Análise sociossemiótica do discurso político-partidário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signos do Consumo |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/112207 |
Resumo: | Propõe-se identificar, descrever e analisar a estrutura narrativa de um discurso político partidário, no editorial de uma publicação periódica de um partido político brasileiro, surgido nos anos 80. O objeto de estudo é o editorial na página 2 da edição número 15 da revista Pensar Verde, uma publicação patrocinada pela Fundação Verde Herbet Daniel, ligada ao Partido Verde. Esta revista encontra-se numa plataforma de aceso aberto para publicação de livros e revistas intitulada ISSU. É um estudo do discurso, cuja metodologia baseia-se na Semiótica, mais especificamente na Sociossemiótica, pois trata-se de um estudo de discursos sociais, cujos sujeitos enunciador e enunciatário são coletivos, ou grupos sociais, ou partidos políticos. |
id |
USP-63_17145a16cfd1c9ed9e4eb6ca8e557eaf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/112207 |
network_acronym_str |
USP-63 |
network_name_str |
Signos do Consumo |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise sociossemiótica do discurso político-partidárioAnálisis socio semiótica del discurso de un partido políticoSocio semiotics analysis of a discourse of a political partypolitics discoursesocio semioticspolitics partydiscurso políticosocio semióticapartido políticodiscurso políticosociossemióticapartido políticoPropõe-se identificar, descrever e analisar a estrutura narrativa de um discurso político partidário, no editorial de uma publicação periódica de um partido político brasileiro, surgido nos anos 80. O objeto de estudo é o editorial na página 2 da edição número 15 da revista Pensar Verde, uma publicação patrocinada pela Fundação Verde Herbet Daniel, ligada ao Partido Verde. Esta revista encontra-se numa plataforma de aceso aberto para publicação de livros e revistas intitulada ISSU. É um estudo do discurso, cuja metodologia baseia-se na Semiótica, mais especificamente na Sociossemiótica, pois trata-se de um estudo de discursos sociais, cujos sujeitos enunciador e enunciatário são coletivos, ou grupos sociais, ou partidos políticos.Este trabajo se propone identificar, describir y analizar la estructura narrativa de un discurso político partidista una revista de un partido político brasileño que surgió en los años 80. El objeto de esta investigación es el editorial en la página 2 de la 15ª edición de la revista Pense Verde (Piensa Verde), una publicación patrocinada por Fundación Verde Herbet Daniel, vinculada al Partido Verde. Esta revista es una plataforma de acceso abierto a la publicación de libros y revistas con derecho ISSU. Se trata de un estudio del discurso, cuya metodología se basa en la semiótica, específicamente en la semiótica Socio porque es un estudio de los discursos sociales, cuya enunciación y sujeto enunciatário son colectivos o grupos sociales o partidos políticos.This paper intends to identify, describe and analyze the narrative structure of a partisan political speech a magazine of a Brazilian political party that emerged in the 80s. The subject of this research is the editorial on page 2 of the 15th edition of the magazine Pense Verde (Think Green), a publication sponsored by Herbet Daniel Green Foundation, linked to the Green Party. This magazine is an open access platform for publication of books and magazines entitled ISSU. This is a study of discourse, whose methodology is based on semiotics, specifically in Socio semiotics because it is a study of social discourses, whose enunciating subject and enunciatee are collective, or social groups, or political parties.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/11220710.11606/issn.1984-5057.v7i2p191-204Signos do Consumo; v. 7 n. 2 (2015): Consumo, perspectivas mercadológicas e socioculturais em foco; 191-2041984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/112207/110201Copyright (c) 2018 Rosália Maria Netto Prados, Moacir Wuo, Luci Mendes de Melo Boniniinfo:eu-repo/semantics/openAccessPrados, Rosália Maria NettoWuo, MoacirBonini, Luci Mendes de Melo2019-04-01T12:55:40Zoai:revistas.usp.br:article/112207Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2019-04-01T12:55:40Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise sociossemiótica do discurso político-partidário Análisis socio semiótica del discurso de un partido político Socio semiotics analysis of a discourse of a political party |
title |
Análise sociossemiótica do discurso político-partidário |
spellingShingle |
Análise sociossemiótica do discurso político-partidário Prados, Rosália Maria Netto politics discourse socio semiotics politics party discurso político socio semiótica partido político discurso político sociossemiótica partido político |
title_short |
Análise sociossemiótica do discurso político-partidário |
title_full |
Análise sociossemiótica do discurso político-partidário |
title_fullStr |
Análise sociossemiótica do discurso político-partidário |
title_full_unstemmed |
Análise sociossemiótica do discurso político-partidário |
title_sort |
Análise sociossemiótica do discurso político-partidário |
author |
Prados, Rosália Maria Netto |
author_facet |
Prados, Rosália Maria Netto Wuo, Moacir Bonini, Luci Mendes de Melo |
author_role |
author |
author2 |
Wuo, Moacir Bonini, Luci Mendes de Melo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prados, Rosália Maria Netto Wuo, Moacir Bonini, Luci Mendes de Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
politics discourse socio semiotics politics party discurso político socio semiótica partido político discurso político sociossemiótica partido político |
topic |
politics discourse socio semiotics politics party discurso político socio semiótica partido político discurso político sociossemiótica partido político |
description |
Propõe-se identificar, descrever e analisar a estrutura narrativa de um discurso político partidário, no editorial de uma publicação periódica de um partido político brasileiro, surgido nos anos 80. O objeto de estudo é o editorial na página 2 da edição número 15 da revista Pensar Verde, uma publicação patrocinada pela Fundação Verde Herbet Daniel, ligada ao Partido Verde. Esta revista encontra-se numa plataforma de aceso aberto para publicação de livros e revistas intitulada ISSU. É um estudo do discurso, cuja metodologia baseia-se na Semiótica, mais especificamente na Sociossemiótica, pois trata-se de um estudo de discursos sociais, cujos sujeitos enunciador e enunciatário são coletivos, ou grupos sociais, ou partidos políticos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo não avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/112207 10.11606/issn.1984-5057.v7i2p191-204 |
url |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/112207 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1984-5057.v7i2p191-204 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/112207/110201 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Rosália Maria Netto Prados, Moacir Wuo, Luci Mendes de Melo Bonini info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Rosália Maria Netto Prados, Moacir Wuo, Luci Mendes de Melo Bonini |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signos do Consumo; v. 7 n. 2 (2015): Consumo, perspectivas mercadológicas e socioculturais em foco; 191-204 1984-5057 reponame:Signos do Consumo instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Signos do Consumo |
collection |
Signos do Consumo |
repository.name.fl_str_mv |
Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br |
_version_ |
1797068855922655232 |