A técnica como horizonte, a experiência estética e a hipermídia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signos do Consumo |
DOI: | 10.11606/issn.1984-5057.v3i2p194-215 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/41811 |
Resumo: | O presente artigo analisa a relação entre a dimensão conceitual da técnica como horizonte e a dimensão comunicativa da experiência estética em sua expressividade hipermidiática. A análise baseia-se em princípios hermenêutico-fenomenológicos e propõe uma leitura particular da dimensão técnica da hipermídia, como uma nova forma de manifestação da compreensão. A técnica como horizonte é compreendida como a possibilidade do alcance do nível da reflexão analítica por parte da linguagem hipermidiática. O privilégio da pergunta à pergunta, à busca, ao estranhamento e à multiplicidade de respostas é uma das características desta nova forma de compreensão. |
id |
USP-63_4937d8d0fb926e0365291d03d60b5058 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/41811 |
network_acronym_str |
USP-63 |
network_name_str |
Signos do Consumo |
spelling |
A técnica como horizonte, a experiência estética e a hipermídiaTécnica como el horizonte, la experiencia y la estética HipermediaThe technique as the horizon, the aesthetic experience and hypermediaHipermediaHorizonte TécnicoLa Comunicación Y La Experiencia EstéticaHypermediaTechnique As HorizonCommunication And Aesthetical ExperienceHipermídiaTécnica Como HorizonteComunicação E Experiência EstéticaO presente artigo analisa a relação entre a dimensão conceitual da técnica como horizonte e a dimensão comunicativa da experiência estética em sua expressividade hipermidiática. A análise baseia-se em princípios hermenêutico-fenomenológicos e propõe uma leitura particular da dimensão técnica da hipermídia, como uma nova forma de manifestação da compreensão. A técnica como horizonte é compreendida como a possibilidade do alcance do nível da reflexão analítica por parte da linguagem hipermidiática. O privilégio da pergunta à pergunta, à busca, ao estranhamento e à multiplicidade de respostas é uma das características desta nova forma de compreensão.Este trabajo analiza la relación entre el tamaño del horizonte técnico y conceptual y la dimensión comunicativa de la experiencia estética en su expresividad hipermedia. El análisis se basa en los principios de la hermenéutica fenomenológica y propone una lectura particular de la dimensión técnica de hipermedia como una nueva manifestación de la comprensión. La técnica se entiende como el horizonte como la posibilidad de alcanzar el nivel de la reflexión analítica sobre la parte del lenguaje hipermedia. El privilegio de la cuestión a la pregunta, a la búsqueda, el distanciamiento y la multitud de respuestas, son algunas de las características de este nuevo entendimiento.The present paper analyzes the relationship between the conceptual dimension of technique as horizon and the communicative dimension of the aesthetic experience in its hypermediatic expressivity. This analysis is based in hermeneutic-phenomenological principles, and proposes a particular view of the technical dimension of hypermedia, as a new form of manifestation of understanding. The technique as horizon is understood as the possibility of reaching the level of analytic reflection by means of hypermedia language. The privilege the question have to question, to search, to estrangement, and to the multiplicity of answers, is some of the traits of this new form of understanding.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2011-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/4181110.11606/issn.1984-5057.v3i2p194-215Signos do Consumo; v. 3 n. 2 (2011): Signos do Consumo: Jovem Maturidade?; 194-2151984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/41811/45479Copyright (c) 2018 Sérgio Baironinfo:eu-repo/semantics/openAccessBairon, Sérgio2019-04-01T12:56:24Zoai:revistas.usp.br:article/41811Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2019-04-01T12:56:24Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A técnica como horizonte, a experiência estética e a hipermídia Técnica como el horizonte, la experiencia y la estética Hipermedia The technique as the horizon, the aesthetic experience and hypermedia |
title |
A técnica como horizonte, a experiência estética e a hipermídia |
spellingShingle |
A técnica como horizonte, a experiência estética e a hipermídia A técnica como horizonte, a experiência estética e a hipermídia Bairon, Sérgio Hipermedia Horizonte Técnico La Comunicación Y La Experiencia Estética Hypermedia Technique As Horizon Communication And Aesthetical Experience Hipermídia Técnica Como Horizonte Comunicação E Experiência Estética Bairon, Sérgio Hipermedia Horizonte Técnico La Comunicación Y La Experiencia Estética Hypermedia Technique As Horizon Communication And Aesthetical Experience Hipermídia Técnica Como Horizonte Comunicação E Experiência Estética |
title_short |
A técnica como horizonte, a experiência estética e a hipermídia |
title_full |
A técnica como horizonte, a experiência estética e a hipermídia |
title_fullStr |
A técnica como horizonte, a experiência estética e a hipermídia A técnica como horizonte, a experiência estética e a hipermídia |
title_full_unstemmed |
A técnica como horizonte, a experiência estética e a hipermídia A técnica como horizonte, a experiência estética e a hipermídia |
title_sort |
A técnica como horizonte, a experiência estética e a hipermídia |
author |
Bairon, Sérgio |
author_facet |
Bairon, Sérgio Bairon, Sérgio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bairon, Sérgio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hipermedia Horizonte Técnico La Comunicación Y La Experiencia Estética Hypermedia Technique As Horizon Communication And Aesthetical Experience Hipermídia Técnica Como Horizonte Comunicação E Experiência Estética |
topic |
Hipermedia Horizonte Técnico La Comunicación Y La Experiencia Estética Hypermedia Technique As Horizon Communication And Aesthetical Experience Hipermídia Técnica Como Horizonte Comunicação E Experiência Estética |
description |
O presente artigo analisa a relação entre a dimensão conceitual da técnica como horizonte e a dimensão comunicativa da experiência estética em sua expressividade hipermidiática. A análise baseia-se em princípios hermenêutico-fenomenológicos e propõe uma leitura particular da dimensão técnica da hipermídia, como uma nova forma de manifestação da compreensão. A técnica como horizonte é compreendida como a possibilidade do alcance do nível da reflexão analítica por parte da linguagem hipermidiática. O privilégio da pergunta à pergunta, à busca, ao estranhamento e à multiplicidade de respostas é uma das características desta nova forma de compreensão. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo não avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/41811 10.11606/issn.1984-5057.v3i2p194-215 |
url |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/41811 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1984-5057.v3i2p194-215 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/41811/45479 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Sérgio Bairon info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Sérgio Bairon |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signos do Consumo; v. 3 n. 2 (2011): Signos do Consumo: Jovem Maturidade?; 194-215 1984-5057 reponame:Signos do Consumo instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Signos do Consumo |
collection |
Signos do Consumo |
repository.name.fl_str_mv |
Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br |
_version_ |
1822180342097772544 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.11606/issn.1984-5057.v3i2p194-215 |