Dependência mobile: a relação da nova geração com os gadgets móveis digitais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signos do Consumo |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/122003 |
Resumo: | O artigo aborda a relação das gerações Z e Y com os dispositivos móveis digitais, sintetizando as descobertas verificadas a partir de estudo exploratório e descritivo realizado sobre a interação de ambas com o smartphone. A intenção do estudo foi verificar se a geração Z apresenta maior grau de dependência a esses dispositivos do que a geração Y. Além de pesquisa bibliográfica e documental, foi realizada pesquisa de campo, com aplicação de questionários no Distrito Federal, com abordagem quantitativa e qualitativa, bem como é apresentada a análise de relatos de dois indivíduos pertencentes à geração Z que foram impedidos de utilizar seus celulares por um período. O resultado sugere que há maior dependência da geração Z, embora a diferença não seja tão expressiva. |
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Dependência mobile: a relação da nova geração com os gadgets móveis digitaisMobile dependence: the relation of the new generation with digital mobile gadgetsLa dependencia móvil: la relación de la nueva generación con los dispositivos móviles digitalesComunicaciónMedia móvilSmartphoneGeneración ZGeneración YCommunicationmobile mediasmartphoneZ GenerationY GenerationComunicaçãoMídia móvelSmartphoneGeração ZGeração YO artigo aborda a relação das gerações Z e Y com os dispositivos móveis digitais, sintetizando as descobertas verificadas a partir de estudo exploratório e descritivo realizado sobre a interação de ambas com o smartphone. A intenção do estudo foi verificar se a geração Z apresenta maior grau de dependência a esses dispositivos do que a geração Y. Além de pesquisa bibliográfica e documental, foi realizada pesquisa de campo, com aplicação de questionários no Distrito Federal, com abordagem quantitativa e qualitativa, bem como é apresentada a análise de relatos de dois indivíduos pertencentes à geração Z que foram impedidos de utilizar seus celulares por um período. O resultado sugere que há maior dependência da geração Z, embora a diferença não seja tão expressiva.This article covers the relationship between Z and Y Generations with the digital mobile gadgets, synthesizing the findings verified from an exploratory and descriptive study carried about the interactions of both of them with the smartphones. The intent of the study was to verify if the Z Generation should have a higher rate of dependence on those gadgets compared with the Y Generation. In addition to a bibliographical and documental investigation, it was carried a field survey, applied in the Federal District, with both quantitative and qualitative approach and application of questionnaires, as well as the analysis of two reports of individuals belonging to the Z Generation who were restrained to use their cell phones within a period. The result suggests that the Z Generation is more dependent concerning the digital mobile gadgets, although this degree of difference is not excessively different from the dependency observed in the Z Generation.El articulo aborda la relación de las Generaciones X y Y con los dispositivos móviles digitales, sintetizando los descubrimientos verificados a partir de estudio exploratorio y descriptivo realizado acerca de la interacción de ambas con el smartphone. La intención del estudio fue verificar si la Generación Z presenta mayor grado de dependencia a eses dispositivos comparada a la Generación Y. Además de una investigación bibliográfica y documental, se realizó una investigación de campo, aplicada en el Distrito Federal, con enfoque cuantitativo y cualitativo y aplicación de cuestionarios, así como el análisis de dos relatos de individuos pertenecientes a la Generación Z que fueron impedidos de utilizar sus teléfonos celulares por un período. El resultado sugiere que hay una mayor dependencia de la Generación Z con respecto a los dispositivos móviles digitales, aunque esa diferencia no se presente en grado excesivamente diferente de la dependencia observada en la Generación Y.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2016-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/12200310.11606/issn.1984-5057.v8i2p67-84Signos do Consumo; v. 8 n. 2 (2016): Estratégias de construção de vínculos nas redes sociais digitais e as novas formas de hidribrização de conteúdos audiovisuais; 67-841984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/122003/120245Copyright (c) 2018 Edmundo Brandão Dantas, Priscila Valim Carneiro Vidalinfo:eu-repo/semantics/openAccessDantas, Edmundo BrandãoValim Carneiro Vidal, Priscila2019-04-01T12:55:32Zoai:revistas.usp.br:article/122003Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2019-04-01T12:55:32Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false |
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