Mediações algorítmicas em aplicativos de moda: lógicas publicitárias, funcionalidades e sustentabilidade no contexto brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signos do Consumo |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/205033 |
Resumo: | Este trabalho é parte da pesquisa Mediações algorítmicas na cultura de consumo material: funcionalidades e lógicas midiatizadoras em aplicativos de alimentos e moda, e traz o mapeamento e descrição de funções, na perspectiva da instituição de lógicas para o consumo em aplicativos (App) de moda brasileiros (Moda IT, Make You, Enjoei, LOC e Roupa Livre). Identificamos Apps de consumo de moda sobre compra, orientação de vestuário, tendências de consumo, moda sustentável e interações programadas. Metodologicamente descrevemos utilidades, funcionalidades e interações com usuários. Antevimos futuros novos estudos sobre tendências do consumo de moda, enfatizando o que se manifesta como tendência nos Apps estudados para o campo da moda em plataformas digitais, em interface com a sustentabilidade, tema que ainda tem percurso a ser consolidado. |
id |
USP-63_368579214590407627c82524de52ce5e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/205033 |
network_acronym_str |
USP-63 |
network_name_str |
Signos do Consumo |
repository_id_str |
|
spelling |
Mediações algorítmicas em aplicativos de moda: lógicas publicitárias, funcionalidades e sustentabilidade no contexto brasileiroMediaciones Algorítmicas en las Aplicaciones de Moda: lógicas de la publicidad, funcionalidades y sostenibilidad en el contexto brasileñoAlgorithmic Mediations in Fashion Applications: advertising logics, functionalities and sustainability in brazilian contextModaAppsMediacionesalgoritmosConsumo sostenibleFashionApplicationsMediationsAlgorithmsSustainable consumptionModaAplicativosMediaçõesAlgoritmosConsumo sustentávelEste trabalho é parte da pesquisa Mediações algorítmicas na cultura de consumo material: funcionalidades e lógicas midiatizadoras em aplicativos de alimentos e moda, e traz o mapeamento e descrição de funções, na perspectiva da instituição de lógicas para o consumo em aplicativos (App) de moda brasileiros (Moda IT, Make You, Enjoei, LOC e Roupa Livre). Identificamos Apps de consumo de moda sobre compra, orientação de vestuário, tendências de consumo, moda sustentável e interações programadas. Metodologicamente descrevemos utilidades, funcionalidades e interações com usuários. Antevimos futuros novos estudos sobre tendências do consumo de moda, enfatizando o que se manifesta como tendência nos Apps estudados para o campo da moda em plataformas digitais, em interface com a sustentabilidade, tema que ainda tem percurso a ser consolidado.Este trabajo forma parte de la investigación Mediaciones algorítmicas en la cultura del consumo material: funcionalidades y lógicas mediatizadoras en las aplicaciones de alimentación y moda, y aporta el mapeo y descripción de las funciones en la perspectiva de la institución de las lógicas de consumo en las aplicaciones (Apps) de moda brasileñas (Moda IT, Make You, Enjoei, LOC y Roupa Livre). Se identificaron Apps de consumo de moda que permiten la compra, la orientación de la ropa, las tendencias de consumo, la moda sostenible y las interacciones programadas. De manera metodológica se describen las utilidades, las funcionalidades y las interacciones con el usuario. Se estiman futuros estudios sobre tendencias de consumo de moda, haciendo hincapié en lo que en las Apps estudiadas se manifiestan como tendencia para el campo de la moda en lo digital en la interfaz con la sostenibilidad, tema que aún hay un camino por consolidar.This work is part of the research Algorithmic mediations in the culture of material consumption: mediatizing functionalities and logics in food and fashion apps and brings the mapping and description of functions, in the perspective of the institution of logics for consumption in Brazilian fashion applications (App) (Moda IT, Make You, Enjoei, LOC, and Roupa Livre). We identify fashion consumption Apps that allow buying, clothing orientation, consumption trends, sustainable fashion, and programmed interactions. Methodologically we describe utilities, functionalities, and user interactions. We anticipate future new studies on fashion consumption trends, emphasizing what manifests as a trend in the studied Apps for the fashion field in the digital platforms, in the interface with sustainability, a topic that still has a path to be consolidated.