A crise da escola pública: o aprender a aprender
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Plural (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/75767 |
Resumo: | Este trabalho teve como principal objetivo investigar que tipo de sujeito está sendo formado pela escola pública nos dias de hoje em que ocorrem profundas mudanças na cultura. A escola pública, em crise, ao mesmo tempo em que não tem conseguido efetivar um projeto educativo, também não tem preparado os jovens para o mercado de trabalho, nem transmitindo informações e conhecimentos tecnológicos, nem exercendo um papel de disciplinadora da mão de obra. Foram investigados dois estabelecimentos escolares públicos de ensino médio da capital paulista, onde os jovens alunos participaram de sessões de entrevistas coletivas e responderam a um questionário fechado. A educação escolar oferecida consistia apenas no desenvolvimento da habilidade de "aprendera aprender" que, em última instância, significa o desenvolvimento da capacidade de se adaptar a uma vida social cuja tônica é a ausência de autoridade, crise de valores e critérios. |
id |
USP-61_b2d3241864ca40303a14d9a0d6d30907 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/75767 |
network_acronym_str |
USP-61 |
network_name_str |
Plural (São Paulo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A crise da escola pública: o aprender a aprenderescola públicaensino médiojuventudecultura contemporânea.Este trabalho teve como principal objetivo investigar que tipo de sujeito está sendo formado pela escola pública nos dias de hoje em que ocorrem profundas mudanças na cultura. A escola pública, em crise, ao mesmo tempo em que não tem conseguido efetivar um projeto educativo, também não tem preparado os jovens para o mercado de trabalho, nem transmitindo informações e conhecimentos tecnológicos, nem exercendo um papel de disciplinadora da mão de obra. Foram investigados dois estabelecimentos escolares públicos de ensino médio da capital paulista, onde os jovens alunos participaram de sessões de entrevistas coletivas e responderam a um questionário fechado. A educação escolar oferecida consistia apenas no desenvolvimento da habilidade de "aprendera aprender" que, em última instância, significa o desenvolvimento da capacidade de se adaptar a uma vida social cuja tônica é a ausência de autoridade, crise de valores e critérios.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2002-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Originais"application/pdfhttps://www.revistas.usp.br/plural/article/view/7576710.11606/issn.2176-8099.pcso.2002.75767Plural; v. 9 (2002); 103-120Plural; Vol. 9 (2002); 103-120Plural; Vol. 9 (2002); 103-1202176-80990104-6721reponame:Plural (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/plural/article/view/75767/79254Souza, Regina Magalhães deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-23T03:59:57Zoai:revistas.usp.br:article/75767Revistahttp://www.revistas.usp.br/pluralPUBhttp://www.revistas.usp.br/plural/oaiplural@usp.br||2176-80992176-8099opendoar:2020-06-23T03:59:57Plural (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A crise da escola pública: o aprender a aprender |
title |
A crise da escola pública: o aprender a aprender |
spellingShingle |
A crise da escola pública: o aprender a aprender Souza, Regina Magalhães de escola pública ensino médio juventude cultura contemporânea. |
title_short |
A crise da escola pública: o aprender a aprender |
title_full |
A crise da escola pública: o aprender a aprender |
title_fullStr |
A crise da escola pública: o aprender a aprender |
title_full_unstemmed |
A crise da escola pública: o aprender a aprender |
title_sort |
A crise da escola pública: o aprender a aprender |
author |
Souza, Regina Magalhães de |
author_facet |
Souza, Regina Magalhães de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Regina Magalhães de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
escola pública ensino médio juventude cultura contemporânea. |
topic |
escola pública ensino médio juventude cultura contemporânea. |
description |
Este trabalho teve como principal objetivo investigar que tipo de sujeito está sendo formado pela escola pública nos dias de hoje em que ocorrem profundas mudanças na cultura. A escola pública, em crise, ao mesmo tempo em que não tem conseguido efetivar um projeto educativo, também não tem preparado os jovens para o mercado de trabalho, nem transmitindo informações e conhecimentos tecnológicos, nem exercendo um papel de disciplinadora da mão de obra. Foram investigados dois estabelecimentos escolares públicos de ensino médio da capital paulista, onde os jovens alunos participaram de sessões de entrevistas coletivas e responderam a um questionário fechado. A educação escolar oferecida consistia apenas no desenvolvimento da habilidade de "aprendera aprender" que, em última instância, significa o desenvolvimento da capacidade de se adaptar a uma vida social cuja tônica é a ausência de autoridade, crise de valores e critérios. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-03-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Originais" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/75767 10.11606/issn.2176-8099.pcso.2002.75767 |
url |
https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/75767 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2176-8099.pcso.2002.75767 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/75767/79254 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Plural; v. 9 (2002); 103-120 Plural; Vol. 9 (2002); 103-120 Plural; Vol. 9 (2002); 103-120 2176-8099 0104-6721 reponame:Plural (São Paulo. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Plural (São Paulo. Online) |
collection |
Plural (São Paulo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Plural (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
plural@usp.br|| |
_version_ |
1797221633833828352 |