Estratégia de publicidade da J&B Spain em relação à diversidade de identidade de gênero e orientação sexual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hernández Gómez, Onésimo Samuel
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signos do Consumo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/217907
Resumo: A publicidade surge como uma ferramenta poderosa para promover mudanças sociais, adotando e comunicando valores que tornam as marcas defensoras de diversas causas. Diante da concorrência acirrada no mercado, as empresas, como a marca de bebidas J&B, buscam se diferenciar alinhando-se aos valores que são tendência na sociedade. No período entre 2021 e 2023, a J&B elaborou uma estratégia de publicidade que posiciona a marca como defensora da diversidade sexual e de gênero, baseando sua abordagem em conceitos como sensualidade e "gayzismo natalino". Essa abordagem não apenas busca sensibilizar o público urbano e rural para essas realidades, mas também projetar a marca como moderna e progressista. Por meio de estratégias inovadoras, uma narrativa poderosa e o uso de símbolos poderosos, a J&B está estabelecendo uma referência na promoção de valores de respeito e tolerância em sua identidade de marca.
id USP-63_1d5e71ac085066239acda911555cf34a
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/217907
network_acronym_str USP-63
network_name_str Signos do Consumo
repository_id_str
spelling Estratégia de publicidade da J&B Spain em relação à diversidade de identidade de gênero e orientação sexualLA ESTRATEGIA PUBLICITARIA DE J&B ESPAÑA EN TORNO A LA DIVERSIDAD DE IDENTIDAD DE GÉNERO Y ORIENTACIÓN SEXUALJ&B Spain’s advertising strategy around gender identity and sexual orientation diversityPublicidaddivesidad de géneroDiversidade sexualPosicionamento de marcaLGBTIQ PublicidadeDiversidade de gêneroDiversidade sexualPosicionamento de marcaLGBTIQ AdvertisingGender diversitySexual diversityBrand positioningLGBTIQ A publicidade surge como uma ferramenta poderosa para promover mudanças sociais, adotando e comunicando valores que tornam as marcas defensoras de diversas causas. Diante da concorrência acirrada no mercado, as empresas, como a marca de bebidas J&B, buscam se diferenciar alinhando-se aos valores que são tendência na sociedade. No período entre 2021 e 2023, a J&B elaborou uma estratégia de publicidade que posiciona a marca como defensora da diversidade sexual e de gênero, baseando sua abordagem em conceitos como sensualidade e "gayzismo natalino". Essa abordagem não apenas busca sensibilizar o público urbano e rural para essas realidades, mas também projetar a marca como moderna e progressista. Por meio de estratégias inovadoras, uma narrativa poderosa e o uso de símbolos poderosos, a J&B está estabelecendo uma referência na promoção de valores de respeito e tolerância em sua identidade de marca.La publicidad emerge como una herramienta poderosa para impulsar el cambio social al adoptar y comunicar valores que convierten a las marcas en defensoras de diversas causas. Ante la competencia feroz en el mercado, las empresas, como la marca de bebidas J&B, buscan diferenciarse al alinearse con valores en tendencia en la sociedad. En el periodo entre 2021 y 2023, J&B ha forjado una estrategia publicitaria que posiciona a la marca como defensora de la diversidad de género y sexual, fundamentando su enfoque en conceptos como el sexilio y la "homosexoledad navideña". Este enfoque no solo busca sensibilizar a audiencias urbanas y rurales sobre estas realidades, sino que también pretende proyectar a la marca como moderna y progresista. A través de estrategias innovadoras, narrativas impactantes y el uso de símbolos poderosos, J&B se erige como un referente en la promoción de valores de respeto y tolerancia en su identidad de marca.Advertising emerges as a powerful tool to drive social change by embracing and communicating values that make brands advocates for diverse causes. In the face of fierce competition in the marketplace, companies, such as beverage brand J&B, seek to differentiate themselves by aligning themselves with values that are trending in society. In the period between 2021 and 2023, J&B has forged an advertising strategy that positions the brand as an advocate for gender and sexual diversity, basing its approach on concepts such as sexiness and "Christmas gayness". This approach not only seeks to sensitise urban and rural audiences to these realities, but also to project the brand as modern and progressive. Through innovative strategies, powerful storytelling and the use of powerful symbols, J&B is setting a benchmark in promoting values of respect and tolerance in its brand identity.