Análise sociossemiótica do discurso político-partidário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prados, Rosália Maria Netto
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Wuo, Moacir, Bonini, Luci Mendes de Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signos do Consumo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/112207
Resumo: Propõe-se identificar, descrever e analisar a estrutura narrativa de um discurso político partidário, no editorial de uma publicação periódica de um partido político brasileiro, surgido nos anos 80. O objeto de estudo é o editorial na página 2 da edição número 15 da revista Pensar Verde, uma publicação patrocinada pela Fundação Verde Herbet Daniel, ligada ao Partido Verde. Esta revista encontra-se numa plataforma de aceso aberto para publicação de livros e revistas intitulada ISSU. É um estudo do discurso, cuja metodologia baseia-se na Semiótica, mais especificamente na Sociossemiótica, pois trata-se de um estudo de discursos sociais, cujos sujeitos enunciador e enunciatário são coletivos, ou grupos sociais, ou partidos políticos.
id USP-63_17145a16cfd1c9ed9e4eb6ca8e557eaf
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/112207
network_acronym_str USP-63
network_name_str Signos do Consumo
repository_id_str
spelling Análise sociossemiótica do discurso político-partidárioAnálisis socio semiótica del discurso de un partido políticoSocio semiotics analysis of a discourse of a political partypolitics discoursesocio semioticspolitics partydiscurso políticosocio semióticapartido políticodiscurso políticosociossemióticapartido políticoPropõe-se identificar, descrever e analisar a estrutura narrativa de um discurso político partidário, no editorial de uma publicação periódica de um partido político brasileiro, surgido nos anos 80. O objeto de estudo é o editorial na página 2 da edição número 15 da revista Pensar Verde, uma publicação patrocinada pela Fundação Verde Herbet Daniel, ligada ao Partido Verde. Esta revista encontra-se numa plataforma de aceso aberto para publicação de livros e revistas intitulada ISSU. É um estudo do discurso, cuja metodologia baseia-se na Semiótica, mais especificamente na Sociossemiótica, pois trata-se de um estudo de discursos sociais, cujos sujeitos enunciador e enunciatário são coletivos, ou grupos sociais, ou partidos políticos.Este trabajo se propone identificar, describir y analizar la estructura narrativa de un discurso político partidista una revista de un partido político brasileño que surgió en los años 80. El objeto de esta investigación es el editorial en la página 2 de la 15ª edición de la revista Pense Verde (Piensa Verde), una publicación patrocinada por Fundación Verde Herbet Daniel, vinculada al Partido Verde. Esta revista es una plataforma de acceso abierto a la publicación de libros y revistas con derecho ISSU. Se trata de un estudio del discurso, cuya metodología se basa en la semiótica, específicamente en la semiótica Socio porque es un estudio de los discursos sociales, cuya enunciación y sujeto enunciatário son colectivos o grupos sociales o partidos políticos.This paper intends to identify, describe and analyze the narrative structure of a partisan political speech a magazine of a Brazilian political party that emerged in the 80s. The subject of this research is the editorial on page 2 of the 15th edition of the magazine Pense Verde (Think Green), a publication sponsored by Herbet Daniel Green Foundation, linked to the Green Party. This magazine is an open access platform for publication of books and magazines entitled ISSU. This is a study of discourse, whose methodology is based on semiotics, specifically in Socio semiotics because it is a study of social discourses, whose enunciating subject and enunciatee are collective, or social groups, or political parties.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/11220710.11606/issn.1984-5057.v7i2p191-204Signos do Consumo; v. 7 n. 2 (2015): Consumo, perspectivas mercadológicas e socioculturais em foco; 191-2041984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/112207/110201Copyright (c) 2018 Rosália Maria Netto Prados, Moacir Wuo, Luci Mendes de Melo Boniniinfo:eu-repo/semantics/openAccessPrados, Rosália Maria NettoWuo, MoacirBonini, Luci Mendes de Melo2019-04-01T12:55:40Zoai:revistas.usp.br:article/112207Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2019-04-01T12:55:40Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise sociossemiótica do discurso político-partidário
Análisis socio semiótica del discurso de un partido político
Socio semiotics analysis of a discourse of a political party
title Análise sociossemiótica do discurso político-partidário
spellingShingle Análise sociossemiótica do discurso político-partidário
Prados, Rosália Maria Netto
politics discourse
socio semiotics
politics party
discurso político
socio semiótica
partido político
discurso político
sociossemiótica
partido político
title_short Análise sociossemiótica do discurso político-partidário
title_full Análise sociossemiótica do discurso político-partidário
title_fullStr Análise sociossemiótica do discurso político-partidário
title_full_unstemmed Análise sociossemiótica do discurso político-partidário
title_sort Análise sociossemiótica do discurso político-partidário
author Prados, Rosália Maria Netto
author_facet Prados, Rosália Maria Netto
Wuo, Moacir
Bonini, Luci Mendes de Melo
author_role author
author2 Wuo, Moacir
Bonini, Luci Mendes de Melo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prados, Rosália Maria Netto
Wuo, Moacir
Bonini, Luci Mendes de Melo
dc.subject.por.fl_str_mv politics discourse
socio semiotics
politics party
discurso político
socio semiótica
partido político
discurso político
sociossemiótica
partido político
topic politics discourse
socio semiotics
politics party
discurso político
socio semiótica
partido político
discurso político
sociossemiótica
partido político
description Propõe-se identificar, descrever e analisar a estrutura narrativa de um discurso político partidário, no editorial de uma publicação periódica de um partido político brasileiro, surgido nos anos 80. O objeto de estudo é o editorial na página 2 da edição número 15 da revista Pensar Verde, uma publicação patrocinada pela Fundação Verde Herbet Daniel, ligada ao Partido Verde. Esta revista encontra-se numa plataforma de aceso aberto para publicação de livros e revistas intitulada ISSU. É um estudo do discurso, cuja metodologia baseia-se na Semiótica, mais especificamente na Sociossemiótica, pois trata-se de um estudo de discursos sociais, cujos sujeitos enunciador e enunciatário são coletivos, ou grupos sociais, ou partidos políticos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/112207
10.11606/issn.1984-5057.v7i2p191-204
url https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/112207
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-5057.v7i2p191-204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/112207/110201
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Rosália Maria Netto Prados, Moacir Wuo, Luci Mendes de Melo Bonini
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Rosália Maria Netto Prados, Moacir Wuo, Luci Mendes de Melo Bonini
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Signos do Consumo; v. 7 n. 2 (2015): Consumo, perspectivas mercadológicas e socioculturais em foco; 191-204
1984-5057
reponame:Signos do Consumo
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Signos do Consumo
collection Signos do Consumo
repository.name.fl_str_mv Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br
_version_ 1797068855922655232