Cuirizar a educação linguística em espanhol: estranhando famílias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caracol (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/201541 |
Resumo: | Este artigo visa apresentar uma proposta de atividade didática para o ensino médio problematizando a abordagem, na educação linguística em língua espanhola, de questões relativas à família. Apresenta-se uma discussão sobre educação linguística como processo formativo que articula a ampliação da competência linguístico-discursiva de estudantes e o desenvolvimento do pensamento crítico relativo a questões socialmente relevantes (Mazzaro, 2021). Em seguida, o foco se dirige, mais especificamente, a uma educação linguística cuir (Mazzaro, 2021) como proposta para combater o apagamento de identidades dissidentes na escola, principalmente as queer/cuir, tanto no sentido interseccional de raça, etnia e classe social com gênero e sexualidade, em especial, sexualidades não heterossexuais. A atividade apresentada tem como base um texto jornalístico cubano com relatos de diferentes famílias e o aborda a partir de diferentes estratégias de leitura com o objetivo de ‘estranhar’ a naturalização da constituição de famílias. |
id |
USP-62_6d0d9f2c5c0b86af77451009108fb0cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/201541 |
network_acronym_str |
USP-62 |
network_name_str |
Caracol (São Paulo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Cuirizar a educação linguística em espanhol: estranhando famíliasCuiring linguistic education in Spanish: stranging familiesQueer/CuirLinguística AplicadaEducação LinguísticaEspanholAtividade DidáticaQueer/CuirApplied LinguisticsLanguage EducationSpanishDidactic ActivityEste artigo visa apresentar uma proposta de atividade didática para o ensino médio problematizando a abordagem, na educação linguística em língua espanhola, de questões relativas à família. Apresenta-se uma discussão sobre educação linguística como processo formativo que articula a ampliação da competência linguístico-discursiva de estudantes e o desenvolvimento do pensamento crítico relativo a questões socialmente relevantes (Mazzaro, 2021). Em seguida, o foco se dirige, mais especificamente, a uma educação linguística cuir (Mazzaro, 2021) como proposta para combater o apagamento de identidades dissidentes na escola, principalmente as queer/cuir, tanto no sentido interseccional de raça, etnia e classe social com gênero e sexualidade, em especial, sexualidades não heterossexuais. A atividade apresentada tem como base um texto jornalístico cubano com relatos de diferentes famílias e o aborda a partir de diferentes estratégias de leitura com o objetivo de ‘estranhar’ a naturalização da constituição de famílias.This article aims to present a proposal for didactic activities for high school, problematizing the approach of issues related to the family in language education in Spanish. A discussion is presented on language education as a constitutive process that articulates the expansion of students' linguistic-discursive competence and the development of critical thinking on socially relevant issues (Mazzaro, 2021). Then, the focus is directed more specifically to a cuir linguistic education (Mazzaro, 2021) as a proposal to combat the erasure of dissident identities in school, especially queer/cuir, both in the intersectional sense of race, ethnicity and social class with gender and sexuality, especially non-heterosexual sexualities. The activity presented is based on a Cuban journalistic text with reports from different families and approaches it from different reading strategies with the objective of ‘stranging’ the naturalization of the constitution of families.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2023-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/20154110.11606/issn.2317-9651.i25p512-542Caracol; n. 25 (2023): (jan-jun 2023) Dossiê: Contribuciones situadas y multidireccionales del pensamiento queer (cuir/kuir) y las disidencias sexo-genéricas en los estudios hispánicos; 512-542Caracol; Núm. 25 (2023): (ene-jun 2023) Dossier: Contribuciones situadas y multidireccionales del pensamiento queer (cuir/kuir) y las disidencias sexo-genéricas en los estudios hispánicos; 512-5422317-96512178-1702reponame:Caracol (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/201541/194434https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/201541/197364Copyright (c) 2023 Daniel Mazzaro, Luciana Maria Almeida de Freitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMazzaro, DanielFreitas, Luciana Maria Almeida deMazzaro, DanielFreitas, Luciana Maria Almeida deMazzaro, DanielFreitas, Luciana Maria Almeida de2023-10-17T12:23:54Zoai:revistas.usp.br:article/201541Revistahttp://www.revistas.usp.br/caracol/indexPUBhttp://www.revistas.usp.br/caracol/oairevista.caracol@usp.br||2317-96512178-1702opendoar:2023-10-17T12:23:54Caracol (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cuirizar a educação linguística em espanhol: estranhando famílias Cuiring linguistic education in Spanish: stranging families |
