“Décadence avec’élégance”: do decadentismo literário à antropologia material, um olhar sobre o consumo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rainho, Hélio Ricardo Marino
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signos do Consumo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/140226
Resumo: A partir de uma breve análise do caráter “maldito” atribuído ao consumo, este artigo se propõe a investigar a relação entre sujeito e objeto no consumo de moda e lifestyle, tomando por base duas fontes de leitura distintas: a obra clássica do Decadentismo (a crítica ao fin-de-siècle nos idos de 1800) Às avessas, de Joris-Karl Huysmans, e o clássico da antropologia contemporânea Trecos, troços e coisas, de Daniel Miller. O texto propõe uma análise do personagem Jean des Esseintes, um dândi consumidor devotado a uma estetização da vida, ante a visão de cultura material proposta na teoria de Miller, em que as coisas são “resgatadas” de sua superficialidade para uma ontologia própria que interage e transforma as pessoas.
id USP-63_890f6b5c07573ca3b19629f7327b7528
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/140226
network_acronym_str USP-63
network_name_str Signos do Consumo
repository_id_str
spelling “Décadence avec’élégance”: do decadentismo literário à antropologia material, um olhar sobre o consumo“Décadence avec élégance”: desde el decadentismo literario hasta la antropología material, una mirada sobre el consumo“Décadence avec élégance”: from literary decadentism to material anthropology, analysing comsumptionMale consumptionMasculine fashionAesthetizationSubjectivityAnthropology of consumptionIdentitiesMaterial cultureDecadentismConsumo masculinoModa masculinaEstetizaçãoSubjetividadeAntropologia do consumoIdentidadesCultura materialDecadentismoConsumo masculinoModa masculinaEstetizaciónSubjetividadAntropología del consumoIdentidadesCultura materialDecadentismoA partir de uma breve análise do caráter “maldito” atribuído ao consumo, este artigo se propõe a investigar a relação entre sujeito e objeto no consumo de moda e lifestyle, tomando por base duas fontes de leitura distintas: a obra clássica do Decadentismo (a crítica ao fin-de-siècle nos idos de 1800) Às avessas, de Joris-Karl Huysmans, e o clássico da antropologia contemporânea Trecos, troços e coisas, de Daniel Miller. O texto propõe uma análise do personagem Jean des Esseintes, um dândi consumidor devotado a uma estetização da vida, ante a visão de cultura material proposta na teoria de Miller, em que as coisas são “resgatadas” de sua superficialidade para uma ontologia própria que interage e transforma as pessoas.Basado en un breve análisis de la frecuente calificación de “maldito” dada al consumo, este artículo propone investigar la relación entre sujeto y objeto en el consumo de moda y estilo de vida, fundamentado en dos fuentes distintas de lectura: la obra clásica del Decadentismo (la crítica al fin de siglo hecha a finales de 1800) “À rebours”, de Joris-Karl Huysmans, y el clásico de Daniel Miller sobre la antropología contemporánea, “Stuff”. El texto propone un análisis del personaje Jean Des Esseintes, un dandy consumidor dedicado a una estetización de la vida, ante la visión de la cultura material propuesta en la teoría de Miller, en la cual las cosas son “rescatadas” de su superficialidad a una propia ontología que interactúa y transforma personas.Based on a brief analysis of the “damn” character attributed to consumption, this article proposes to investigate the relationship between subject and object in the consumption of fashion and lifestyle, based on two distinct sources of reading – the classic work of Decadentism (the criticism of the fin-de-siècle in the late 1800s) Joris-Karl Huysmans’ À rebours, and Daniel Miller’s classic of the contemporary Anthropology, Stuff. The text proposes an analysis of the character Jean des Esseintes, a consumer dandy devoted to an aestheticization of life, before the vision of material culture proposed in Miller’s theory where things are “rescued” from its superficiality to an own ontology that interacts and transforms people.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2018-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/14022610.11606/issn.1984-5057.v10i1p82-93Signos do Consumo; v. 10 n. 1 (2018): Consumo, tecnologia e redes sociais: apps, 3D e emoticons em análise; 82-931984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/140226/138318Copyright (c) 2018 Hélio Ricardo Marino Rainhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRainho, Hélio Ricardo Marino2019-04-01T12:52:12Zoai:revistas.usp.br:article/140226Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2019-04-01T12:52:12Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv “Décadence avec’élégance”: do decadentismo literário à antropologia material, um olhar sobre o consumo
