Internet das coisas como mídia: perspectivas e desafios para comunicação e design de anúncios
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signos do Consumo |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/210974 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como tema comunicação, design e internet das coisas, e como objeto a interface gráfica de anúncio interativo para internet das coisas. O objetivo geral é estudar a internet das coisas como mídia a partir de uma perspectiva do design. A questão de pesquisa diz respeito a como podem ser os regimes estéticos de interação por meio da internet das coisas. Do ponto de vista teórico, a pesquisa utiliza os pressupostos da Teoria do Meio revista. Do ponto de vista metodológico, guia-se pelas ideias da Design Science Research. Essa metodologia está orientada para a solução de problemas complexos, de forma a compreendê-los e a construir e avaliar artefatos. Nesse recorte, usamos a pesquisa exploratória, a pesquisa de experiência de usuário e a criação e testes de protótipo para investigar perspectivas e obstáculos da IoT como mídia para anúncios interativos. Nesse sentido, busca-se uma integração entre a interpretação do fenômeno, do ponto de vista da comunicação, e a ciência dos dados, do ponto de vista da internet das coisas. Os resultados podem colaborar para a criação de prescrições para design gráfico de anúncios com foco no consumo responsável. |
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Internet das coisas como mídia: perspectivas e desafios para comunicação e design de anúnciosInternet de las cosas como medios: perspectivas y desafíos para la comunicación y el diseño de publicidadesInternet of things as media: perspectives and challenges for communication and advertisement designDiseñoInternet de las cosasDesign Science ResearchComunicaciónMediosDesignInternet das coisasDesign Science ResearchComunicaçãoMídiaDesignInternet of ThingsDesign Science ResearchCommunicationMediaEsta pesquisa tem como tema comunicação, design e internet das coisas, e como objeto a interface gráfica de anúncio interativo para internet das coisas. O objetivo geral é estudar a internet das coisas como mídia a partir de uma perspectiva do design. A questão de pesquisa diz respeito a como podem ser os regimes estéticos de interação por meio da internet das coisas. Do ponto de vista teórico, a pesquisa utiliza os pressupostos da Teoria do Meio revista. Do ponto de vista metodológico, guia-se pelas ideias da Design Science Research. Essa metodologia está orientada para a solução de problemas complexos, de forma a compreendê-los e a construir e avaliar artefatos. Nesse recorte, usamos a pesquisa exploratória, a pesquisa de experiência de usuário e a criação e testes de protótipo para investigar perspectivas e obstáculos da IoT como mídia para anúncios interativos. Nesse sentido, busca-se uma integração entre a interpretação do fenômeno, do ponto de vista da comunicação, e a ciência dos dados, do ponto de vista da internet das coisas. Os resultados podem colaborar para a criação de prescrições para design gráfico de anúncios com foco no consumo responsável.Esta investigación tiene como tema la comunicación, el diseño y el internet de las cosas, y como objeto la interfaz gráfica de la publicidad interactiva para el internet de las cosas (IoT). Su objetivo general es estudiar el internet de las cosas como medios desde la perspectiva del diseño. La pregunta de investigación se refiere a cómo pueden ser los regímenes estéticos de interacción a través del internet de las cosas. Desde un punto de vista teórico, se utilizan los supuestos de la Teoría del Medio Ambiente revisada. Desde el punto de vista metodológico, está fundamentada en las ideas de Design Science Research. Esta metodología está orientada a la resolución de problemas complejos, con el fin de comprenderlos y de construir y evaluar artefactos. Para ello, utilizamos la investigación exploratoria, la investigación de la experiencia del usuario y la creación y prueba de prototipos para investigar las perspectivas y los obstáculos de IoT como medio para la publicidad interactiva. En este sentido, se busca una integración entre la interpretación del fenómeno, desde el punto de vista de la comunicación, y la ciencia de datos a partir del punto de vista del internet de las cosas. Los resultados pueden contribuir a la creación de fórmulas para el diseño gráfico de publicidades con un enfoque en el consumo responsable.This research has communication, design, and internet of things as its theme and the graphic interface of interactive advertisement for internet of things as its object. The general objective of this study is to evaluate internet of things as media from a design perspective. Our guiding question concerns the aesthetic regimes of interaction within the internet of things. From a theoretical point of view, this research uses the assumptions of the revised Medium Theory. From a methodological point of view, this study was guided by the ideas of Design Science Research. This methodology aims to solve and understand complex problems and build and evaluate artifacts. Within this scope, we used exploratory research, users’ experiences, and prototype creation and testing to investigate perspectives and obstacles to internet of things as a media for interactive advertisements. Thus, we seek to integrate the interpretation of the phenomenon from the point of view of communication and data science from the point of view of the internet of things. Results can contribute to prescriptions for graphic design of advertisements aimed at responsible consumption.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos parestextoapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/21097410.11606/issn.1984-5057.v15i1e210974Signos do Consumo; v. 15 n. 1 (2023): Novas semiosferas e outros sentidos possíveis; e2109741984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/210974/196746https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/210974/200854Copyright (c) 2023 Everaldo Pereira, Ana Paula Scabello Mellohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, EveraldoMello, Ana Paula ScabelloPereira, EveraldoMello, Ana Paula ScabelloPereira, EveraldoMello, Ana Paula Scabello2023-12-11T12:52:33Zoai:revistas.usp.br:article/210974Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2023-12-11T12:52:33Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Esta pesquisa tem como tema comunicação, design e internet das coisas, e como objeto a interface gráfica de anúncio interativo para internet das coisas. O objetivo geral é estudar a internet das coisas como mídia a partir de uma perspectiva do design. A questão de pesquisa diz respeito a como podem ser os regimes estéticos de interação por meio da internet das coisas. Do ponto de vista teórico, a pesquisa utiliza os pressupostos da Teoria do Meio revista. Do ponto de vista metodológico, guia-se pelas ideias da Design Science Research. Essa metodologia está orientada para a solução de problemas complexos, de forma a compreendê-los e a construir e avaliar artefatos. Nesse recorte, usamos a pesquisa exploratória, a pesquisa de experiência de usuário e a criação e testes de protótipo para investigar perspectivas e obstáculos da IoT como mídia para anúncios interativos. Nesse sentido, busca-se uma integração entre a interpretação do fenômeno, do ponto de vista da comunicação, e a ciência dos dados, do ponto de vista da internet das coisas. Os resultados podem colaborar para a criação de prescrições para design gráfico de anúncios com foco no consumo responsável. |
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