Mediações algorítmicas em aplicativos de moda: lógicas publicitárias, funcionalidades e sustentabilidade no contexto brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Eneus
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Zimmermann, Daniel Dubosselard, Meira, Karla
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signos do Consumo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/205033
Resumo: Este trabalho é parte da pesquisa Mediações algorítmicas na cultura de consumo material: funcionalidades e lógicas midiatizadoras em aplicativos de alimentos e moda, e traz o mapeamento e descrição de funções, na perspectiva da instituição de lógicas para o consumo em aplicativos (App) de moda brasileiros (Moda IT, Make You, Enjoei, LOC e Roupa Livre). Identificamos Apps de consumo de moda sobre compra, orientação de vestuário, tendências de consumo, moda sustentável e interações programadas. Metodologicamente descrevemos utilidades, funcionalidades e interações com usuários. Antevimos futuros novos estudos sobre tendências do consumo de moda, enfatizando o que se manifesta como tendência nos Apps estudados para o campo da moda em plataformas digitais, em interface com a sustentabilidade, tema que ainda tem percurso a ser consolidado.
id USP-63_368579214590407627c82524de52ce5e
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/205033
network_acronym_str USP-63
network_name_str Signos do Consumo
repository_id_str
spelling Mediações algorítmicas em aplicativos de moda: lógicas publicitárias, funcionalidades e sustentabilidade no contexto brasileiroMediaciones Algorítmicas en las Aplicaciones de Moda: lógicas de la publicidad, funcionalidades y sostenibilidad en el contexto brasileñoAlgorithmic Mediations in Fashion Applications: advertising logics, functionalities and sustainability in brazilian contextModaAppsMediacionesalgoritmosConsumo sostenibleFashionApplicationsMediationsAlgorithmsSustainable consumptionModaAplicativosMediaçõesAlgoritmosConsumo sustentávelEste trabalho é parte da pesquisa Mediações algorítmicas na cultura de consumo material: funcionalidades e lógicas midiatizadoras em aplicativos de alimentos e moda, e traz o mapeamento e descrição de funções, na perspectiva da instituição de lógicas para o consumo em aplicativos (App) de moda brasileiros (Moda IT, Make You, Enjoei, LOC e Roupa Livre). Identificamos Apps de consumo de moda sobre compra, orientação de vestuário, tendências de consumo, moda sustentável e interações programadas. Metodologicamente descrevemos utilidades, funcionalidades e interações com usuários. Antevimos futuros novos estudos sobre tendências do consumo de moda, enfatizando o que se manifesta como tendência nos Apps estudados para o campo da moda em plataformas digitais, em interface com a sustentabilidade, tema que ainda tem percurso a ser consolidado.Este trabajo forma parte de la investigación Mediaciones algorítmicas en la cultura del consumo material: funcionalidades y lógicas mediatizadoras en las aplicaciones de alimentación y moda, y aporta el mapeo y descripción de las funciones en la perspectiva de la institución de las lógicas de consumo en las aplicaciones (Apps) de moda brasileñas (Moda IT, Make You, Enjoei, LOC y Roupa Livre). Se identificaron Apps de consumo de moda que permiten  la compra, la orientación de la ropa, las tendencias de consumo, la moda sostenible y las interacciones programadas. De manera metodológica se describen las utilidades, las funcionalidades y las interacciones con el usuario. Se estiman futuros estudios sobre tendencias de consumo de moda, haciendo hincapié en lo que en las Apps estudiadas se manifiestan como tendencia para el campo de la moda en lo digital en la interfaz con la sostenibilidad, tema que aún hay un camino por consolidar.This work is part of the research Algorithmic mediations in the culture of material consumption: mediatizing functionalities and logics in food and fashion apps and brings the mapping and description of functions, in the perspective of the institution of logics for consumption in Brazilian fashion applications (App) (Moda IT, Make You, Enjoei, LOC, and Roupa Livre). We identify fashion consumption Apps that allow buying, clothing orientation, consumption trends, sustainable fashion, and programmed interactions. Methodologically we describe utilities, functionalities, and user interactions. We anticipate future new studies on fashion consumption trends, emphasizing what manifests as a trend in the studied Apps for the fashion field in the digital platforms, in the interface with sustainability, a topic that still has a path to be consolidated.