O discurso político-educacional contra o bullying: uma abordagem sociossemiótica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/110440 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma pesquisa cujo objetivo é analisar o discurso manifestado no texto do slogan de uma campanha da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, promovida pelo Sistema de Proteção Escolar que, em parceria com o canal Cartoon Network, incentiva a denúncia como mecanismo de prevenção e combate ao bullying. Fundamenta-se na teoria semiótica greimasiana e nos princípios da semiótica visual para compreensão do discurso subjacente ao texto. De acordo com a análise sociossemiótica do discurso, pretende-se descrever a estrutura narrativa da campanha, as relações entre sujeitos e objetos de valor, a fim de identificar mecanismos de persuasão e manipulação. |
id |
USP-71_f3eb8c0a3f14264dbada08e4be14690b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/110440 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O discurso político-educacional contra o bullying: uma abordagem sociossemióticaThe political-educational discourse against bullying: a socio-semiotics approachanálise do discursobullyingeducaçãosemióticasociossemióticaEducaçãoMediaçãoDiscursodiscourse analysisbullyingeducationsemioticssocio-semioticsEducationMediationDiscourseEste artigo apresenta uma pesquisa cujo objetivo é analisar o discurso manifestado no texto do slogan de uma campanha da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, promovida pelo Sistema de Proteção Escolar que, em parceria com o canal Cartoon Network, incentiva a denúncia como mecanismo de prevenção e combate ao bullying. Fundamenta-se na teoria semiótica greimasiana e nos princípios da semiótica visual para compreensão do discurso subjacente ao texto. De acordo com a análise sociossemiótica do discurso, pretende-se descrever a estrutura narrativa da campanha, as relações entre sujeitos e objetos de valor, a fim de identificar mecanismos de persuasão e manipulação.This article presents a survey whose objective is to analyze the speech manifested in the slogan of a campaign for the São Paulo State Secretary of Education, promoted by the School Protection System, that, in a partnership with the Cartoon Network, encourages the delation as a mechanism to prevent and combat bullying. It is based on Greimasian semiotic theory and in the principles of visual semiotics to understand the text underlying the speech. According to the socio-semiotics discourse analysis, we intend to describe the narrative structure of the campaign, the relationships between subjects and objects of value, in order to identify mechanisms of persuasion and manipulation.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2017-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/11044010.11606/issn.2316-9125.v22i2p37-47Comunicação & Educação; v. 22 n. 2 (2017): Letramento e tecnologias da informação: mediações possíveis; 37-47Comunicação & Educação; Vol. 22 No. 2 (2017): Letramento e tecnologias da informação: mediações possíveis; 37-47Comunicação & Educação; Vol. 22 Núm. 2 (2017): Letramento e tecnologias da informação: mediações possíveis; 37-472316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/110440/135563https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/110440/138578Copyright (c) 2017 Comunicação & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPrados, Rosália Maria NettoOliveira, Marinete Pereira de Souza2018-03-12T14:24:54Zoai:revistas.usp.br:article/110440Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:21.566678Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O discurso político-educacional contra o bullying: uma abordagem sociossemiótica The political-educational discourse against bullying: a socio-semiotics approach |
title |
O discurso político-educacional contra o bullying: uma abordagem sociossemiótica |
spellingShingle |
O discurso político-educacional contra o bullying: uma abordagem sociossemiótica Prados, Rosália Maria Netto análise do discurso bullying educação semiótica sociossemiótica Educação Mediação Discurso discourse analysis bullying education semiotics socio-semiotics Education Mediation Discourse |
title_short |
O discurso político-educacional contra o bullying: uma abordagem sociossemiótica |
title_full |
O discurso político-educacional contra o bullying: uma abordagem sociossemiótica |
title_fullStr |
O discurso político-educacional contra o bullying: uma abordagem sociossemiótica |
title_full_unstemmed |
O discurso político-educacional contra o bullying: uma abordagem sociossemiótica |
title_sort |
O discurso político-educacional contra o bullying: uma abordagem sociossemiótica |
author |
Prados, Rosália Maria Netto |
author_facet |
Prados, Rosália Maria Netto Oliveira, Marinete Pereira de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Marinete Pereira de Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prados, Rosália Maria Netto Oliveira, Marinete Pereira de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
análise do discurso bullying educação semiótica sociossemiótica Educação Mediação Discurso discourse analysis bullying education semiotics socio-semiotics Education Mediation Discourse |
topic |
análise do discurso bullying educação semiótica sociossemiótica Educação Mediação Discurso discourse analysis bullying education semiotics socio-semiotics Education Mediation Discourse |
description |
Este artigo apresenta uma pesquisa cujo objetivo é analisar o discurso manifestado no texto do slogan de uma campanha da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, promovida pelo Sistema de Proteção Escolar que, em parceria com o canal Cartoon Network, incentiva a denúncia como mecanismo de prevenção e combate ao bullying. Fundamenta-se na teoria semiótica greimasiana e nos princípios da semiótica visual para compreensão do discurso subjacente ao texto. De acordo com a análise sociossemiótica do discurso, pretende-se descrever a estrutura narrativa da campanha, as relações entre sujeitos e objetos de valor, a fim de identificar mecanismos de persuasão e manipulação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/110440 10.11606/issn.2316-9125.v22i2p37-47 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/110440 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v22i2p37-47 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/110440/135563 https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/110440/138578 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Comunicação & Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Comunicação & Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 22 n. 2 (2017): Letramento e tecnologias da informação: mediações possíveis; 37-47 Comunicação & Educação; Vol. 22 No. 2 (2017): Letramento e tecnologias da informação: mediações possíveis; 37-47 Comunicação & Educação; Vol. 22 Núm. 2 (2017): Letramento e tecnologias da informação: mediações possíveis; 37-47 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047092093386752 |