O discurso político-educacional contra o bullying: uma abordagem sociossemiótica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prados, Rosália Maria Netto
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Oliveira, Marinete Pereira de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/110440
Resumo: Este artigo apresenta uma pesquisa cujo objetivo é analisar o discurso manifestado no texto do slogan de uma campanha da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, promovida pelo Sistema de Proteção Escolar que, em parceria com o canal Cartoon Network, incentiva a denúncia como mecanismo de prevenção e combate ao bullying. Fundamenta-se na teoria semiótica greimasiana e nos princípios da semiótica visual para compreensão do discurso subjacente ao texto. De acordo com a análise sociossemiótica do discurso, pretende-se descrever a estrutura narrativa da campanha, as relações entre sujeitos e objetos de valor, a fim de identificar mecanismos de persuasão e manipulação.
id USP-71_f3eb8c0a3f14264dbada08e4be14690b
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/110440
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling O discurso político-educacional contra o bullying: uma abordagem sociossemióticaThe political-educational discourse against bullying: a socio-semiotics approachanálise do discursobullyingeducaçãosemióticasociossemióticaEducaçãoMediaçãoDiscursodiscourse analysisbullyingeducationsemioticssocio-semioticsEducationMediationDiscourseEste artigo apresenta uma pesquisa cujo objetivo é analisar o discurso manifestado no texto do slogan de uma campanha da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, promovida pelo Sistema de Proteção Escolar que, em parceria com o canal Cartoon Network, incentiva a denúncia como mecanismo de prevenção e combate ao bullying. Fundamenta-se na teoria semiótica greimasiana e nos princípios da semiótica visual para compreensão do discurso subjacente ao texto. De acordo com a análise sociossemiótica do discurso, pretende-se descrever a estrutura narrativa da campanha, as relações entre sujeitos e objetos de valor, a fim de identificar mecanismos de persuasão e manipulação.This article presents a survey whose objective is to analyze the speech manifested in the slogan of a campaign for the São Paulo State Secretary of Education, promoted by the School Protection System, that, in a partnership with the Cartoon Network, encourages the delation as a mechanism to prevent and combat bullying. It is based on Greimasian semiotic theory and in the principles of visual semiotics to understand the text underlying the speech. According to the socio-semiotics discourse analysis, we intend to describe the narrative structure of the campaign, the relationships between subjects and objects of value, in order to identify mechanisms of persuasion and manipulation.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2017-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/11044010.11606/issn.2316-9125.v22i2p37-47Comunicação & Educação; v. 22 n. 2 (2017): Letramento e tecnologias da informação: mediações possíveis; 37-47Comunicação & Educação; Vol. 22 No. 2 (2017): Letramento e tecnologias da informação: mediações possíveis; 37-47Comunicação & Educação; Vol. 22 Núm. 2 (2017): Letramento e tecnologias da informação: mediações possíveis; 37-472316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/110440/135563https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/110440/138578Copyright (c) 2017 Comunicação & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPrados, Rosália Maria NettoOliveira, Marinete Pereira de Souza2018-03-12T14:24:54Zoai:revistas.usp.br:article/110440Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:21.566678Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O discurso político-educacional contra o bullying: uma abordagem sociossemiótica
The political-educational discourse against bullying: a socio-semiotics approach
title O discurso político-educacional contra o bullying: uma abordagem sociossemiótica
spellingShingle O discurso político-educacional contra o bullying: uma abordagem sociossemiótica
Prados, Rosália Maria Netto
análise do discurso
bullying
educação
semiótica
sociossemiótica
Educação
Mediação
Discurso
discourse analysis
bullying
education
semiotics
socio-semiotics
Education
Mediation
Discourse
title_short O discurso político-educacional contra o bullying: uma abordagem sociossemiótica
title_full O discurso político-educacional contra o bullying: uma abordagem sociossemiótica
title_fullStr O discurso político-educacional contra o bullying: uma abordagem sociossemiótica
title_full_unstemmed O discurso político-educacional contra o bullying: uma abordagem sociossemiótica
title_sort O discurso político-educacional contra o bullying: uma abordagem sociossemiótica
author Prados, Rosália Maria Netto
author_facet Prados, Rosália Maria Netto
Oliveira, Marinete Pereira de Souza
author_role author
author2 Oliveira, Marinete Pereira de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prados, Rosália Maria Netto
Oliveira, Marinete Pereira de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv análise do discurso
bullying
educação
semiótica
sociossemiótica
Educação
Mediação
Discurso
discourse analysis
bullying
education
semiotics
socio-semiotics
Education
Mediation
Discourse
topic análise do discurso
bullying
educação
semiótica
sociossemiótica
Educação
Mediação
Discurso
discourse analysis
bullying
education
semiotics
socio-semiotics
Education
Mediation
Discourse
description Este artigo apresenta uma pesquisa cujo objetivo é analisar o discurso manifestado no texto do slogan de uma campanha da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, promovida pelo Sistema de Proteção Escolar que, em parceria com o canal Cartoon Network, incentiva a denúncia como mecanismo de prevenção e combate ao bullying. Fundamenta-se na teoria semiótica greimasiana e nos princípios da semiótica visual para compreensão do discurso subjacente ao texto. De acordo com a análise sociossemiótica do discurso, pretende-se descrever a estrutura narrativa da campanha, as relações entre sujeitos e objetos de valor, a fim de identificar mecanismos de persuasão e manipulação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/110440
10.11606/issn.2316-9125.v22i2p37-47
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/110440
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v22i2p37-47
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/110440/135563
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/110440/138578
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Comunicação & Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Comunicação & Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 22 n. 2 (2017): Letramento e tecnologias da informação: mediações possíveis; 37-47
Comunicação & Educação; Vol. 22 No. 2 (2017): Letramento e tecnologias da informação: mediações possíveis; 37-47
Comunicação & Educação; Vol. 22 Núm. 2 (2017): Letramento e tecnologias da informação: mediações possíveis; 37-47
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047092093386752