From Paraisópolis to the world: Miss Universe’s dress and community power highlighting clothing as a socio-cultural manifestation
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signos do Consumo |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/213076 |
Resumo: | Este artigo aborda o vestuário da brasileira Julia Gama, vice-campeã da 69ª edição do concurso Miss Universo, que trajou uma criação da estilista Michelly X, mulher transgênero. O vestido foi produzido pela iniciativa Costurando Sonhos, que capacita mulheres vítimas de agressão doméstica, em Paraisópolis, São Paulo. O caráter efêmero da moda culmina em um sistema de significados passageiros, em que o indivíduo se comunica com a sociedade e expressa sua identidade por meio de roupas e produtos. É possível aplicar o entendimento do trickle-up, apontado por McCracken, como imperativo para o conhecimento do contexto cultural-social em que os fenômenos de imitação e diferenciação ocorrem, uma vez que o vestuário tem uma forte função comunicacional, baseada na cultura na qual se estabelece. |
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From Paraisópolis to the world: Miss Universe’s dress and community power highlighting clothing as a socio-cultural manifestationDe Paraisópolis para o mundo: o vestido da miss universo e a potência da comunidade evidenciando o vestuário como manifestação socioculturalDe Paraisópolis al mundo: el vestido de la Miss Universo y el poder de la comunidad destacándose la indumentaria como manifestación socioculturalFashionMiss UniverseCosturando SonhosParaisópolisModaMiss UniversoCosturando SonhosParaisópolisModaMiss UniversoCosturando SonhosParaisópolisEste artigo aborda o vestuário da brasileira Julia Gama, vice-campeã da 69ª edição do concurso Miss Universo, que trajou uma criação da estilista Michelly X, mulher transgênero. O vestido foi produzido pela iniciativa Costurando Sonhos, que capacita mulheres vítimas de agressão doméstica, em Paraisópolis, São Paulo. O caráter efêmero da moda culmina em um sistema de significados passageiros, em que o indivíduo se comunica com a sociedade e expressa sua identidade por meio de roupas e produtos. É possível aplicar o entendimento do trickle-up, apontado por McCracken, como imperativo para o conhecimento do contexto cultural-social em que os fenômenos de imitação e diferenciação ocorrem, uma vez que o vestuário tem uma forte função comunicacional, baseada na cultura na qual se estabelece.Este artículo aborda la indumentaria de la brasileña Julia Gama, vicecampeona de la 69.ª edición del concurso Miss Universo, quien llevaba puesto una creación de la diseñadora Michelly X, mujer transgénero. El vestido fue producido por la iniciativa Costurando Sonhos, que ofrece capacitaciones a mujeres víctimas de agresión doméstica, en Paraisópolis, São Paulo. El carácter efímero de la moda culmina en un sistema de significados pasajeros, en el que el individuo se comunica con la sociedad y manifiesta su identidad mediante la ropa y los productos. Es posible aplicar la comprensión del trickle-up, según señala McCraken, como necesaria para entender el contexto cultural y social en el que se producen los fenómenos de imitación y diferenciación, ya que la ropa tiene una fuerte función comunicacional, basada en la cultura en la que se establece.This paper discusses the dress worn by Brazilian Julia Gama, runner-up of the 69th Miss Universe pageant, created by designer Michelly X, a transgender woman, in the context of the Costurando Sonhos initiative, which offers professional training to women victims of domestic violence, in Paraisópolis, São Paulo. The ephemeral nature of fashion culminates in a system of transitory meanings, in which the individual communicates with society and expresses their identity through clothes and products. We can apply McCraken’s trickle-up as an imperative for learning the socio-cultural context in which imitation and differentiation occur, since clothing has a strong communicational function.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos parestextoapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/21307610.11606/issn.1984-5057.v15i1e213076Signos do Consumo; v. 15 n. 1 (2023): Novas semiosferas e outros sentidos possíveis; e2130761984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/213076/196691https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/213076/200858Copyright (c) 2023 Carolina Boari Caraciolahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCaraciola, Carolina BoariCaraciola, Carolina BoariCaraciola, Carolina Boari2023-12-11T13:21:45Zoai:revistas.usp.br:article/213076Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2023-12-11T13:21:45Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Este artigo aborda o vestuário da brasileira Julia Gama, vice-campeã da 69ª edição do concurso Miss Universo, que trajou uma criação da estilista Michelly X, mulher transgênero. O vestido foi produzido pela iniciativa Costurando Sonhos, que capacita mulheres vítimas de agressão doméstica, em Paraisópolis, São Paulo. O caráter efêmero da moda culmina em um sistema de significados passageiros, em que o indivíduo se comunica com a sociedade e expressa sua identidade por meio de roupas e produtos. É possível aplicar o entendimento do trickle-up, apontado por McCracken, como imperativo para o conhecimento do contexto cultural-social em que os fenômenos de imitação e diferenciação ocorrem, uma vez que o vestuário tem uma forte função comunicacional, baseada na cultura na qual se estabelece. |
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