Novos modos de ação do capitalismo contemporâneo? Uma análise sobre a atuação da organização humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF) pelo olhar das categorias de Peirce

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Flávia Costa Rocha de Assis
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Tavares, Fred
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signos do Consumo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/195646
Resumo: Os novos modos de ação do capitalismo vêm provocando mudanças significativas em diferentes aspectos da vida. Nesse sentido, compreender, por meio de uma perspectiva interdisciplinar que une os campos da Psicossociologia e da Comunicação, as modificações vivenciadas na contemporaneidade torna-se fundamental. Este artigo parte da reflexão sobre as possíveis formas de o Capitalismo Rizomático adentrar em esferas até então desconsideradas, podendo atuar no trabalho desenvolvido até mesmo por organizações humanitárias. Este é um estudo de natureza teórica, baseado em pesquisa bibliográfica e documental, utilizando-se das categorias da Semiótica de Peirce a partir da análise de uma postagem selecionada no Facebook, da organização Médicos Sem Fronteiras (MSF). A publicação em questão contém pedidos de doação de recursos financeiros no primeiro semestre da pandemia da covid-19, representando, dessa forma, o corpus deste trabalho. Diante disso, como resultado, observou-se que possivelmente a MSF também passe a incorporar em suas estratégias de comunicação aquelas utilizadas por corporações que vendem produtos e serviços, podendo transformar seus doadores/seguidores em consumidores.
id USP-63_983e116f7ef08cef8ff0519a0c16a1ee
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/195646
network_acronym_str USP-63
network_name_str Signos do Consumo
repository_id_str
spelling Novos modos de ação do capitalismo contemporâneo? Uma análise sobre a atuação da organização humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF) pelo olhar das categorias de PeirceNew modes of action of contemporary capitalism? An analysis of the performance of the humanitarian organization Doctors Without Borders (MSF) from the perspective of Peirce semiotics¿Nuevos modos de acción del capitalismo contemporáneo? Un análisis del desempeño de la organización humanitaria Médicos Sin Fronteras (MSF) desde la mirada de las categorías de PeirceRhizomatic capitalismPsychosociologyCommunicationDoctors Without BordersPeircean semioticsCapitalismo rizomáticoPsicosociologíaComunicaciónMédicos Sin FronterasSemiótica peirceanaCapitalismo RizomáticoPsicossociologiaComunicaçãoMédicos Sem FronteirasSemiótica PeircianaOs novos modos de ação do capitalismo vêm provocando mudanças significativas em diferentes aspectos da vida. Nesse sentido, compreender, por meio de uma perspectiva interdisciplinar que une os campos da Psicossociologia e da Comunicação, as modificações vivenciadas na contemporaneidade torna-se fundamental. Este artigo parte da reflexão sobre as possíveis formas de o Capitalismo Rizomático adentrar em esferas até então desconsideradas, podendo atuar no trabalho desenvolvido até mesmo por organizações humanitárias. Este é um estudo de natureza teórica, baseado em pesquisa bibliográfica e documental, utilizando-se das categorias da Semiótica de Peirce a partir da análise de uma postagem selecionada no Facebook, da organização Médicos Sem Fronteiras (MSF). A publicação em questão contém pedidos de doação de recursos financeiros no primeiro semestre da pandemia da covid-19, representando, dessa forma, o corpus deste trabalho. Diante disso, como resultado, observou-se que possivelmente a MSF também passe a incorporar em suas estratégias de comunicação aquelas utilizadas por corporações que vendem produtos e serviços, podendo transformar seus doadores/seguidores em consumidores.Los nuevos modos de acción del capitalismo están provocando cambios significativos en diferentes aspectos de la vida. En este sentido, se vuelve fundamental comprender los cambios experimentados en la contemporaneidad desde una perspectiva interdisciplinar que une los campos de la Psicosociología y la Comunicación. Este artículo parte de la reflexión sobre las posibles vías del Capitalismo Rizomático para ingresar en esferas hasta ahora desatendidas, incluso puede actuar en el trabajo desarrollado por organizaciones humanitarias. Este es un trabajo de carácter teórico, basado en una investigación bibliográfica y documental, que aplicó las categorías de la Semiótica de Peirce al análisis de una publicación seleccionada en Facebook de la organización Médicos Sin Fronteras (MSF). La publicación presenta solicitudes de donación de recursos financieros en la primera mitad de la pandemia del covid-19, lo que representa así el corpus de este trabajo. Por lo tanto, como resultado se observó que MSF también puede comenzar a incorporar en sus estrategias de comunicación las utilizadas por las corporaciones que venden productos y servicios, lo que puede transformar a sus donantes/seguidores en consumidores.The new modes of action of capitalism have been causing significant changes in different aspects of life. In this sense, understanding, from an interdisciplinary perspective that unites the fields of Psychosociology and Communication, the changes experienced in contemporaneity becomes fundamental. This article starts from the reflection on the possible ways the Rhizomatic Capitalism can enter spheres hitherto disregarded, being able to act in the work developed even by humanitarian organizations. This is a work of theoretical nature, based on bibliographic and documentary research, using the categories of Peirce’s Semiotics from the analysis of a selected post on Facebook, of the organization Doctors Without Borders (MSF). The publication contains requests for donation of financial resources in the first semester of the COVID-19 pandemic, thus representing the corpus of this work. Therefore, as a result, it was observed that MSF may also start to incorporate in its communication strategies those used by corporations that sell products and services, and be able to transform their donors/followers into consumers.