O jornalismo na economia de mercado: estudo da revista veja

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dota, Maria Inez Mateus
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Britto, Denise Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signos do Consumo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/49998
Resumo: As relações econômicas, somadas aos aspectos sociais, culturais e históricos, influenciam no processo jornalístico, desde o interesse por uma pauta até a edição final da notícia. Tendo em vista essa rotina, buscamos destacar como a economia de mercado está presente na materialidade discursiva da revista  Veja. Para tanto, analisamos os aspectos verbal e não-verbal de uma reportagem de Saúde publicada na revista, verificando o consumo como uma das finalidades jornalísticas da atualidade.
id USP-63_4ccd89238d94f4d2c421f8744655373b
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/49998
network_acronym_str USP-63
network_name_str Signos do Consumo
repository_id_str
spelling O jornalismo na economia de mercado: estudo da revista vejaJournalism in the Marketing Economy: A Study of Veja MagazinePeriodismo en la Economía de Mercado: un estudio de la revista Vejajornalismodiscursoeconomia de mercadoconsumo.periodismodiscursoeconomía de mercadoconsumojournalismdiscoursemarket economyconsumption.As relações econômicas, somadas aos aspectos sociais, culturais e históricos, influenciam no processo jornalístico, desde o interesse por uma pauta até a edição final da notícia. Tendo em vista essa rotina, buscamos destacar como a economia de mercado está presente na materialidade discursiva da revista  Veja. Para tanto, analisamos os aspectos verbal e não-verbal de uma reportagem de Saúde publicada na revista, verificando o consumo como uma das finalidades jornalísticas da atualidade.Las relaciones económicas, sumadas a la influencia social, cultural e histórica en el proceso periodístico, desde el interés en un facto hasta la edición final de la noticia. En vista de esta rutina, tratamos de poner de relieve como la economía de mercado está presente en la materialidad discursiva de la revista Veja. Por lo tanto, analizamos los aspectos verbal y no verbal de un artículo publicado en la revista de salud, verificando el consumo como uno de los propósitos de periodismo de hoy.Economic relations, added to the social, cultural and historical  aspects, influence the journalistic process, from the interest in an agenda to the final edition of the news. Having this routine in mind, we seek to highlight how the market economy is present in the discursive materiality of Veja magazine. Therefore, we analyze the verbal and nonverbal  aspects of  an article about Health published in  the  magazine, checking consumption as one of the purposes of journalism nowadays.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2011-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/4999810.11606/issn.1984-5057.v3i1p28-43Signos do Consumo; v. 3 n. 1 (2011): Signos do Consumo, Caleidoscópica; 28-431984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/49998/54130Copyright (c) 2018 Maria Inez Mateus Dota, Denise Fernandes Brittoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDota, Maria Inez MateusBritto, Denise Fernandes2019-04-01T12:53:35Zoai:revistas.usp.br:article/49998Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2019-04-01T12:53:35Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O jornalismo na economia de mercado: estudo da revista veja
Journalism in the Marketing Economy: A Study of Veja Magazine
Periodismo en la Economía de Mercado: un estudio de la revista Veja
title O jornalismo na economia de mercado: estudo da revista veja
spellingShingle O jornalismo na economia de mercado: estudo da revista veja
Dota, Maria Inez Mateus
jornalismo
discurso
economia de mercado
consumo.
periodismo
discurso
economía de mercado
consumo
journalism
discourse
market economy
consumption.
title_short O jornalismo na economia de mercado: estudo da revista veja
title_full O jornalismo na economia de mercado: estudo da revista veja
title_fullStr O jornalismo na economia de mercado: estudo da revista veja
title_full_unstemmed O jornalismo na economia de mercado: estudo da revista veja
title_sort O jornalismo na economia de mercado: estudo da revista veja
author Dota, Maria Inez Mateus
author_facet Dota, Maria Inez Mateus
Britto, Denise Fernandes
author_role author
author2 Britto, Denise Fernandes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dota, Maria Inez Mateus
Britto, Denise Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv jornalismo
discurso
economia de mercado
consumo.
periodismo
discurso
economía de mercado
consumo
journalism
discourse
market economy
consumption.
topic jornalismo
discurso
economia de mercado
consumo.
periodismo
discurso
economía de mercado
consumo
journalism
discourse
market economy
consumption.
description As relações econômicas, somadas aos aspectos sociais, culturais e históricos, influenciam no processo jornalístico, desde o interesse por uma pauta até a edição final da notícia. Tendo em vista essa rotina, buscamos destacar como a economia de mercado está presente na materialidade discursiva da revista  Veja. Para tanto, analisamos os aspectos verbal e não-verbal de uma reportagem de Saúde publicada na revista, verificando o consumo como uma das finalidades jornalísticas da atualidade.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/49998
10.11606/issn.1984-5057.v3i1p28-43
url https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/49998
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-5057.v3i1p28-43
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/49998/54130
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Maria Inez Mateus Dota, Denise Fernandes Britto
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Maria Inez Mateus Dota, Denise Fernandes Britto
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Signos do Consumo; v. 3 n. 1 (2011): Signos do Consumo, Caleidoscópica; 28-43
1984-5057
reponame:Signos do Consumo
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Signos do Consumo
collection Signos do Consumo
repository.name.fl_str_mv Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br
_version_ 1797068855489593344