“Décadence avec’élégance”: do decadentismo literário à antropologia material, um olhar sobre o consumo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signos do Consumo |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/140226 |
Resumo: | A partir de uma breve análise do caráter “maldito” atribuído ao consumo, este artigo se propõe a investigar a relação entre sujeito e objeto no consumo de moda e lifestyle, tomando por base duas fontes de leitura distintas: a obra clássica do Decadentismo (a crítica ao fin-de-siècle nos idos de 1800) Às avessas, de Joris-Karl Huysmans, e o clássico da antropologia contemporânea Trecos, troços e coisas, de Daniel Miller. O texto propõe uma análise do personagem Jean des Esseintes, um dândi consumidor devotado a uma estetização da vida, ante a visão de cultura material proposta na teoria de Miller, em que as coisas são “resgatadas” de sua superficialidade para uma ontologia própria que interage e transforma as pessoas. |
id |
USP-63_890f6b5c07573ca3b19629f7327b7528 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/140226 |
network_acronym_str |
USP-63 |
network_name_str |
Signos do Consumo |
repository_id_str |
|
spelling |
“Décadence avec’élégance”: do decadentismo literário à antropologia material, um olhar sobre o consumo“Décadence avec élégance”: desde el decadentismo literario hasta la antropología material, una mirada sobre el consumo“Décadence avec élégance”: from literary decadentism to material anthropology, analysing comsumptionMale consumptionMasculine fashionAesthetizationSubjectivityAnthropology of consumptionIdentitiesMaterial cultureDecadentismConsumo masculinoModa masculinaEstetizaçãoSubjetividadeAntropologia do consumoIdentidadesCultura materialDecadentismoConsumo masculinoModa masculinaEstetizaciónSubjetividadAntropología del consumoIdentidadesCultura materialDecadentismoA partir de uma breve análise do caráter “maldito” atribuído ao consumo, este artigo se propõe a investigar a relação entre sujeito e objeto no consumo de moda e lifestyle, tomando por base duas fontes de leitura distintas: a obra clássica do Decadentismo (a crítica ao fin-de-siècle nos idos de 1800) Às avessas, de Joris-Karl Huysmans, e o clássico da antropologia contemporânea Trecos, troços e coisas, de Daniel Miller. O texto propõe uma análise do personagem Jean des Esseintes, um dândi consumidor devotado a uma estetização da vida, ante a visão de cultura material proposta na teoria de Miller, em que as coisas são “resgatadas” de sua superficialidade para uma ontologia própria que interage e transforma as pessoas.Basado en un breve análisis de la frecuente calificación de “maldito” dada al consumo, este artículo propone investigar la relación entre sujeto y objeto en el consumo de moda y estilo de vida, fundamentado en dos fuentes distintas de lectura: la obra clásica del Decadentismo (la crítica al fin de siglo hecha a finales de 1800) “À rebours”, de Joris-Karl Huysmans, y el clásico de Daniel Miller sobre la antropología contemporánea, “Stuff”. El texto propone un análisis del personaje Jean Des Esseintes, un dandy consumidor dedicado a una estetización de la vida, ante la visión de la cultura material propuesta en la teoría de Miller, en la cual las cosas son “rescatadas” de su superficialidad a una propia ontología que interactúa y transforma personas.Based on a brief analysis of the “damn” character attributed to consumption, this article proposes to investigate the relationship between subject and object in the consumption of fashion and lifestyle, based on two distinct sources of reading – the classic work of Decadentism (the criticism of the fin-de-siècle in the late 1800s) Joris-Karl Huysmans’ À rebours, and Daniel Miller’s classic of the contemporary Anthropology, Stuff. The text proposes an analysis of the character Jean des Esseintes, a consumer dandy devoted to an aestheticization of life, before the vision of material culture proposed in Miller’s theory where things are “rescued” from its superficiality to an own ontology that interacts and transforms people.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2018-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/14022610.11606/issn.1984-5057.v10i1p82-93Signos do Consumo; v. 10 n. 1 (2018): Consumo, tecnologia e redes sociais: apps, 3D e emoticons em análise; 82-931984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/140226/138318Copyright (c) 2018 Hélio Ricardo Marino Rainhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRainho, Hélio Ricardo Marino2019-04-01T12:52:12Zoai:revistas.usp.br:article/140226Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2019-04-01T12:52:12Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Décadence avec’élégance”: do decadentismo literário à antropologia material, um olhar sobre o consumo “Décadence avec élégance”: desde el decadentismo literario hasta la antropología material, una mirada sobre el consumo “Décadence avec élégance”: from literary decadentism to material anthropology, analysing comsumption |
