Os sentidos da presença dos jovens no Ensino Médio: representações da escola em três filmes de estudantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000401223 |
Resumo: | O artigo discute desafios enfrentados pelas políticas de educação para que a escola de ensino médio seja significativa para os jovens. As matrículas cresceram trazendo um público popular para escolas ancoradas em representações elitistas. A crise de sentido da escola é, em grande medida, resultante das distâncias entre representações adultas e reais caraterísticas organizadoras dos modos de ser e de se viver o tempo da juventude. A partir da análise de três filmes produzidos por alunos do ensino médio discute-se a questão da singularização, das formas de aprender e o lugar da escola como suporte existencial para os jovens. A escola necessita estruturar-se sob princípios de dialogia entre sujeitos de múltiplas experiências e saberes em constante interação. |
id |
CEDES-1_49e355a3eb69c4a47e2f943c2b0ddb72 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302014000401223 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Os sentidos da presença dos jovens no Ensino Médio: representações da escola em três filmes de estudantesEnsino MédioJuventudeEscola O artigo discute desafios enfrentados pelas políticas de educação para que a escola de ensino médio seja significativa para os jovens. As matrículas cresceram trazendo um público popular para escolas ancoradas em representações elitistas. A crise de sentido da escola é, em grande medida, resultante das distâncias entre representações adultas e reais caraterísticas organizadoras dos modos de ser e de se viver o tempo da juventude. A partir da análise de três filmes produzidos por alunos do ensino médio discute-se a questão da singularização, das formas de aprender e o lugar da escola como suporte existencial para os jovens. A escola necessita estruturar-se sob princípios de dialogia entre sujeitos de múltiplas experiências e saberes em constante interação.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000401223Educação & Sociedade v.35 n.129 2014reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/ES0101-73302014143847info:eu-repo/semantics/openAccessBrenner,Ana KarinaCarrano,Paulo Cesar Rodriguespor2015-03-24T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302014000401223Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2015-03-24T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os sentidos da presença dos jovens no Ensino Médio: representações da escola em três filmes de estudantes |
title |
Os sentidos da presença dos jovens no Ensino Médio: representações da escola em três filmes de estudantes |
spellingShingle |
Os sentidos da presença dos jovens no Ensino Médio: representações da escola em três filmes de estudantes Brenner,Ana Karina Ensino Médio Juventude Escola |
title_short |
Os sentidos da presença dos jovens no Ensino Médio: representações da escola em três filmes de estudantes |
title_full |
Os sentidos da presença dos jovens no Ensino Médio: representações da escola em três filmes de estudantes |
title_fullStr |
Os sentidos da presença dos jovens no Ensino Médio: representações da escola em três filmes de estudantes |
title_full_unstemmed |
Os sentidos da presença dos jovens no Ensino Médio: representações da escola em três filmes de estudantes |
title_sort |
Os sentidos da presença dos jovens no Ensino Médio: representações da escola em três filmes de estudantes |
author |
Brenner,Ana Karina |
author_facet |
Brenner,Ana Karina Carrano,Paulo Cesar Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Carrano,Paulo Cesar Rodrigues |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brenner,Ana Karina Carrano,Paulo Cesar Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Médio Juventude Escola |
topic |
Ensino Médio Juventude Escola |
description |
O artigo discute desafios enfrentados pelas políticas de educação para que a escola de ensino médio seja significativa para os jovens. As matrículas cresceram trazendo um público popular para escolas ancoradas em representações elitistas. A crise de sentido da escola é, em grande medida, resultante das distâncias entre representações adultas e reais caraterísticas organizadoras dos modos de ser e de se viver o tempo da juventude. A partir da análise de três filmes produzidos por alunos do ensino médio discute-se a questão da singularização, das formas de aprender e o lugar da escola como suporte existencial para os jovens. A escola necessita estruturar-se sob princípios de dialogia entre sujeitos de múltiplas experiências e saberes em constante interação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000401223 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000401223 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/ES0101-73302014143847 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.35 n.129 2014 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122555883520000 |