“Décadence avec élégance”: desde el decadentismo literario hasta la antropología material, una mirada sobre el consumo
“Décadence avec élégance”: from literary decadentism to material anthropology, analysing comsumption
title “Décadence avec’élégance”: do decadentismo literário à antropologia material, um olhar sobre o consumo
spellingShingle “Décadence avec’élégance”: do decadentismo literário à antropologia material, um olhar sobre o consumo
Rainho, Hélio Ricardo Marino
Male consumption
Masculine fashion
Aesthetization
Subjectivity
Anthropology of consumption
Identities
Material culture
Decadentism
Consumo masculino
Moda masculina
Estetização
Subjetividade
Antropologia do consumo
Identidades
Cultura material
Decadentismo
Consumo masculino
Moda masculina
Estetización
Subjetividad
Antropología del consumo
Identidades
Cultura material
Decadentismo
title_short “Décadence avec’élégance”: do decadentismo literário à antropologia material, um olhar sobre o consumo
title_full “Décadence avec’élégance”: do decadentismo literário à antropologia material, um olhar sobre o consumo
title_fullStr “Décadence avec’élégance”: do decadentismo literário à antropologia material, um olhar sobre o consumo
title_full_unstemmed “Décadence avec’élégance”: do decadentismo literário à antropologia material, um olhar sobre o consumo
title_sort “Décadence avec’élégance”: do decadentismo literário à antropologia material, um olhar sobre o consumo
author Rainho, Hélio Ricardo Marino
author_facet Rainho, Hélio Ricardo Marino
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rainho, Hélio Ricardo Marino
dc.subject.por.fl_str_mv Male consumption
Masculine fashion
Aesthetization
Subjectivity
Anthropology of consumption
Identities
Material culture
Decadentism
Consumo masculino
Moda masculina
Estetização
Subjetividade
Antropologia do consumo
Identidades
Cultura material
Decadentismo
Consumo masculino
Moda masculina
Estetización
Subjetividad
Antropología del consumo
Identidades
Cultura material
Decadentismo
topic Male consumption
Masculine fashion
Aesthetization
Subjectivity
Anthropology of consumption
Identities
Material culture
Decadentism
Consumo masculino
Moda masculina
Estetização
Subjetividade
Antropologia do consumo
Identidades
Cultura material
Decadentismo
Consumo masculino
Moda masculina
Estetización
Subjetividad
Antropología del consumo
Identidades
Cultura material
Decadentismo
description A partir de uma breve análise do caráter “maldito” atribuído ao consumo, este artigo se propõe a investigar a relação entre sujeito e objeto no consumo de moda e lifestyle, tomando por base duas fontes de leitura distintas: a obra clássica do Decadentismo (a crítica ao fin-de-siècle nos idos de 1800) Às avessas, de Joris-Karl Huysmans, e o clássico da antropologia contemporânea Trecos, troços e coisas, de Daniel Miller. O texto propõe uma análise do personagem Jean des Esseintes, um dândi consumidor devotado a uma estetização da vida, ante a visão de cultura material proposta na teoria de Miller, em que as coisas são “resgatadas” de sua superficialidade para uma ontologia própria que interage e transforma as pessoas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/140226
10.11606/issn.1984-5057.v10i1p82-93
url https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/140226
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-5057.v10i1p82-93
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/140226/138318
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Hélio Ricardo Marino Rainho
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Hélio Ricardo Marino Rainho
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Signos do Consumo; v. 10 n. 1 (2018): Consumo, tecnologia e redes sociais: apps, 3D e emoticons em análise; 82-93
1984-5057
reponame:Signos do Consumo
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Signos do Consumo
collection Signos do Consumo
repository.name.fl_str_mv Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br
_version_ 1797068856301191168