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/19564610.11606/issn.1984-5057.v14i2e195646Signos do Consumo; v. 14 n. 2 (2022): As novas lógicas publicitárias e as manifestações despublicitarizadas dos signos do consumo; e1956461984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/195646/189231https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/195646/200608Copyright (c) 2023 Flávia Costa Rocha de Assis Fonseca, Fred Tavareshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFonseca, Flávia Costa Rocha de AssisTavares, Fred2023-12-05T18:22:02Zoai:revistas.usp.br:article/195646Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2023-12-05T18:22:02Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Novos modos de ação do capitalismo contemporâneo? Uma análise sobre a atuação da organização humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF) pelo olhar das categorias de Peirce
New modes of action of contemporary capitalism? An analysis of the performance of the humanitarian organization Doctors Without Borders (MSF) from the perspective of Peirce semiotics
¿Nuevos modos de acción del capitalismo contemporáneo? Un análisis del desempeño de la organización humanitaria Médicos Sin Fronteras (MSF) desde la mirada de las categorías de Peirce
title Novos modos de ação do capitalismo contemporâneo? Uma análise sobre a atuação da organização humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF) pelo olhar das categorias de Peirce
spellingShingle Novos modos de ação do capitalismo contemporâneo? Uma análise sobre a atuação da organização humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF) pelo olhar das categorias de Peirce
Fonseca, Flávia Costa Rocha de Assis
Rhizomatic capitalism
Psychosociology
Communication
Doctors Without Borders
Peircean semiotics
Capitalismo rizomático
Psicosociología
Comunicación
Médicos Sin Fronteras
Semiótica peirceana
Capitalismo Rizomático
Psicossociologia
Comunicação
Médicos Sem Fronteiras
Semiótica Peirciana
title_short Novos modos de ação do capitalismo contemporâneo? Uma análise sobre a atuação da organização humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF) pelo olhar das categorias de Peirce
title_full Novos modos de ação do capitalismo contemporâneo? Uma análise sobre a atuação da organização humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF) pelo olhar das categorias de Peirce
title_fullStr Novos modos de ação do capitalismo contemporâneo? Uma análise sobre a atuação da organização humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF) pelo olhar das categorias de Peirce
title_full_unstemmed Novos modos de ação do capitalismo contemporâneo? Uma análise sobre a atuação da organização humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF) pelo olhar das categorias de Peirce
title_sort Novos modos de ação do capitalismo contemporâneo? Uma análise sobre a atuação da organização humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF) pelo olhar das categorias de Peirce
author Fonseca, Flávia Costa Rocha de Assis
author_facet Fonseca, Flávia Costa Rocha de Assis
Tavares, Fred
author_role author
author2 Tavares, Fred
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Flávia Costa Rocha de Assis
Tavares, Fred
dc.subject.por.fl_str_mv Rhizomatic capitalism
Psychosociology
Communication
Doctors Without Borders
Peircean semiotics
Capitalismo rizomático
Psicosociología
Comunicación
Médicos Sin Fronteras
Semiótica peirceana
Capitalismo Rizomático
Psicossociologia
Comunicação
Médicos Sem Fronteiras
Semiótica Peirciana
topic Rhizomatic capitalism
Psychosociology
Communication
Doctors Without Borders
Peircean semiotics
Capitalismo rizomático
Psicosociología
Comunicación
Médicos Sin Fronteras
Semiótica peirceana
Capitalismo Rizomático
Psicossociologia
Comunicação
Médicos Sem Fronteiras
Semiótica Peirciana
description Os novos modos de ação do capitalismo vêm provocando mudanças significativas em diferentes aspectos da vida. Nesse sentido, compreender, por meio de uma perspectiva interdisciplinar que une os campos da Psicossociologia e da Comunicação, as modificações vivenciadas na contemporaneidade torna-se fundamental. Este artigo parte da reflexão sobre as possíveis formas de o Capitalismo Rizomático adentrar em esferas até então desconsideradas, podendo atuar no trabalho desenvolvido até mesmo por organizações humanitárias. Este é um estudo de natureza teórica, baseado em pesquisa bibliográfica e documental, utilizando-se das categorias da Semiótica de Peirce a partir da análise de uma postagem selecionada no Facebook, da organização Médicos Sem Fronteiras (MSF). A publicação em questão contém pedidos de doação de recursos financeiros no primeiro semestre da pandemia da covid-19, representando, dessa forma, o corpus deste trabalho. Diante disso, como resultado, observou-se que possivelmente a MSF também passe a incorporar em suas estratégias de comunicação aquelas utilizadas por corporações que vendem produtos e serviços, podendo transformar seus doadores/seguidores em consumidores.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/195646
10.11606/issn.1984-5057.v14i2e195646
url https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/195646
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-5057.v14i2e195646
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/195646/189231
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/195646/200608
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Flávia Costa Rocha de Assis Fonseca, Fred Tavares
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Flávia Costa Rocha de Assis Fonseca, Fred Tavares
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Signos do Consumo; v. 14 n. 2 (2022): As novas lógicas publicitárias e as manifestações despublicitarizadas dos signos do consumo; e195646
1984-5057
reponame:Signos do Consumo
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Signos do Consumo
collection Signos do Consumo
repository.name.fl_str_mv Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br
_version_ 1797068855343841280