Novos modos de ação do capitalismo contemporâneo? Uma análise sobre a atuação da organização humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF) pelo olhar das categorias de Peirce
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signos do Consumo |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/195646 |
Resumo: | Os novos modos de ação do capitalismo vêm provocando mudanças significativas em diferentes aspectos da vida. Nesse sentido, compreender, por meio de uma perspectiva interdisciplinar que une os campos da Psicossociologia e da Comunicação, as modificações vivenciadas na contemporaneidade torna-se fundamental. Este artigo parte da reflexão sobre as possíveis formas de o Capitalismo Rizomático adentrar em esferas até então desconsideradas, podendo atuar no trabalho desenvolvido até mesmo por organizações humanitárias. Este é um estudo de natureza teórica, baseado em pesquisa bibliográfica e documental, utilizando-se das categorias da Semiótica de Peirce a partir da análise de uma postagem selecionada no Facebook, da organização Médicos Sem Fronteiras (MSF). A publicação em questão contém pedidos de doação de recursos financeiros no primeiro semestre da pandemia da covid-19, representando, dessa forma, o corpus deste trabalho. Diante disso, como resultado, observou-se que possivelmente a MSF também passe a incorporar em suas estratégias de comunicação aquelas utilizadas por corporações que vendem produtos e serviços, podendo transformar seus doadores/seguidores em consumidores. |
id |
USP-63_983e116f7ef08cef8ff0519a0c16a1ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/195646 |
network_acronym_str |
USP-63 |
network_name_str |
Signos do Consumo |
repository_id_str |
|
spelling |
Novos modos de ação do capitalismo contemporâneo? Uma análise sobre a atuação da organização humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF) pelo olhar das categorias de PeirceNew modes of action of contemporary capitalism? An analysis of the performance of the humanitarian organization Doctors Without Borders (MSF) from the perspective of Peirce semiotics¿Nuevos modos de acción del capitalismo contemporáneo? Un análisis del desempeño de la organización humanitaria Médicos Sin Fronteras (MSF) desde la mirada de las categorías de PeirceRhizomatic capitalismPsychosociologyCommunicationDoctors Without BordersPeircean semioticsCapitalismo rizomáticoPsicosociologíaComunicaciónMédicos Sin FronterasSemiótica peirceanaCapitalismo RizomáticoPsicossociologiaComunicaçãoMédicos Sem FronteirasSemiótica PeircianaOs novos modos de ação do capitalismo vêm provocando mudanças significativas em diferentes aspectos da vida. Nesse sentido, compreender, por meio de uma perspectiva interdisciplinar que une os campos da Psicossociologia e da Comunicação, as modificações vivenciadas na contemporaneidade torna-se fundamental. Este artigo parte da reflexão sobre as possíveis formas de o Capitalismo Rizomático adentrar em esferas até então desconsideradas, podendo atuar no trabalho desenvolvido até mesmo por organizações humanitárias. Este é um estudo de natureza teórica, baseado em pesquisa bibliográfica e documental, utilizando-se das categorias da Semiótica de Peirce a partir da análise de uma postagem selecionada no Facebook, da organização Médicos Sem Fronteiras (MSF). A publicação em questão contém pedidos de doação de recursos financeiros no primeiro semestre da pandemia da covid-19, representando, dessa forma, o corpus deste trabalho. Diante disso, como resultado, observou-se que possivelmente a MSF também passe a incorporar em suas estratégias de comunicação aquelas utilizadas por corporações que vendem produtos e serviços, podendo transformar seus doadores/seguidores em consumidores.Los nuevos modos de acción del capitalismo están provocando cambios significativos en diferentes aspectos de la vida. En este sentido, se vuelve fundamental comprender los cambios experimentados en la contemporaneidad desde una perspectiva interdisciplinar que une los campos de la Psicosociología y la Comunicación. Este artículo parte de la reflexión sobre las posibles vías del Capitalismo Rizomático para ingresar en esferas hasta ahora desatendidas, incluso puede actuar en el trabajo desarrollado por organizaciones humanitarias. Este es un trabajo de carácter teórico, basado en una investigación bibliográfica y documental, que aplicó las categorías de la Semiótica de Peirce al análisis de una publicación seleccionada en Facebook de la organización Médicos Sin Fronteras (MSF). La publicación presenta solicitudes de donación de recursos financieros en la primera mitad de la pandemia del covid-19, lo que representa así el corpus de este trabajo. Por lo tanto, como resultado se observó que MSF también puede comenzar a incorporar en sus estrategias de comunicación las utilizadas por las corporaciones que venden productos y servicios, lo que puede transformar a sus donantes/seguidores en consumidores.The new modes of action of capitalism have been causing significant changes in different aspects of life. In this sense, understanding, from an interdisciplinary perspective