A onda da Brahma na Argentina: um estudo sobre o processo de inserção de um objeto na memória discursiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valentin, Amanda Fernanda Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-01112011-100225/
Resumo: Este trabalho que determina como corpus, fundamentalmente, três campanhas da cerveja Brahma veiculadas na Argentina nos anos de 2005, 2006 e 2007, todas elas produzidas por uma agência local analisa como esse produto é colocado, num determinado espaço de enunciação, em relação com determinados sentidos e com certos pré-construídos. O objetivo será estudar o modo como essas publicidades se submetem a determinadas inflexões numa formação social. Das duas partes que compõem esta dissertação, a primeira aborda as campanhas publicitárias de 2005 e 2006, que são colocadas em relação porque no funcionamento de suas textualidades é possível detectar um efeito de silêncio no que diz respeito à relação dessa marca com o Brasil. Já a segunda parte focaliza a campanha de 2007, na qual são encontradas marcas que podem ser interpretadas como materialização de certas antecipações que o argentino produz com relação ao Brasil ou ao brasileiro. À guisa de confirmação da eficácia do investimento realizado nessa última campanha, e da permanência e da direção dos sentidos por ela instaurados, é abordada também a campanha de 2009. Por fim, mediante o estudo de como essa marca se torna parte das condições de produção de publicidade de outras cervejas no referido espaço de enunciação, é contemplado o impacto que a inserção da Brahma, como objeto discursivo, implica no funcionamento de uma memória. O trabalho realizado nessas duas partes possibilita não apenas conhecer aspectos do funcionamento de uma outra formação social, mas também detectar como a marca Brahma habita uma fronteira produtiva na qual a relação identidade/outro é trazida à tona.
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