Sociedade do cansaço e ideário neoliberal: a abordagem do tema burnout em mídia de negócios no Brasil
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Signos do Consumo |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/205035 |
Resumo: | O presente artigo se debruça sobre o espraiamento da ideologia neoliberal na sociedade contemporânea e seus impactos no mundo do trabalho, vislumbrando igualmente suas imbricações com a comunicação e a cultura do management. O objetivo é compreender como o ideário neoliberal tem se entranhado em diferentes âmbitos da vida cotidiana, chegando a constituir o que o filósofo sul-coreano Byung-Chul Han cunhou como “sociedade do cansaço”. Nela, a produtividade é superlativa e causa adoecimento, a exemplo da Síndrome de Burnout. O objeto de estudo da pesquisa diz respeito ao portal Exame, principal mídia de negócios do Brasil, a partir de um recorte que considera tanto o conteúdo editorial sobre a Síndrome do Burnout quanto a iniciativa de marketing subjacente a esse tema. A partir de conteúdos selecionados, foram realizadas análises de modo a depreender a construção de opiniões e geração de sentidos que reforçam o ideário neoliberal e os pilares da sociedade da produtividade, outra nomenclatura utilizada por Han para identificar a chamada sociedade do cansaço. |
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Sociedade do cansaço e ideário neoliberal: a abordagem do tema burnout em mídia de negócios no BrasilThe Burnout Society and neoliberal ideology: the Brazilian business media approach to the theme of burnoutLa Sociedad del Cansancio y la ideología neoliberal: el enfoque de los medios empresariales brasileños sobre el tema del burnoutCommunication and workBurnoutThe Burnout SocietyNeoliberalismManagement cultureComunicação e trabalhoBurnoutSociedade do CansaçoNeoliberalismoCultura do managementComunicación y trabajoBurnoutSociedad del CansancioNeoliberalismoCultura de gestiónO presente artigo se debruça sobre o espraiamento da ideologia neoliberal na sociedade contemporânea e seus impactos no mundo do trabalho, vislumbrando igualmente suas imbricações com a comunicação e a cultura do management. O objetivo é compreender como o ideário neoliberal tem se entranhado em diferentes âmbitos da vida cotidiana, chegando a constituir o que o filósofo sul-coreano Byung-Chul Han cunhou como “sociedade do cansaço”. Nela, a produtividade é superlativa e causa adoecimento, a exemplo da Síndrome de Burnout. O objeto de estudo da pesquisa diz respeito ao portal Exame, principal mídia de negócios do Brasil, a partir de um recorte que considera tanto o conteúdo editorial sobre a Síndrome do Burnout quanto a iniciativa de marketing subjacente a esse tema. A partir de conteúdos selecionados, foram realizadas análises de modo a depreender a construção de opiniões e geração de sentidos que reforçam o ideário neoliberal e os pilares da sociedade da produtividade, outra nomenclatura utilizada por Han para identificar a chamada sociedade do cansaço.Este artículo se centra en la difusión de la ideología neoliberal en la sociedad contemporánea y sus impactos en el mundo del trabajo al analizar también las relaciones con la cultura de la comunicación y la gestión. Su objetivo es comprender cómo la ideología neoliberal se ha arraigado en diferentes ámbitos de la vida cotidiana y llega a constituir lo que el filósofo surcoreano Byung-Chul Han acuñó como “la sociedad del cansancio”. En esta, la productividad es superlativa y provoca enfermedades, como el síndrome de Burnout. Se utiliza como objeto de estudio el portal Exame, el principal medio de comunicación empresarial de Brasil, a partir de un clipping que considera tanto un contenido editorial sobre el síndrome de Burnout como una iniciativa de marketing subyacente a este tema. A partir de los contenidos seleccionados se realizaron un análisis para inferir la construcción de opiniones y generación de significados que refuercen la ideología neoliberal y los pilares de la sociedad de la productividad, otro término que utiliza Han para identificar a la sociedad del cansancio.This article focuses on the spread of neoliberal ideology in contemporary society and its impacts on the world of work, also looking at the imbrications with communication and management culture. The objective is to understand how the neoliberal ideology has been ingrained in different areas of daily life, coming to constitute what the South Korean philosopher Byung-Chul Han coined as “the burnout society.” In it, productivity is superlative and causes illness, such as the Burnout Syndrome. The object of study of the research concerns the portal Exame, the main business media in Brazil, based on a clipping that considers both the editorial content on Burnout Syndrome and the marketing initiative underlying this theme. Based on the selected contents, analyzes were carried out to infer the construction of opinions and generation of meanings that reinforce the neoliberal ideology and the pillars of the productivity society, another nomenclature used by Han to identify the burnout society.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/20503510.11606/issn.1984-5057.v14i2e205035Signos do Consumo; v. 14 n. 2 (2022): As novas lógicas publicitárias e as manifestações despublicitarizadas dos signos do consumo; e2050351984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/205035/190453https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/205035/200613Copyright (c) 2023 Luiz Alberto de Farias, Dimas A. Künsch , Thaís Regina Aiellohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFarias, Luiz Alberto deKünsch , Dimas A.Aiello, Thaís Regina2023-12-05T18:28:33Zoai:revistas.usp.br:article/205035Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2023-12-05T18:28:33Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false |
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