O lugar e a abordagem da gramática nas coleções inéditas de língua espanhola aprovadas no PNLD 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mazzaro, Daniel
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caracol (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/161961
Resumo: This essay aims to understand the approach of grammar in the unpublished Spanish collections approved in 2018 PNLD, namely, Sentidos en lengua española and Confluencia. In order to do so, we have consulted the didactic guide book to rescue the perspectives on language teaching and learning, the structuring points of the units which were considered by the authors, as well as how they claim approaching grammar. Then, we have proceeded to the description of the first two units of the first volume pertaining to each collection, with particular attention to the activities and sections in which language skills are at play. We have been able to conclude that the two collections have very close theoretical references, nevertheless, a slight difference in materialization of the approach towards grammar is noticeable. In both cases, however, there are subversions in the preparation of textbooks.
id USP-62_9db2a352b976c88d537a5c1f6760cc0c
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/161961
network_acronym_str USP-62
network_name_str Caracol (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling O lugar e a abordagem da gramática nas coleções inéditas de língua espanhola aprovadas no PNLD 2018The situation and approach of grammar in the unpublished Spanish collections approved in 2018 PNLDLivro didáticoLíngua espanholaPNLD 2018GramáticaTextbooksSpanish2018 PNLDGrammarThis essay aims to understand the approach of grammar in the unpublished Spanish collections approved in 2018 PNLD, namely, Sentidos en lengua española and Confluencia. In order to do so, we have consulted the didactic guide book to rescue the perspectives on language teaching and learning, the structuring points of the units which were considered by the authors, as well as how they claim approaching grammar. Then, we have proceeded to the description of the first two units of the first volume pertaining to each collection, with particular attention to the activities and sections in which language skills are at play. We have been able to conclude that the two collections have very close theoretical references, nevertheless, a slight difference in materialization of the approach towards grammar is noticeable. In both cases, however, there are subversions in the preparation of textbooks.Este artigo tem como objetivo compreender o lugar e a abordagem da gramática nas coleções inéditas de Língua Espanhola aprovadas no PNLD 2018, a saber, Sentidos en lengua española e Confluencia. Para isso, resgataram-se dos guias didáticos das coleções as perspectivas sobre ensino-aprendizagem de línguas e o(s) eixo(s) estruturador(es) das unidades levado(s) em conta pelos autores e como eles dizem que abordam a gramática em suas obras. Passou-se, então, para a descrição das duas primeiras unidades do primeiro volume de cada coleção, com especial atenção para as atividades e seções em que se trabalham os conhecimentos linguísticos. Pôde-se concluir que as duas coleções têm referenciais teóricos bastante próximos, mas materializam de forma um pouco diferente a abordagem da gramática. Nos dois casos, há, no entanto, subversões na elaboração dos livros didáticos.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2020-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/16196110.11606/issn.2317-9651.v0i19p704-733Caracol; Núm. 19 (2020): (jan- jun 2020) Dossiê: A língua espanhola: estudos descritivos, comparativos e sobre aquisição/aprendizagem; 704-733Caracol; n. 19 (2020): (jan- jun 2020) Dossiê: A língua espanhola: estudos descritivos, comparativos e sobre aquisição/aprendizagem; 704-7332317-96512178-1702reponame:Caracol (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/161961/161486https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/161961/184814Copyright (c) 2020 Daniel Mazzarohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMazzaro, Daniel2020-07-01T21:05:53Zoai:revistas.usp.br:article/161961Revistahttp://www.revistas.usp.br/caracol/indexPUBhttp://www.revistas.usp.br/caracol/oairevista.caracol@usp.br||2317-96512178-1702opendoar:2020-07-01T21:05:53Caracol (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O lugar e a abordagem da gramática nas coleções inéditas de língua espanhola aprovadas no PNLD 2018
The situation and approach of grammar in the unpublished Spanish collections approved in 2018 PNLD
title O lugar e a abordagem da gramática nas coleções inéditas de língua espanhola aprovadas no PNLD 2018
spellingShingle O lugar e a abordagem da gramática nas coleções inéditas de língua espanhola aprovadas no PNLD 2018
Mazzaro, Daniel
Livro didático
Língua espanhola
PNLD 2018
Gramática
Textbooks
Spanish
2018 PNLD
Grammar
title_short O lugar e a abordagem da gramática nas coleções inéditas de língua espanhola aprovadas no PNLD 2018
title_full O lugar e a abordagem da gramática nas coleções inéditas de língua espanhola aprovadas no PNLD 2018
title_fullStr O lugar e a abordagem da gramática nas coleções inéditas de língua espanhola aprovadas no PNLD 2018
title_full_unstemmed O lugar e a abordagem da gramática nas coleções inéditas de língua espanhola aprovadas no PNLD 2018
title_sort O lugar e a abordagem da gramática nas coleções inéditas de língua espanhola aprovadas no PNLD 2018
author Mazzaro, Daniel
author_facet Mazzaro, Daniel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mazzaro, Daniel
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
Língua espanhola
PNLD 2018
Gramática
Textbooks
Spanish
2018 PNLD
Grammar
topic Livro didático
Língua espanhola
PNLD 2018
Gramática
Textbooks
Spanish
2018 PNLD
Grammar
description This essay aims to understand the approach of grammar in the unpublished Spanish collections approved in 2018 PNLD, namely, Sentidos en lengua española and Confluencia. In order to do so, we have consulted the didactic guide book to rescue the perspectives on language teaching and learning, the structuring points of the units which were considered by the authors, as well as how they claim approaching grammar. Then, we have proceeded to the description of the first two units of the first volume pertaining to each collection, with particular attention to the activities and sections in which language skills are at play. We have been able to conclude that the two collections have very close theoretical references, nevertheless, a slight difference in materialization of the approach towards grammar is noticeable. In both cases, however, there are subversions in the preparation of textbooks.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/161961
10.11606/issn.2317-9651.v0i19p704-733
url https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/161961
identifier_str_mv 10.11606/issn.2317-9651.v0i19p704-733
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/161961/161486
https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/161961/184814
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Daniel Mazzaro
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Daniel Mazzaro
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Caracol; Núm. 19 (2020): (jan- jun 2020) Dossiê: A língua espanhola: estudos descritivos, comparativos e sobre aquisição/aprendizagem; 704-733
Caracol; n. 19 (2020): (jan- jun 2020) Dossiê: A língua espanhola: estudos descritivos, comparativos e sobre aquisição/aprendizagem; 704-733
2317-9651
2178-1702
reponame:Caracol (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Caracol (São Paulo. Online)
collection Caracol (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv Caracol (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revista.caracol@usp.br||
_version_ 1797231606419685376