Relações étnico-raciais no ensino superior em São Paulo: (anti) racismo em pauta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Plural (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/197113 |
Resumo: | Este artigo é parte da tese de doutorado “Pedagogia a lápis cor de pele: educação das relações étnico-raciais em cursos de pedagogia de universidades públicas localizadas no estado de São Paulo” e recupera o histórico de inserção das políticas de ações afirmativas no ensino superior brasileiro, evidenciando alguns tensionamentos existentes entre demandas dos movimentos negros e resistências institucionais de universidades públicas localizadas em São Paulo. Metodologicamente, foram acessadas pesquisas científicas sobre educação das relações étnico-raciais e ensino superior e, por meio de análise documental, legislações sobre políticas de ações afirmativas e atas de reuniões institucionais. A análise revelou a presença de resistências institucionais para a consolidação do acesso ao ensino superior das populações negras e indígenas. As considerações finais apontam a produção de políticas de permanência para estudantes negros e indígenas como um dos grandes desafios para a democratização do ensino superior público. |
id |
USP-61_c9ad8bc1d6b73534ef422136e8eb2dcd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/197113 |
network_acronym_str |
USP-61 |
network_name_str |
Plural (São Paulo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Relações étnico-raciais no ensino superior em São Paulo: (anti) racismo em pauta Relaciones étnico-raciales y educación superior en São PauloRacial relations in higher education in São Paulo: (anti) racism on the agendaUniversity educationAffirmative Action PoliciesRacial QuotasRacismEducação SuperiorPolíticas de Ações AfirmativasCotas RaciaisRacismoEste artigo é parte da tese de doutorado “Pedagogia a lápis cor de pele: educação das relações étnico-raciais em cursos de pedagogia de universidades públicas localizadas no estado de São Paulo” e recupera o histórico de inserção das políticas de ações afirmativas no ensino superior brasileiro, evidenciando alguns tensionamentos existentes entre demandas dos movimentos negros e resistências institucionais de universidades públicas localizadas em São Paulo. Metodologicamente, foram acessadas pesquisas científicas sobre educação das relações étnico-raciais e ensino superior e, por meio de análise documental, legislações sobre políticas de ações afirmativas e atas de reuniões institucionais. A análise revelou a presença de resistências institucionais para a consolidação do acesso ao ensino superior das populações negras e indígenas. As considerações finais apontam a produção de políticas de permanência para estudantes negros e indígenas como um dos grandes desafios para a democratização do ensino superior público.Este artículo forma parte de la tesis doctoral “Pedagogía en lápiz color piel: educación de las relaciones étnico-raciales en cursos de pedagogía en universidades públicas ubicadas en el estado de São Paulo” y recupera la historia de inserción de políticas de acción afirmativa en la educación superior brasileña , destacando algunas tensiones entre las demandas de los movimientos negros y la resistencia institucional de las universidades públicas ubicadas en São Paulo. Metodológicamente se accedió a investigaciones científicas sobre educación en relaciones étnico-raciales y educación superior y, a través del análisis de documentos, se accedió a legislación sobre políticas de acción afirmativa y actas de reuniones institucionales. El análisis reveló la presencia de resistencias institucionales a la consolidación del acceso a la educación superior de las poblaciones negras e indígenas. Las consideraciones finales apuntan a la producción de políticas de permanencia para estudiantes negros e indígenas como uno de los grandes desafíos para la democratización de la educación superior pública.This article is part of the Ph.D. thesis “Flesh-colored pedagogy: education of ethnic-racial relations in pedagogy courses at public universities in the state of São Paulo”. It outlines the history of the insertion of affirmative action policies in higher education in Brazilian society, by highlighting tensions between the demands of black movements and the institutional resistance from public universities in São Paulo. Methodologically, we follow the scientific research on the education of ethnic-racial relations and higher education and a document analysis of the legislation on affirmative action policies and minutes of institutional meetings. The analysis revealed the presence of institutional resistance to the consolidation of access to higher education for black and indigenous populations. The final considerations point to the production of permanence policies for black and indigenous students as one of the great challenges for the democratization of public higher education.