Cuirizar a educação linguística em espanhol: estranhando famílias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mazzaro, Daniel
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Freitas, Luciana Maria Almeida de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caracol (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/201541
Resumo: Este artigo visa apresentar uma proposta de atividade didática para o ensino médio problematizando a abordagem, na educação linguística em língua espanhola, de questões relativas à família. Apresenta-se uma discussão sobre educação linguística como processo formativo que articula a ampliação da competência linguístico-discursiva de estudantes e o desenvolvimento do pensamento crítico relativo a questões socialmente relevantes (Mazzaro, 2021). Em seguida, o foco se dirige, mais especificamente, a uma educação linguística cuir (Mazzaro, 2021) como proposta para combater o apagamento de identidades dissidentes na escola, principalmente as queer/cuir, tanto no sentido interseccional de raça, etnia e classe social com gênero e sexualidade, em especial, sexualidades não heterossexuais. A atividade apresentada tem como base um texto jornalístico cubano com relatos de diferentes famílias e o aborda a partir de diferentes estratégias de leitura com o objetivo de ‘estranhar’ a naturalização da constituição de famílias.
id USP-62_6d0d9f2c5c0b86af77451009108fb0cf
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/201541
network_acronym_str USP-62
network_name_str Caracol (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling Cuirizar a educação linguística em espanhol: estranhando famíliasCuiring linguistic education in Spanish: stranging familiesQueer/CuirLinguística AplicadaEducação LinguísticaEspanholAtividade DidáticaQueer/CuirApplied LinguisticsLanguage EducationSpanishDidactic ActivityEste artigo visa apresentar uma proposta de atividade didática para o ensino médio problematizando a abordagem, na educação linguística em língua espanhola, de questões relativas à família. Apresenta-se uma discussão sobre educação linguística como processo formativo que articula a ampliação da competência linguístico-discursiva de estudantes e o desenvolvimento do pensamento crítico relativo a questões socialmente relevantes (Mazzaro, 2021). Em seguida, o foco se dirige, mais especificamente, a uma educação linguística cuir (Mazzaro, 2021) como proposta para combater o apagamento de identidades dissidentes na escola, principalmente as queer/cuir, tanto no sentido interseccional de raça, etnia e classe social com gênero e sexualidade, em especial, sexualidades não heterossexuais. A atividade apresentada tem como base um texto jornalístico cubano com relatos de diferentes famílias e o aborda a partir de diferentes estratégias de leitura com o objetivo de ‘estranhar’ a naturalização da constituição de famílias.This article aims to present a proposal for didactic activities for high school, problematizing the approach of issues related to the family in language education in Spanish. A discussion is presented on language education as a constitutive process that articulates the expansion of students' linguistic-discursive competence and the development of critical thinking on socially relevant issues (Mazzaro, 2021). Then, the focus is directed more specifically to a cuir linguistic education (Mazzaro, 2021) as a proposal to combat the erasure of dissident identities in school, especially queer/cuir, both in the intersectional sense of race, ethnicity and social class with gender and sexuality, especially non-heterosexual sexualities. The activity presented is based on a Cuban journalistic text with reports from different families and approaches it from different reading strategies with the objective of ‘stranging’ the naturalization of the constitution of families.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2023-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/20154110.11606/issn.2317-9651.i25p512-542Caracol; n. 25 (2023): (jan-jun 2023) Dossiê: Contribuciones situadas y multidireccionales del pensamiento queer (cuir/kuir) y las disidencias sexo-genéricas en los estudios hispánicos; 512-542Caracol; Núm. 25 (2023): (ene-jun 2023) Dossier: Contribuciones situadas y multidireccionales del pensamiento queer (cuir/kuir) y las disidencias sexo-genéricas en los estudios hispánicos; 512-5422317-96512178-1702reponame:Caracol (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/201541/194434https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/201541/197364Copyright (c) 2023 Daniel Mazzaro, Luciana Maria Almeida de Freitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMazzaro, DanielFreitas, Luciana Maria Almeida deMazzaro, DanielFreitas, Luciana Maria Almeida deMazzaro, DanielFreitas, Luciana Maria Almeida de2023-10-17T12:23:54Zoai:revistas.usp.br:article/201541Revistahttp://www.revistas.usp.br/caracol/indexPUBhttp://www.revistas.usp.br/caracol/oairevista.caracol@usp.br||2317-96512178-1702opendoar:2023-10-17T12:23:54Caracol (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cuirizar a educação linguística em espanhol: estranhando famílias