title |
Cuirizar a educação linguística em espanhol: estranhando famílias |
spellingShingle |
Cuirizar a educação linguística em espanhol: estranhando famílias Mazzaro, Daniel Queer/Cuir Linguística Aplicada Educação Linguística Espanhol Atividade Didática Queer/Cuir Applied Linguistics Language Education Spanish Didactic Activity |
title_short |
Cuirizar a educação linguística em espanhol: estranhando famílias |
title_full |
Cuirizar a educação linguística em espanhol: estranhando famílias |
title_fullStr |
Cuirizar a educação linguística em espanhol: estranhando famílias |
title_full_unstemmed |
Cuirizar a educação linguística em espanhol: estranhando famílias |
title_sort |
Cuirizar a educação linguística em espanhol: estranhando famílias |
author |
Mazzaro, Daniel |
author_facet |
Mazzaro, Daniel Freitas, Luciana Maria Almeida de |
author_role |
author |
author2 |
Freitas, Luciana Maria Almeida de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mazzaro, Daniel Freitas, Luciana Maria Almeida de Mazzaro, Daniel Freitas, Luciana Maria Almeida de Mazzaro, Daniel Freitas, Luciana Maria Almeida de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Queer/Cuir Linguística Aplicada Educação Linguística Espanhol Atividade Didática Queer/Cuir Applied Linguistics Language Education Spanish Didactic Activity |
topic |
Queer/Cuir Linguística Aplicada Educação Linguística Espanhol Atividade Didática Queer/Cuir Applied Linguistics Language Education Spanish Didactic Activity |
description |
Este artigo visa apresentar uma proposta de atividade didática para o ensino médio problematizando a abordagem, na educação linguística em língua espanhola, de questões relativas à família. Apresenta-se uma discussão sobre educação linguística como processo formativo que articula a ampliação da competência linguístico-discursiva de estudantes e o desenvolvimento do pensamento crítico relativo a questões socialmente relevantes (Mazzaro, 2021). Em seguida, o foco se dirige, mais especificamente, a uma educação linguística cuir (Mazzaro, 2021) como proposta para combater o apagamento de identidades dissidentes na escola, principalmente as queer/cuir, tanto no sentido interseccional de raça, etnia e classe social com gênero e sexualidade, em especial, sexualidades não heterossexuais. A atividade apresentada tem como base um texto jornalístico cubano com relatos de diferentes famílias e o aborda a partir de diferentes estratégias de leitura com o objetivo de ‘estranhar’ a naturalização da constituição de famílias. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/201541 10.11606/issn.2317-9651.i25p512-542 |
url |
https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/201541 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2317-9651.i25p512-542 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/201541/194434 https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/201541/197364 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Daniel Mazzaro, Luciana Maria Almeida de Freitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Daniel Mazzaro, Luciana Maria Almeida de Freitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caracol; n. 25 (2023): (jan-jun 2023) Dossiê: Contribuciones situadas y multidireccionales del pensamiento queer (cuir/kuir) y las disidencias sexo-genéricas en los estudios hispánicos; 512-542 Caracol; Núm. 25 (2023): (ene-jun 2023) Dossier: Contribuciones situadas y multidireccionales del pensamiento queer (cuir/kuir) y las disidencias sexo-genéricas en los estudios hispánicos; 512-542 2317-9651 2178-1702 reponame:Caracol (São Paulo. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Caracol (São Paulo. Online) |
collection |
Caracol (São Paulo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Caracol (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.caracol@usp.br|| |
_version_ |
1797231604823752704 |