O jornalismo na economia de mercado: estudo da revista veja
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signos do Consumo |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/49998 |
Resumo: | As relações econômicas, somadas aos aspectos sociais, culturais e históricos, influenciam no processo jornalístico, desde o interesse por uma pauta até a edição final da notícia. Tendo em vista essa rotina, buscamos destacar como a economia de mercado está presente na materialidade discursiva da revista Veja. Para tanto, analisamos os aspectos verbal e não-verbal de uma reportagem de Saúde publicada na revista, verificando o consumo como uma das finalidades jornalísticas da atualidade. |
id |
USP-63_4ccd89238d94f4d2c421f8744655373b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/49998 |
network_acronym_str |
USP-63 |
network_name_str |
Signos do Consumo |
repository_id_str |
|
spelling |
O jornalismo na economia de mercado: estudo da revista vejaJournalism in the Marketing Economy: A Study of Veja MagazinePeriodismo en la Economía de Mercado: un estudio de la revista Vejajornalismodiscursoeconomia de mercadoconsumo.periodismodiscursoeconomía de mercadoconsumojournalismdiscoursemarket economyconsumption.As relações econômicas, somadas aos aspectos sociais, culturais e históricos, influenciam no processo jornalístico, desde o interesse por uma pauta até a edição final da notícia. Tendo em vista essa rotina, buscamos destacar como a economia de mercado está presente na materialidade discursiva da revista Veja. Para tanto, analisamos os aspectos verbal e não-verbal de uma reportagem de Saúde publicada na revista, verificando o consumo como uma das finalidades jornalísticas da atualidade.Las relaciones económicas, sumadas a la influencia social, cultural e histórica en el proceso periodístico, desde el interés en un facto hasta la edición final de la noticia. En vista de esta rutina, tratamos de poner de relieve como la economía de mercado está presente en la materialidad discursiva de la revista Veja. Por lo tanto, analizamos los aspectos verbal y no verbal de un artículo publicado en la revista de salud, verificando el consumo como uno de los propósitos de periodismo de hoy.Economic relations, added to the social, cultural and historical aspects, influence the journalistic process, from the interest in an agenda to the final edition of the news. Having this routine in mind, we seek to highlight how the market economy is present in the discursive materiality of Veja magazine. Therefore, we analyze the verbal and nonverbal aspects of an article about Health published in the magazine, checking consumption as one of the purposes of journalism nowadays.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2011-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/4999810.11606/issn.1984-5057.v3i1p28-43Signos do Consumo; v. 3 n. 1 (2011): Signos do Consumo, Caleidoscópica; 28-431984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/49998/54130Copyright (c) 2018 Maria Inez Mateus Dota, Denise Fernandes Brittoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDota, Maria Inez MateusBritto, Denise Fernandes2019-04-01T12:53:35Zoai:revistas.usp.br:article/49998Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2019-04-01T12:53:35Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O jornalismo na economia de mercado: estudo da revista veja Journalism in the Marketing Economy: A Study of Veja Magazine Periodismo en la Economía de Mercado: un estudio de la revista Veja |
title |
O jornalismo na economia de mercado: estudo da revista veja |
spellingShingle |
O jornalismo na economia de mercado: estudo da revista veja Dota, Maria Inez Mateus jornalismo discurso economia de mercado consumo. periodismo discurso economía de mercado consumo journalism discourse market economy consumption. |
title_short |
O jornalismo na economia de mercado: estudo da revista veja |
title_full |
O jornalismo na economia de mercado: estudo da revista veja |
title_fullStr |
O jornalismo na economia de mercado: estudo da revista veja |
title_full_unstemmed |
O jornalismo na economia de mercado: estudo da revista veja |
title_sort |
O jornalismo na economia de mercado: estudo da revista veja |
author |
Dota, Maria Inez Mateus |
author_facet |
Dota, Maria Inez Mateus Britto, Denise Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
Britto, Denise Fernandes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dota, Maria Inez Mateus Britto, Denise Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
jornalismo discurso economia de mercado consumo. periodismo discurso economía de mercado consumo journalism discourse market economy consumption. |
topic |
jornalismo discurso economia de mercado consumo. periodismo discurso economía de mercado consumo journalism discourse market economy consumption. |
description |
As relações econômicas, somadas aos aspectos sociais, culturais e históricos, influenciam no processo jornalístico, desde o interesse por uma pauta até a edição final da notícia. Tendo em vista essa rotina, buscamos destacar como a economia de mercado está presente na materialidade discursiva da revista Veja. Para tanto, analisamos os aspectos verbal e não-verbal de uma reportagem de Saúde publicada na revista, verificando o consumo como uma das finalidades jornalísticas da atualidade. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo não avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/49998 10.11606/issn.1984-5057.v3i1p28-43 |
url |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/49998 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1984-5057.v3i1p28-43 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/49998/54130 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Maria Inez Mateus Dota, Denise Fernandes Britto info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Maria Inez Mateus Dota, Denise Fernandes Britto |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signos do Consumo; v. 3 n. 1 (2011): Signos do Consumo, Caleidoscópica; 28-43 1984-5057 reponame:Signos do Consumo instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Signos do Consumo |
collection |
Signos do Consumo |
repository.name.fl_str_mv |
Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br |
_version_ |
1797068855489593344 |