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/20503310.11606/issn.1984-5057.v14i2e205033Signos do Consumo; v. 14 n. 2 (2022): As novas lógicas publicitárias e as manifestações despublicitarizadas dos signos do consumo; e2050331984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/205033/190295https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/205033/200747Copyright (c) 2023 Eneus Trindade, Daniel Dubosselard Zimmermann, Karla Meirahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTrindade, EneusZimmermann, Daniel DubosselardMeira, Karla2023-12-07T23:09:26Zoai:revistas.usp.br:article/205033Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2023-12-07T23:09:26Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mediações algorítmicas em aplicativos de moda: lógicas publicitárias, funcionalidades e sustentabilidade no contexto brasileiro
Mediaciones Algorítmicas en las Aplicaciones de Moda: lógicas de la publicidad, funcionalidades y sostenibilidad en el contexto brasileño
Algorithmic Mediations in Fashion Applications: advertising logics, functionalities and sustainability in brazilian context
title Mediações algorítmicas em aplicativos de moda: lógicas publicitárias, funcionalidades e sustentabilidade no contexto brasileiro
spellingShingle Mediações algorítmicas em aplicativos de moda: lógicas publicitárias, funcionalidades e sustentabilidade no contexto brasileiro
Trindade, Eneus
Moda
Apps
Mediaciones
algoritmos
Consumo sostenible
Fashion
Applications
Mediations
Algorithms
Sustainable consumption
Moda
Aplicativos
Mediações
Algoritmos
Consumo sustentável
title_short Mediações algorítmicas em aplicativos de moda: lógicas publicitárias, funcionalidades e sustentabilidade no contexto brasileiro
title_full Mediações algorítmicas em aplicativos de moda: lógicas publicitárias, funcionalidades e sustentabilidade no contexto brasileiro
title_fullStr Mediações algorítmicas em aplicativos de moda: lógicas publicitárias, funcionalidades e sustentabilidade no contexto brasileiro
title_full_unstemmed Mediações algorítmicas em aplicativos de moda: lógicas publicitárias, funcionalidades e sustentabilidade no contexto brasileiro
title_sort Mediações algorítmicas em aplicativos de moda: lógicas publicitárias, funcionalidades e sustentabilidade no contexto brasileiro
author Trindade, Eneus
author_facet Trindade, Eneus
Zimmermann, Daniel Dubosselard
Meira, Karla
author_role author
author2 Zimmermann, Daniel Dubosselard
Meira, Karla
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trindade, Eneus
Zimmermann, Daniel Dubosselard
Meira, Karla
dc.subject.por.fl_str_mv Moda
Apps
Mediaciones
algoritmos
Consumo sostenible
Fashion
Applications
Mediations
Algorithms
Sustainable consumption
Moda
Aplicativos
Mediações
Algoritmos
Consumo sustentável
topic Moda
Apps
Mediaciones
algoritmos
Consumo sostenible
Fashion
Applications
Mediations
Algorithms
Sustainable consumption
Moda
Aplicativos
Mediações
Algoritmos
Consumo sustentável
description Este trabalho é parte da pesquisa Mediações algorítmicas na cultura de consumo material: funcionalidades e lógicas midiatizadoras em aplicativos de alimentos e moda, e traz o mapeamento e descrição de funções, na perspectiva da instituição de lógicas para o consumo em aplicativos (App) de moda brasileiros (Moda IT, Make You, Enjoei, LOC e Roupa Livre). Identificamos Apps de consumo de moda sobre compra, orientação de vestuário, tendências de consumo, moda sustentável e interações programadas. Metodologicamente descrevemos utilidades, funcionalidades e interações com usuários. Antevimos futuros novos estudos sobre tendências do consumo de moda, enfatizando o que se manifesta como tendência nos Apps estudados para o campo da moda em plataformas digitais, em interface com a sustentabilidade, tema que ainda tem percurso a ser consolidado.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/205033
10.11606/issn.1984-5057.v14i2e205033
url https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/205033
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-5057.v14i2e205033
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/205033/190295
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/205033/200747
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Eneus Trindade, Daniel Dubosselard Zimmermann, Karla Meira
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Eneus Trindade, Daniel Dubosselard Zimmermann, Karla Meira
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Signos do Consumo; v. 14 n. 2 (2022): As novas lógicas publicitárias e as manifestações despublicitarizadas dos signos do consumo; e205033
1984-5057
reponame:Signos do Consumo
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Signos do Consumo
collection Signos do Consumo
repository.name.fl_str_mv Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br
_version_ 1797068855360618496