Os sentidos da presença dos jovens no Ensino Médio: representações da escola em três filmes de estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brenner,Ana Karina
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Carrano,Paulo Cesar Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000401223
Resumo: O artigo discute desafios enfrentados pelas políticas de educação para que a escola de ensino médio seja significativa para os jovens. As matrículas cresceram trazendo um público popular para escolas ancoradas em representações elitistas. A crise de sentido da escola é, em grande medida, resultante das distâncias entre representações adultas e reais caraterísticas organizadoras dos modos de ser e de se viver o tempo da juventude. A partir da análise de três filmes produzidos por alunos do ensino médio discute-se a questão da singularização, das formas de aprender e o lugar da escola como suporte existencial para os jovens. A escola necessita estruturar-se sob princípios de dialogia entre sujeitos de múltiplas experiências e saberes em constante interação.
id CEDES-1_49e355a3eb69c4a47e2f943c2b0ddb72
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302014000401223
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Os sentidos da presença dos jovens no Ensino Médio: representações da escola em três filmes de estudantesEnsino MédioJuventudeEscola O artigo discute desafios enfrentados pelas políticas de educação para que a escola de ensino médio seja significativa para os jovens. As matrículas cresceram trazendo um público popular para escolas ancoradas em representações elitistas. A crise de sentido da escola é, em grande medida, resultante das distâncias entre representações adultas e reais caraterísticas organizadoras dos modos de ser e de se viver o tempo da juventude. A partir da análise de três filmes produzidos por alunos do ensino médio discute-se a questão da singularização, das formas de aprender e o lugar da escola como suporte existencial para os jovens. A escola necessita estruturar-se sob princípios de dialogia entre sujeitos de múltiplas experiências e saberes em constante interação.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000401223Educação & Sociedade v.35 n.129 2014reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/ES0101-73302014143847info:eu-repo/semantics/openAccessBrenner,Ana KarinaCarrano,Paulo Cesar Rodriguespor2015-03-24T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302014000401223Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2015-03-24T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Os sentidos da presença dos jovens no Ensino Médio: representações da escola em três filmes de estudantes
title Os sentidos da presença dos jovens no Ensino Médio: representações da escola em três filmes de estudantes
spellingShingle Os sentidos da presença dos jovens no Ensino Médio: representações da escola em três filmes de estudantes
Brenner,Ana Karina
Ensino Médio
Juventude
Escola
title_short Os sentidos da presença dos jovens no Ensino Médio: representações da escola em três filmes de estudantes
title_full Os sentidos da presença dos jovens no Ensino Médio: representações da escola em três filmes de estudantes
title_fullStr Os sentidos da presença dos jovens no Ensino Médio: representações da escola em três filmes de estudantes
title_full_unstemmed Os sentidos da presença dos jovens no Ensino Médio: representações da escola em três filmes de estudantes
title_sort Os sentidos da presença dos jovens no Ensino Médio: representações da escola em três filmes de estudantes
author Brenner,Ana Karina
author_facet Brenner,Ana Karina
Carrano,Paulo Cesar Rodrigues
author_role author
author2 Carrano,Paulo Cesar Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brenner,Ana Karina
Carrano,Paulo Cesar Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Médio
Juventude
Escola
topic Ensino Médio
Juventude
Escola
description O artigo discute desafios enfrentados pelas políticas de educação para que a escola de ensino médio seja significativa para os jovens. As matrículas cresceram trazendo um público popular para escolas ancoradas em representações elitistas. A crise de sentido da escola é, em grande medida, resultante das distâncias entre representações adultas e reais caraterísticas organizadoras dos modos de ser e de se viver o tempo da juventude. A partir da análise de três filmes produzidos por alunos do ensino médio discute-se a questão da singularização, das formas de aprender e o lugar da escola como suporte existencial para os jovens. A escola necessita estruturar-se sob princípios de dialogia entre sujeitos de múltiplas experiências e saberes em constante interação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000401223
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000401223
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/ES0101-73302014143847
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.35 n.129 2014
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122555883520000