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/20503310.11606/issn.1984-5057.v14i2e205033Signos do Consumo; v. 14 n. 2 (2022): As novas lógicas publicitárias e as manifestações despublicitarizadas dos signos do consumo; e2050331984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/205033/190295https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/205033/200747Copyright (c) 2023 Eneus Trindade, Daniel Dubosselard Zimmermann, Karla Meirahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTrindade, EneusZimmermann, Daniel DubosselardMeira, Karla2023-12-07T23:09:26Zoai:revistas.usp.br:article/205033Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2023-12-07T23:09:26Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mediações algorítmicas em aplicativos de moda: lógicas publicitárias, funcionalidades e sustentabilidade no contexto brasileiro Mediaciones Algorítmicas en las Aplicaciones de Moda: lógicas de la publicidad, funcionalidades y sostenibilidad en el contexto brasileño Algorithmic Mediations in Fashion Applications: advertising logics, functionalities and sustainability in brazilian context |
title |
Mediações algorítmicas em aplicativos de moda: lógicas publicitárias, funcionalidades e sustentabilidade no contexto brasileiro |
spellingShingle |
Mediações algorítmicas em aplicativos de moda: lógicas publicitárias, funcionalidades e sustentabilidade no contexto brasileiro Trindade, Eneus Moda Apps Mediaciones algoritmos Consumo sostenible Fashion Applications Mediations Algorithms Sustainable consumption Moda Aplicativos Mediações Algoritmos Consumo sustentável |
title_short |
Mediações algorítmicas em aplicativos de moda: lógicas publicitárias, funcionalidades e sustentabilidade no contexto brasileiro |
title_full |
Mediações algorítmicas em aplicativos de moda: lógicas publicitárias, funcionalidades e sustentabilidade no contexto brasileiro |
title_fullStr |
Mediações algorítmicas em aplicativos de moda: lógicas publicitárias, funcionalidades e sustentabilidade no contexto brasileiro |
title_full_unstemmed |
Mediações algorítmicas em aplicativos de moda: lógicas publicitárias, funcionalidades e sustentabilidade no contexto brasileiro |
title_sort |
Mediações algorítmicas em aplicativos de moda: lógicas publicitárias, funcionalidades e sustentabilidade no contexto brasileiro |
author |
Trindade, Eneus |
author_facet |
Trindade, Eneus Zimmermann, Daniel Dubosselard Meira, Karla |
author_role |
author |
author2 |
Zimmermann, Daniel Dubosselard Meira, Karla |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trindade, Eneus Zimmermann, Daniel Dubosselard Meira, Karla |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Moda Apps Mediaciones algoritmos Consumo sostenible Fashion Applications Mediations Algorithms Sustainable consumption Moda Aplicativos Mediações Algoritmos Consumo sustentável |
topic |
Moda Apps Mediaciones algoritmos Consumo sostenible Fashion Applications Mediations Algorithms Sustainable consumption Moda Aplicativos Mediações Algoritmos Consumo sustentável |
description |
Este trabalho é parte da pesquisa Mediações algorítmicas na cultura de consumo material: funcionalidades e lógicas midiatizadoras em aplicativos de alimentos e moda, e traz o mapeamento e descrição de funções, na perspectiva da instituição de lógicas para o consumo em aplicativos (App) de moda brasileiros (Moda IT, Make You, Enjoei, LOC e Roupa Livre). Identificamos Apps de consumo de moda sobre compra, orientação de vestuário, tendências de consumo, moda sustentável e interações programadas. Metodologicamente descrevemos utilidades, funcionalidades e interações com usuários. Antevimos futuros novos estudos sobre tendências do consumo de moda, enfatizando o que se manifesta como tendência nos Apps estudados para o campo da moda em plataformas digitais, em interface com a sustentabilidade, tema que ainda tem percurso a ser consolidado. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo não avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/205033 10.11606/issn.1984-5057.v14i2e205033 |
url |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/205033 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1984-5057.v14i2e205033 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/205033/190295 https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/205033/200747 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Eneus Trindade, Daniel Dubosselard Zimmermann, Karla Meira http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Eneus Trindade, Daniel Dubosselard Zimmermann, Karla Meira http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signos do Consumo; v. 14 n. 2 (2022): As novas lógicas publicitárias e as manifestações despublicitarizadas dos signos do consumo; e205033 1984-5057 reponame:Signos do Consumo instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Signos do Consumo |
collection |
Signos do Consumo |
repository.name.fl_str_mv |
Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br |
_version_ |
1797068855360618496 |