Cuiring linguistic education in Spanish: stranging families
title Cuirizar a educação linguística em espanhol: estranhando famílias
spellingShingle Cuirizar a educação linguística em espanhol: estranhando famílias
Mazzaro, Daniel
Queer/Cuir
Linguística Aplicada
Educação Linguística
Espanhol
Atividade Didática
Queer/Cuir
Applied Linguistics
Language Education
Spanish
Didactic Activity
title_short Cuirizar a educação linguística em espanhol: estranhando famílias
title_full Cuirizar a educação linguística em espanhol: estranhando famílias
title_fullStr Cuirizar a educação linguística em espanhol: estranhando famílias
title_full_unstemmed Cuirizar a educação linguística em espanhol: estranhando famílias
title_sort Cuirizar a educação linguística em espanhol: estranhando famílias
author Mazzaro, Daniel
author_facet Mazzaro, Daniel
Freitas, Luciana Maria Almeida de
author_role author
author2 Freitas, Luciana Maria Almeida de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mazzaro, Daniel
Freitas, Luciana Maria Almeida de
Mazzaro, Daniel
Freitas, Luciana Maria Almeida de
Mazzaro, Daniel
Freitas, Luciana Maria Almeida de
dc.subject.por.fl_str_mv Queer/Cuir
Linguística Aplicada
Educação Linguística
Espanhol
Atividade Didática
Queer/Cuir
Applied Linguistics
Language Education
Spanish
Didactic Activity
topic Queer/Cuir
Linguística Aplicada
Educação Linguística
Espanhol
Atividade Didática
Queer/Cuir
Applied Linguistics
Language Education
Spanish
Didactic Activity
description Este artigo visa apresentar uma proposta de atividade didática para o ensino médio problematizando a abordagem, na educação linguística em língua espanhola, de questões relativas à família. Apresenta-se uma discussão sobre educação linguística como processo formativo que articula a ampliação da competência linguístico-discursiva de estudantes e o desenvolvimento do pensamento crítico relativo a questões socialmente relevantes (Mazzaro, 2021). Em seguida, o foco se dirige, mais especificamente, a uma educação linguística cuir (Mazzaro, 2021) como proposta para combater o apagamento de identidades dissidentes na escola, principalmente as queer/cuir, tanto no sentido interseccional de raça, etnia e classe social com gênero e sexualidade, em especial, sexualidades não heterossexuais. A atividade apresentada tem como base um texto jornalístico cubano com relatos de diferentes famílias e o aborda a partir de diferentes estratégias de leitura com o objetivo de ‘estranhar’ a naturalização da constituição de famílias.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/201541
10.11606/issn.2317-9651.i25p512-542
url https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/201541
identifier_str_mv 10.11606/issn.2317-9651.i25p512-542
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/201541/194434
https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/201541/197364
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Daniel Mazzaro, Luciana Maria Almeida de Freitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Daniel Mazzaro, Luciana Maria Almeida de Freitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Caracol; n. 25 (2023): (jan-jun 2023) Dossiê: Contribuciones situadas y multidireccionales del pensamiento queer (cuir/kuir) y las disidencias sexo-genéricas en los estudios hispánicos; 512-542
Caracol; Núm. 25 (2023): (ene-jun 2023) Dossier: Contribuciones situadas y multidireccionales del pensamiento queer (cuir/kuir) y las disidencias sexo-genéricas en los estudios hispánicos; 512-542
2317-9651
2178-1702
reponame:Caracol (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Caracol (São Paulo. Online)
collection Caracol (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv Caracol (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revista.caracol@usp.br||
_version_ 1797231604823752704