Título universitário e aspirações profissionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Plural (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/74493 |
Resumo: | Os jovens brasileiros vivenciam, atualmente, uma tensão por terem mais anos de estudo do que a geração precedente e, no entanto, depararem-se com um mercado mais competitivo e seletivo. Essa tensão altera a relação linear entre diploma de ensino superior, posição social e rendimento. Tudo aponta para que, em vários segmentos da sociedade brasileira, os jovens tendam a encontrar crescentes barreiras para reproduzir o padrão de vida de seus pais, mesmo alcançando níveis de escolaridade mais elevados. O que está orientando as aspirações profissionais dos alunos e egressos do ensino superior? Este artigo pretende avançar na construção de um caminho metodológico para avaliar os impactos desse cenário, percorrendo os estudos acerca da inserção profissional inspirados na noção de “valores do trabalho” |
id |
USP-61_41e9610c4d7dab10fee0bd4f54aceb47 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/74493 |
network_acronym_str |
USP-61 |
network_name_str |
Plural (São Paulo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Título universitário e aspirações profissionaisJovenstrabalhovalores do trabalho.Os jovens brasileiros vivenciam, atualmente, uma tensão por terem mais anos de estudo do que a geração precedente e, no entanto, depararem-se com um mercado mais competitivo e seletivo. Essa tensão altera a relação linear entre diploma de ensino superior, posição social e rendimento. Tudo aponta para que, em vários segmentos da sociedade brasileira, os jovens tendam a encontrar crescentes barreiras para reproduzir o padrão de vida de seus pais, mesmo alcançando níveis de escolaridade mais elevados. O que está orientando as aspirações profissionais dos alunos e egressos do ensino superior? Este artigo pretende avançar na construção de um caminho metodológico para avaliar os impactos desse cenário, percorrendo os estudos acerca da inserção profissional inspirados na noção de “valores do trabalho”Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Originais"application/pdfhttps://www.revistas.usp.br/plural/article/view/7449310.11606/issn.2176-8099.pcso.2011.74493Plural; v. 18 n. 2 (2011); 9-26Plural; Vol. 18 Núm. 2 (2011); 9-26Plural; Vol. 18 No. 2 (2011); 9-262176-80990104-6721reponame:Plural (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/plural/article/view/74493/78109Almeida, Rachel de Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-23T03:58:10Zoai:revistas.usp.br:article/74493Revistahttp://www.revistas.usp.br/pluralPUBhttp://www.revistas.usp.br/plural/oaiplural@usp.br||2176-80992176-8099opendoar:2020-06-23T03:58:10Plural (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Título universitário e aspirações profissionais |
title |
Título universitário e aspirações profissionais |
spellingShingle |
Título universitário e aspirações profissionais Almeida, Rachel de Castro Jovens trabalho valores do trabalho. |
title_short |
Título universitário e aspirações profissionais |
title_full |
Título universitário e aspirações profissionais |
title_fullStr |
Título universitário e aspirações profissionais |
title_full_unstemmed |
Título universitário e aspirações profissionais |
title_sort |
Título universitário e aspirações profissionais |
author |
Almeida, Rachel de Castro |
author_facet |
Almeida, Rachel de Castro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Rachel de Castro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jovens trabalho valores do trabalho. |
topic |
Jovens trabalho valores do trabalho. |
description |
Os jovens brasileiros vivenciam, atualmente, uma tensão por terem mais anos de estudo do que a geração precedente e, no entanto, depararem-se com um mercado mais competitivo e seletivo. Essa tensão altera a relação linear entre diploma de ensino superior, posição social e rendimento. Tudo aponta para que, em vários segmentos da sociedade brasileira, os jovens tendam a encontrar crescentes barreiras para reproduzir o padrão de vida de seus pais, mesmo alcançando níveis de escolaridade mais elevados. O que está orientando as aspirações profissionais dos alunos e egressos do ensino superior? Este artigo pretende avançar na construção de um caminho metodológico para avaliar os impactos desse cenário, percorrendo os estudos acerca da inserção profissional inspirados na noção de “valores do trabalho” |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Originais" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/74493 10.11606/issn.2176-8099.pcso.2011.74493 |
url |
https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/74493 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2176-8099.pcso.2011.74493 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/74493/78109 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Plural; v. 18 n. 2 (2011); 9-26 Plural; Vol. 18 Núm. 2 (2011); 9-26 Plural; Vol. 18 No. 2 (2011); 9-26 2176-8099 0104-6721 reponame:Plural (São Paulo. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Plural (São Paulo. Online) |
collection |
Plural (São Paulo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Plural (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
plural@usp.br|| |
_version_ |
1797221633340997633 |