Relações de gênero e consumo na publicidade da brahma na copa do mundo de 2010
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Signos do Consumo |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/76355 |
Resumo: | Este artigo articula três momentos. Inicialmente, fazemos um panorama dos estudos de gênero, introduzindo algumas questões para a compreensão deste tema. Em seguida, propomos algumas reflexões sobre o diálogo entre publicidade, gênero e esporte. Por último, temos a análise empírica propriamente dita, onde evidenciamos as construções de gênero e as marcações de uma suposta identidade nacional hegemônica presentes nos dois filmes publicitários da Brahma escolhidos (Lista de Pedidos e Poucas Palavras). |
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Relações de gênero e consumo na publicidade da brahma na copa do mundo de 2010Relaciones de género y consumo en la publicidad de brahma en la copa del mundo de 2010Gender relations and consumption in brahma’s advertising of 2010 world cupgenderadvertisingidentityBrahmagêneropublicidadidentidadBrahmagêneropublicidadeidentidadeBrahmaEste artigo articula três momentos. Inicialmente, fazemos um panorama dos estudos de gênero, introduzindo algumas questões para a compreensão deste tema. Em seguida, propomos algumas reflexões sobre o diálogo entre publicidade, gênero e esporte. Por último, temos a análise empírica propriamente dita, onde evidenciamos as construções de gênero e as marcações de uma suposta identidade nacional hegemônica presentes nos dois filmes publicitários da Brahma escolhidos (Lista de Pedidos e Poucas Palavras).Este artículo se estructura en tres momentos. Inicialmente, se realiza una visión general de los estudios de género, la introducción de algunas preguntas para la comprensión de este tema. Entonces, proponemos algunas reflexiones sobre el diálogo entre la publicidad, el sexo y el deporte. Por último, tenemos el análisis empírico en sí, donde evidenciamos las construcciones de género y las marcas de uma supuesta identidad nacional hegemónica en los dos anuncios seleccionados de Brahma (Lista de Deseos y Pocas Palabras).This article articulated three moments. First, we make an overview of gender studies, introducing some questions for the understanding of this subject. Then, we propose some reflections on the dialogue between advertising, gender and sport. Finally, we have the empirical analysis itself, where we noted constructions of gender and markings of a supposedly hegemonic national identity present in the two chosen commercials of Brahma (Order List and Brief).Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2013-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/7635510.11606/issn.1984-5057.v5i2p170-186Signos do Consumo; v. 5 n. 2 (2013): Revista Signos do Consumo, Narratividade, Gênero e Vida Simbólica; 170-1861984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/76355/80069Copyright (c) 2018 Camila Augusta Alves Pereira, Fausto Amaro, Fábio Grotzinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Camila Augusta AlvesAmaro, FaustoGrotz, Fábio2019-04-01T12:56:02Zoai:revistas.usp.br:article/76355Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2019-04-01T12:56:02Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false |
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