Uma análise de conteúdo de peças publicitárias de marcas consideradas sustentáveis em paralelo com fatores importantes na decisão de compra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calazans, Janaina
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Lucian, Rafael, Izidio, Ana Raquel, Cavalcanti, Gêsa Karla
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signos do Consumo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/101697
Resumo: As mudanças nos hábitos de consumo da sociedade vem fazendo com que o termo sustentabilidade esteja cada vez mais presente nas peças publicitárias, para tanto se faz necessária uma revisão de estratégias para uma incorporação efetiva desse conceito. Esse trabalho tem como objetivo realizar uma análise de marcas consideradas sustentáveis realizando um paralelo entre os resultados obtidos e os fatores importantes para a decisão de compra afim de perceber a ênfase dada aos mesmos dentro dos anúncios das marcas analisadas. Na realização desse trabalho utilizaram-se duas formas de pesquisa o grupo focal e a análise de conteúdo, o objetivo foi trabalhar os conceitos de modo a ter pontos de vistas diferenciados, o do consumidor e o do produtor de propaganda. Concluiu-se que a maioria dos anúncios das marcas analisadas tratam de conceitos mais relacionados ao posicionamento sustentável da empresa, sendo assim o que se pode perceber foi que boa parte dos consumidores do grupo focal não vê o modo como a empresa trata dos produtos em si como sustentáveis, sendo assim os mesmo acabam não sendo relevantes para a decisão de compra.
id USP-63_58c292d31df2bb316cbf53c38e3ded92
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/101697
network_acronym_str USP-63
network_name_str Signos do Consumo
repository_id_str
spelling Uma análise de conteúdo de peças publicitárias de marcas consideradas sustentáveis em paralelo com fatores importantes na decisão de compraUn análisis del contenido de las piezas publicitarias de marcas consideradas sostenibles en paralelo con factores importantes en las decisiones de compraA content analysis of advertisement pieces of brands considered sustainable in parallel with important factors in purchasing decisionssustentabilidademarcasdecisão de comprasostenibilidadmarcasdecisión de comprasustainabilitybrandspurchase decisionAs mudanças nos hábitos de consumo da sociedade vem fazendo com que o termo sustentabilidade esteja cada vez mais presente nas peças publicitárias, para tanto se faz necessária uma revisão de estratégias para uma incorporação efetiva desse conceito. Esse trabalho tem como objetivo realizar uma análise de marcas consideradas sustentáveis realizando um paralelo entre os resultados obtidos e os fatores importantes para a decisão de compra afim de perceber a ênfase dada aos mesmos dentro dos anúncios das marcas analisadas. Na realização desse trabalho utilizaram-se duas formas de pesquisa o grupo focal e a análise de conteúdo, o objetivo foi trabalhar os conceitos de modo a ter pontos de vistas diferenciados, o do consumidor e o do produtor de propaganda. Concluiu-se que a maioria dos anúncios das marcas analisadas tratam de conceitos mais relacionados ao posicionamento sustentável da empresa, sendo assim o que se pode perceber foi que boa parte dos consumidores do grupo focal não vê o modo como a empresa trata dos produtos em si como sustentáveis, sendo assim os mesmo acabam não sendo relevantes para a decisão de compra.Cambios en los hábitos de consumo de la sociedad vienen haciendo que el término sostenibilidad esté cada vez más presente en la publicidad de piezas, para tanto es necesario una revisión de las strategias para una efectiva incorporación de este concepto. Este trabajo tiene como objetivo llevar a cabo un análisis de las marcas consideradas sostenibles realizando un paralelo entre los resultados obtenidos y los factores importantes para la decisión de compra para poder percibir el énfasis dado a ellos dentro de los anuncios de las marcas analizadas. En la realización de este trabajo se utilizaran dos formas de pesquisa el grupo focal y análisis del contenido, el objetivo era trabajar los conceptos para poder tener diferentes puntos de vista, el consumidor y el productor de la propaganda. Se concluyó que la mayoría de los anuncios de las marcas analizadas traten de conceptos más relacionados con el posicionamiento sostenible de la compañía, así se puede percibir que la mayoría de los consumidores del grupo focal no ve cómo la empresa trata los productos ellos mismos como sostenibles, así los mismos terminan no siendo relevantes para la decisión de compra.Changes in the consumption habits of the society have been making the term sustainability increasingly present in advertising pieces, for this purpose it is necessary to review the strategies for an effective incorporation of this concept. This work aims to carry out an analysis of brands considered sustainable by making a parallel between the results obtained and the important factors in purchasing decisions in order to understand the emphasis given to them within the ads of analyzed brands. To carry out this work, two research forms were used the focal group and content analysis, the goal was to work the concepts in order to have different points of view, the consumer and the producer of propaganda. It was concluded that most of the advertisements of the analyzed brands deal with concepts that are more related to the sustainable positioning of the company, thus it is perceivable that most of the consumers of the focal group do not see how the company deals with the products themselves as sustainable, and so they end up not being relevant for the purchase decision.