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2022-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/plural/article/view/19711310.11606/issn.2176-8099.pcso.2022.197113Plural; v. 29 n. 01 (2022): Transformações recentes na educação superior brasileira; 101-120Plural; Vol. 29 Núm. 01 (2022): Transformações recentes na educação superior brasileira; 101-120Plural; Vol. 29 No. 01 (2022): Transformações recentes na educação superior brasileira; 101-1202176-80990104-6721reponame:Plural (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/plural/article/view/197113/183625https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/197113/187868Copyright (c) 2022 Política de direitos compartilhadoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Mariana Martha de Cerqueira2022-11-08T13:26:20Zoai:revistas.usp.br:article/197113Revistahttp://www.revistas.usp.br/pluralPUBhttp://www.revistas.usp.br/plural/oaiplural@usp.br||2176-80992176-8099opendoar:2022-11-08T13:26:20Plural (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relações étnico-raciais no ensino superior em São Paulo: (anti) racismo em pauta Relaciones étnico-raciales y educación superior en São Paulo Racial relations in higher education in São Paulo: (anti) racism on the agenda |
title |
Relações étnico-raciais no ensino superior em São Paulo: (anti) racismo em pauta |
spellingShingle |
Relações étnico-raciais no ensino superior em São Paulo: (anti) racismo em pauta Silva, Mariana Martha de Cerqueira University education Affirmative Action Policies Racial Quotas Racism Educação Superior Políticas de Ações Afirmativas Cotas Raciais Racismo |
title_short |
Relações étnico-raciais no ensino superior em São Paulo: (anti) racismo em pauta |
title_full |
Relações étnico-raciais no ensino superior em São Paulo: (anti) racismo em pauta |
title_fullStr |
Relações étnico-raciais no ensino superior em São Paulo: (anti) racismo em pauta |
title_full_unstemmed |
Relações étnico-raciais no ensino superior em São Paulo: (anti) racismo em pauta |
title_sort |
Relações étnico-raciais no ensino superior em São Paulo: (anti) racismo em pauta |
author |
Silva, Mariana Martha de Cerqueira |
author_facet |
Silva, Mariana Martha de Cerqueira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Mariana Martha de Cerqueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
University education Affirmative Action Policies Racial Quotas Racism Educação Superior Políticas de Ações Afirmativas Cotas Raciais Racismo |
topic |
University education Affirmative Action Policies Racial Quotas Racism Educação Superior Políticas de Ações Afirmativas Cotas Raciais Racismo |
description |
Este artigo é parte da tese de doutorado “Pedagogia a lápis cor de pele: educação das relações étnico-raciais em cursos de pedagogia de universidades públicas localizadas no estado de São Paulo” e recupera o histórico de inserção das políticas de ações afirmativas no ensino superior brasileiro, evidenciando alguns tensionamentos existentes entre demandas dos movimentos negros e resistências institucionais de universidades públicas localizadas em São Paulo. Metodologicamente, foram acessadas pesquisas científicas sobre educação das relações étnico-raciais e ensino superior e, por meio de análise documental, legislações sobre políticas de ações afirmativas e atas de reuniões institucionais. A análise revelou a presença de resistências institucionais para a consolidação do acesso ao ensino superior das populações negras e indígenas. As considerações finais apontam a produção de políticas de permanência para estudantes negros e indígenas como um dos grandes desafios para a democratização do ensino superior público. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/197113 10.11606/issn.2176-8099.pcso.2022.197113 |
url |
https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/197113 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2176-8099.pcso.2022.197113 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/197113/183625 https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/197113/187868 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Política de direitos compartilhados http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Política de direitos compartilhados http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Plural; v. 29 n. 01 (2022): Transformações recentes na educação superior brasileira; 101-120 Plural; Vol. 29 Núm. 01 (2022): Transformações recentes na educação superior brasileira; 101-120 Plural; Vol. 29 No. 01 (2022): Transformações recentes na educação superior brasileira; 101-120 2176-8099 0104-6721 reponame:Plural (São Paulo. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Plural (São Paulo. Online) |
collection |
Plural (São Paulo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Plural (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
plural@usp.br|| |
_version_ |
1797221635302883328 |