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/21790710.11606/issn.1984-5057.v15i2e217907Signos do Consumo; v. 15 n. 2 (2023): Signos do consumo em múltiplas percepções e abordagens; e2179071984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/217907/202418https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/217907/203833Copyright (c) 2023 Onésimo Samuel Hernández Gómezhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHernández Gómez, Onésimo SamuelHernández Gómez, Onésimo Samuel2024-04-19T21:46:56Zoai:revistas.usp.br:article/217907Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2024-04-19T21:46:56Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégia de publicidade da J&B Spain em relação à diversidade de identidade de gênero e orientação sexual
LA ESTRATEGIA PUBLICITARIA DE J&B ESPAÑA EN TORNO A LA DIVERSIDAD DE IDENTIDAD DE GÉNERO Y ORIENTACIÓN SEXUAL
J&B Spain’s advertising strategy around gender identity and sexual orientation diversity
title Estratégia de publicidade da J&B Spain em relação à diversidade de identidade de gênero e orientação sexual
spellingShingle Estratégia de publicidade da J&B Spain em relação à diversidade de identidade de gênero e orientação sexual
Hernández Gómez, Onésimo Samuel
Publicidad
divesidad de género
Diversidade sexual
Posicionamento de marca
LGBTIQ
Publicidade
Diversidade de gênero
Diversidade sexual
Posicionamento de marca
LGBTIQ
Advertising
Gender diversity
Sexual diversity
Brand positioning
LGBTIQ
title_short Estratégia de publicidade da J&B Spain em relação à diversidade de identidade de gênero e orientação sexual
title_full Estratégia de publicidade da J&B Spain em relação à diversidade de identidade de gênero e orientação sexual
title_fullStr Estratégia de publicidade da J&B Spain em relação à diversidade de identidade de gênero e orientação sexual
title_full_unstemmed Estratégia de publicidade da J&B Spain em relação à diversidade de identidade de gênero e orientação sexual
title_sort Estratégia de publicidade da J&B Spain em relação à diversidade de identidade de gênero e orientação sexual
author Hernández Gómez, Onésimo Samuel
author_facet Hernández Gómez, Onésimo Samuel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hernández Gómez, Onésimo Samuel
Hernández Gómez, Onésimo Samuel
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidad
divesidad de género
Diversidade sexual
Posicionamento de marca
LGBTIQ
Publicidade
Diversidade de gênero
Diversidade sexual
Posicionamento de marca
LGBTIQ
Advertising
Gender diversity
Sexual diversity
Brand positioning
LGBTIQ
topic Publicidad
divesidad de género
Diversidade sexual
Posicionamento de marca
LGBTIQ
Publicidade
Diversidade de gênero
Diversidade sexual
Posicionamento de marca
LGBTIQ
Advertising
Gender diversity
Sexual diversity
Brand positioning
LGBTIQ
description A publicidade surge como uma ferramenta poderosa para promover mudanças sociais, adotando e comunicando valores que tornam as marcas defensoras de diversas causas. Diante da concorrência acirrada no mercado, as empresas, como a marca de bebidas J&B, buscam se diferenciar alinhando-se aos valores que são tendência na sociedade. No período entre 2021 e 2023, a J&B elaborou uma estratégia de publicidade que posiciona a marca como defensora da diversidade sexual e de gênero, baseando sua abordagem em conceitos como sensualidade e "gayzismo natalino". Essa abordagem não apenas busca sensibilizar o público urbano e rural para essas realidades, mas também projetar a marca como moderna e progressista. Por meio de estratégias inovadoras, uma narrativa poderosa e o uso de símbolos poderosos, a J&B está estabelecendo uma referência na promoção de valores de respeito e tolerância em sua identidade de marca.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/217907
10.11606/issn.1984-5057.v15i2e217907
url https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/217907
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-5057.v15i2e217907
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/217907/202418
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/217907/203833
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Onésimo Samuel Hernández Gómez
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Onésimo Samuel Hernández Gómez
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Signos do Consumo; v. 15 n. 2 (2023): Signos do consumo em múltiplas percepções e abordagens; e217907
1984-5057
reponame:Signos do Consumo
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Signos do Consumo
collection Signos do Consumo
repository.name.fl_str_mv Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br
_version_ 1797068855399415808