 2 (2011); 9-26
Plural; Vol. 18 Núm. 2 (2011); 9-26
Plural; Vol. 18 No. 2 (2011); 9-26
2176-8099
0104-6721
reponame:Plural (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Plural (São Paulo. Online)
collection Plural (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv Plural (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv plural@usp.br||
_version_ 1797221633340997633