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2014-06-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/10169710.11606/issn.1984-5057.v6i1p93-107Signos do Consumo; v. 6 n. 1 (2014): Signos do consumo, experiência em foco; 93-1071984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/101697/100258Copyright (c) 2018 Janaina Calazans, Rafael Lucian, Ana Raquel Izidio, Gêsa Karla Cavalcantiinfo:eu-repo/semantics/openAccessCalazans, JanainaLucian, RafaelIzidio, Ana RaquelCavalcanti, Gêsa Karla2019-04-01T12:52:59Zoai:revistas.usp.br:article/101697Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2019-04-01T12:52:59Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise de conteúdo de peças publicitárias de marcas consideradas sustentáveis em paralelo com fatores importantes na decisão de compra
Un análisis del contenido de las piezas publicitarias de marcas consideradas sostenibles en paralelo con factores importantes en las decisiones de compra
A content analysis of advertisement pieces of brands considered sustainable in parallel with important factors in purchasing decisions
title Uma análise de conteúdo de peças publicitárias de marcas consideradas sustentáveis em paralelo com fatores importantes na decisão de compra
spellingShingle Uma análise de conteúdo de peças publicitárias de marcas consideradas sustentáveis em paralelo com fatores importantes na decisão de compra
Calazans, Janaina
sustentabilidade
marcas
decisão de compra
sostenibilidad
marcas
decisión de compra
sustainability
brands
purchase decision
title_short Uma análise de conteúdo de peças publicitárias de marcas consideradas sustentáveis em paralelo com fatores importantes na decisão de compra
title_full Uma análise de conteúdo de peças publicitárias de marcas consideradas sustentáveis em paralelo com fatores importantes na decisão de compra
title_fullStr Uma análise de conteúdo de peças publicitárias de marcas consideradas sustentáveis em paralelo com fatores importantes na decisão de compra
title_full_unstemmed Uma análise de conteúdo de peças publicitárias de marcas consideradas sustentáveis em paralelo com fatores importantes na decisão de compra
title_sort Uma análise de conteúdo de peças publicitárias de marcas consideradas sustentáveis em paralelo com fatores importantes na decisão de compra
author Calazans, Janaina
author_facet Calazans, Janaina
Lucian, Rafael
Izidio, Ana Raquel
Cavalcanti, Gêsa Karla
author_role author
author2 Lucian, Rafael
Izidio, Ana Raquel
Cavalcanti, Gêsa Karla
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Calazans, Janaina
Lucian, Rafael
Izidio, Ana Raquel
Cavalcanti, Gêsa Karla
dc.subject.por.fl_str_mv sustentabilidade
marcas
decisão de compra
sostenibilidad
marcas
decisión de compra
sustainability
brands
purchase decision
topic sustentabilidade
marcas
decisão de compra
sostenibilidad
marcas
decisión de compra
sustainability
brands
purchase decision
description As mudanças nos hábitos de consumo da sociedade vem fazendo com que o termo sustentabilidade esteja cada vez mais presente nas peças publicitárias, para tanto se faz necessária uma revisão de estratégias para uma incorporação efetiva desse conceito. Esse trabalho tem como objetivo realizar uma análise de marcas consideradas sustentáveis realizando um paralelo entre os resultados obtidos e os fatores importantes para a decisão de compra afim de perceber a ênfase dada aos mesmos dentro dos anúncios das marcas analisadas. Na realização desse trabalho utilizaram-se duas formas de pesquisa o grupo focal e a análise de conteúdo, o objetivo foi trabalhar os conceitos de modo a ter pontos de vistas diferenciados, o do consumidor e o do produtor de propaganda. Concluiu-se que a maioria dos anúncios das marcas analisadas tratam de conceitos mais relacionados ao posicionamento sustentável da empresa, sendo assim o que se pode perceber foi que boa parte dos consumidores do grupo focal não vê o modo como a empresa trata dos produtos em si como sustentáveis, sendo assim os mesmo acabam não sendo relevantes para a decisão de compra.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/101697
10.11606/issn.1984-5057.v6i1p93-107
url https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/101697
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-5057.v6i1p93-107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/101697/100258
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Janaina Calazans, Rafael Lucian, Ana Raquel Izidio, Gêsa Karla Cavalcanti
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Janaina Calazans, Rafael Lucian, Ana Raquel Izidio, Gêsa Karla Cavalcanti
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Signos do Consumo; v. 6 n. 1 (2014): Signos do consumo, experiência em foco; 93-107
1984-5057
reponame:Signos do Consumo
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Signos do Consumo
collection Signos do Consumo
repository.name.fl_str_mv Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br
_version_ 1797068855879663616