A mediação algorítmica nos rituais de consumo e a criatividade programada na cultura sneaker

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Maurício
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Perez, Clotilde, Pompeu, Bruno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signos do Consumo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/204299
Resumo: Este trabalho busca refletir sobre a midiatização dos rituais de consumo na cultura sneaker no contexto publicitário contemporâneo a partir de diálogos teóricos entre a perspectiva sociológica do algorítmo de Gillespie (2018), a antropossemiótica dos rituais de consumo de McCracken (2003) e Perez (2020), e as contribuições de Flusser (2008) sobre a criatividade programada nos usos das imagens técnicas. Como objeto empírico, analisa o lançamento do Gucci Virtual 25 em abril de 2021, um sneaker disponível apenas em realidade aumentada e vendido a US$ 12 no aplicativo da grife italiana. Como resultado, foi possível averiguar que as especificidades nos rituais de compra e uso – mediados algoritmicamente – hipervalorizam a midiatização do ritual de posse que, por sua vez, torna-se o principal atrativo publicitário para o ritual de busca.
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