title |
“Décadence avec’élégance”: do decadentismo literário à antropologia material, um olhar sobre o consumo |
spellingShingle |
“Décadence avec’élégance”: do decadentismo literário à antropologia material, um olhar sobre o consumo Rainho, Hélio Ricardo Marino Male consumption Masculine fashion Aesthetization Subjectivity Anthropology of consumption Identities Material culture Decadentism Consumo masculino Moda masculina Estetização Subjetividade Antropologia do consumo Identidades Cultura material Decadentismo Consumo masculino Moda masculina Estetización Subjetividad Antropología del consumo Identidades Cultura material Decadentismo |
title_short |
“Décadence avec’élégance”: do decadentismo literário à antropologia material, um olhar sobre o consumo |
title_full |
“Décadence avec’élégance”: do decadentismo literário à antropologia material, um olhar sobre o consumo |
title_fullStr |
“Décadence avec’élégance”: do decadentismo literário à antropologia material, um olhar sobre o consumo |
title_full_unstemmed |
“Décadence avec’élégance”: do decadentismo literário à antropologia material, um olhar sobre o consumo |
title_sort |
“Décadence avec’élégance”: do decadentismo literário à antropologia material, um olhar sobre o consumo |
author |
Rainho, Hélio Ricardo Marino |
author_facet |
Rainho, Hélio Ricardo Marino |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rainho, Hélio Ricardo Marino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Male consumption Masculine fashion Aesthetization Subjectivity Anthropology of consumption Identities Material culture Decadentism Consumo masculino Moda masculina Estetização Subjetividade Antropologia do consumo Identidades Cultura material Decadentismo Consumo masculino Moda masculina Estetización Subjetividad Antropología del consumo Identidades Cultura material Decadentismo |
topic |
Male consumption Masculine fashion Aesthetization Subjectivity Anthropology of consumption Identities Material culture Decadentism Consumo masculino Moda masculina Estetização Subjetividade Antropologia do consumo Identidades Cultura material Decadentismo Consumo masculino Moda masculina Estetización Subjetividad Antropología del consumo Identidades Cultura material Decadentismo |
description |
A partir de uma breve análise do caráter “maldito” atribuído ao consumo, este artigo se propõe a investigar a relação entre sujeito e objeto no consumo de moda e lifestyle, tomando por base duas fontes de leitura distintas: a obra clássica do Decadentismo (a crítica ao fin-de-siècle nos idos de 1800) Às avessas, de Joris-Karl Huysmans, e o clássico da antropologia contemporânea Trecos, troços e coisas, de Daniel Miller. O texto propõe uma análise do personagem Jean des Esseintes, um dândi consumidor devotado a uma estetização da vida, ante a visão de cultura material proposta na teoria de Miller, em que as coisas são “resgatadas” de sua superficialidade para uma ontologia própria que interage e transforma as pessoas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo não avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/140226 10.11606/issn.1984-5057.v10i1p82-93 |
url |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/140226 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1984-5057.v10i1p82-93 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/140226/138318 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Hélio Ricardo Marino Rainho info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Hélio Ricardo Marino Rainho |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signos do Consumo; v. 10 n. 1 (2018): Consumo, tecnologia e redes sociais: apps, 3D e emoticons em análise; 82-93 1984-5057 reponame:Signos do Consumo instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Signos do Consumo |
collection |
Signos do Consumo |
repository.name.fl_str_mv |
Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br |
_version_ |
1797068856301191168 |