Razão e afetividade: a saída de Prometeu e a entrada de Orfeu no cenário social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvarenga, Nilza Maria
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Plural (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/76245
Resumo: Este artigo explora as tendências delineadas no processo de mudanças sociais em curso nas sociedades capitalistas ocidentais. Estas sociedades têm em comum uma dimensão simbólica que que abrange representações tais como racionalidade, objetividade, pragmatismo, impessoalidade, utilitarismo, disciplina e neutralidade afetiva. Uma alteração nesse núcleo implica uma revolução no seu modo de ser social. Dentre as diversas tendências, privilegiamos a que aponta para uma reonciliação entre a razão e a afetividade. O universo de análise escolhido é o cinema, por suas características intrínsecas de internacionalismo e de diálogo com as questões cruciais do movimento social. Apresenta-se a análise do filme Bagdá Café.
id USP-61_fcda471a006accbb5e4f61d6021f6787
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/76245
network_acronym_str USP-61
network_name_str Plural (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling Razão e afetividade: a saída de Prometeu e a entrada de Orfeu no cenário socialcinemamodernidaderazãoafetividademudança social.Este artigo explora as tendências delineadas no processo de mudanças sociais em curso nas sociedades capitalistas ocidentais. Estas sociedades têm em comum uma dimensão simbólica que que abrange representações tais como racionalidade, objetividade, pragmatismo, impessoalidade, utilitarismo, disciplina e neutralidade afetiva. Uma alteração nesse núcleo implica uma revolução no seu modo de ser social. Dentre as diversas tendências, privilegiamos a que aponta para uma reonciliação entre a razão e a afetividade. O universo de análise escolhido é o cinema, por suas características intrínsecas de internacionalismo e de diálogo com as questões cruciais do movimento social. Apresenta-se a análise do filme Bagdá Café.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas1998-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Originais"application/pdfhttps://www.revistas.usp.br/plural/article/view/7624510.11606/issn.2176-8099.pcso.1998.76245Plural; v. 5 (1998); 88-98Plural; Vol. 5 (1998); 88-98Plural; Vol. 5 (1998); 88-982176-80990104-6721reponame:Plural (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/plural/article/view/76245/79984Alvarenga, Nilza Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-23T04:00:44Zoai:revistas.usp.br:article/76245Revistahttp://www.revistas.usp.br/pluralPUBhttp://www.revistas.usp.br/plural/oaiplural@usp.br||2176-80992176-8099opendoar:2020-06-23T04:00:44Plural (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Razão e afetividade: a saída de Prometeu e a entrada de Orfeu no cenário social
title Razão e afetividade: a saída de Prometeu e a entrada de Orfeu no cenário social
spellingShingle Razão e afetividade: a saída de Prometeu e a entrada de Orfeu no cenário social
Alvarenga, Nilza Maria
cinema
modernidade
razão
afetividade
mudança social.
title_short Razão e afetividade: a saída de Prometeu e a entrada de Orfeu no cenário social
title_full Razão e afetividade: a saída de Prometeu e a entrada de Orfeu no cenário social
title_fullStr Razão e afetividade: a saída de Prometeu e a entrada de Orfeu no cenário social
title_full_unstemmed Razão e afetividade: a saída de Prometeu e a entrada de Orfeu no cenário social
title_sort Razão e afetividade: a saída de Prometeu e a entrada de Orfeu no cenário social
author Alvarenga, Nilza Maria
author_facet Alvarenga, Nilza Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alvarenga, Nilza Maria
dc.subject.por.fl_str_mv cinema
modernidade
razão
afetividade
mudança social.
topic cinema
modernidade
razão
afetividade
mudança social.
description Este artigo explora as tendências delineadas no processo de mudanças sociais em curso nas sociedades capitalistas ocidentais. Estas sociedades têm em comum uma dimensão simbólica que que abrange representações tais como racionalidade, objetividade, pragmatismo, impessoalidade, utilitarismo, disciplina e neutralidade afetiva. Uma alteração nesse núcleo implica uma revolução no seu modo de ser social. Dentre as diversas tendências, privilegiamos a que aponta para uma reonciliação entre a razão e a afetividade. O universo de análise escolhido é o cinema, por suas características intrínsecas de internacionalismo e de diálogo com as questões cruciais do movimento social. Apresenta-se a análise do filme Bagdá Café.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Originais"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/76245
10.11606/issn.2176-8099.pcso.1998.76245
url https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/76245
identifier_str_mv 10.11606/issn.2176-8099.pcso.1998.76245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/76245/79984
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Plural; v. 5 (1998); 88-98
Plural; Vol. 5 (1998); 88-98
Plural; Vol. 5 (1998); 88-98
2176-8099
0104-6721
reponame:Plural (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Plural (São Paulo. Online)
collection Plural (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv Plural (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv plural@usp.br||
_version_ 1797221634103312384