that unites the fields of Psychosociology and Communication, the changes experienced in contemporaneity becomes fundamental. This article starts from the reflection on the possible ways the Rhizomatic Capitalism can enter spheres hitherto disregarded, being able to act in the work developed even by humanitarian organizations. This is a work of theoretical nature, based on bibliographic and documentary research, using the categories of Peirce’s Semiotics from the analysis of a selected post on Facebook, of the organization Doctors Without Borders (MSF). The publication contains requests for donation of financial resources in the first semester of the COVID-19 pandemic, thus representing the corpus of this work. Therefore, as a result, it was observed that MSF may also start to incorporate in its communication strategies those used by corporations that sell products and services, and be able to transform their donors/followers into consumers.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/19564610.11606/issn.1984-5057.v14i2e195646Signos do Consumo; v. 14 n. 2 (2022): As novas lógicas publicitárias e as manifestações despublicitarizadas dos signos do consumo; e1956461984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/195646/189231https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/195646/200608Copyright (c) 2023 Flávia Costa Rocha de Assis Fonseca, Fred Tavareshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFonseca, Flávia Costa Rocha de AssisTavares, Fred2023-12-05T18:22:02Zoai:revistas.usp.br:article/195646Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2023-12-05T18:22:02Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Novos modos de ação do capitalismo contemporâneo? Uma análise sobre a atuação da organização humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF) pelo olhar das categorias de Peirce New modes of action of contemporary capitalism? An analysis of the performance of the humanitarian organization Doctors Without Borders (MSF) from the perspective of Peirce semiotics ¿Nuevos modos de acción del capitalismo contemporáneo? Un análisis del desempeño de la organización humanitaria Médicos Sin Fronteras (MSF) desde la mirada de las categorías de Peirce |
title |
Novos modos de ação do capitalismo contemporâneo? Uma análise sobre a atuação da organização humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF) pelo olhar das categorias de Peirce |
spellingShingle |
Novos modos de ação do capitalismo contemporâneo? Uma análise sobre a atuação da organização humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF) pelo olhar das categorias de Peirce Fonseca, Flávia Costa Rocha de Assis Rhizomatic capitalism Psychosociology Communication Doctors Without Borders Peircean semiotics Capitalismo rizomático Psicosociología Comunicación Médicos Sin Fronteras Semiótica peirceana Capitalismo Rizomático Psicossociologia Comunicação Médicos Sem Fronteiras Semiótica Peirciana |
title_short |
Novos modos de ação do capitalismo contemporâneo? Uma análise sobre a atuação da organização humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF) pelo olhar das categorias de Peirce |
title_full |
Novos modos de ação do capitalismo contemporâneo? Uma análise sobre a atuação da organização humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF) pelo olhar das categorias de Peirce |
title_fullStr |
Novos modos de ação do capitalismo contemporâneo? Uma análise sobre a atuação da organização humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF) pelo olhar das categorias de Peirce |
title_full_unstemmed |
Novos modos de ação do capitalismo contemporâneo? Uma análise sobre a atuação da organização humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF) pelo olhar das categorias de Peirce |
title_sort |
Novos modos de ação do capitalismo contemporâneo? Uma análise sobre a atuação da organização humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF) pelo olhar das categorias de Peirce |
author |
Fonseca, Flávia Costa Rocha de Assis |
author_facet |
Fonseca, Flávia Costa Rocha de Assis Tavares, Fred |
author_role |
author |
author2 |
Tavares, Fred |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Flávia Costa Rocha de Assis Tavares, Fred |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rhizomatic capitalism Psychosociology Communication Doctors Without Borders Peircean semiotics Capitalismo rizomático Psicosociología Comunicación Médicos Sin Fronteras Semiótica peirceana Capitalismo Rizomático Psicossociologia Comunicação Médicos Sem Fronteiras Semiótica Peirciana |
topic |
Rhizomatic capitalism Psychosociology Communication Doctors Without Borders Peircean semiotics Capitalismo rizomático Psicosociología Comunicación Médicos Sin Fronteras Semiótica peirceana Capitalismo Rizomático Psicossociologia Comunicação Médicos Sem Fronteiras Semiótica Peirciana |
description |
Os novos modos de ação do capitalismo vêm provocando mudanças significativas em diferentes aspectos da vida. Nesse sentido, compreender, por meio de uma perspectiva interdisciplinar que une os campos da Psicossociologia e da Comunicação, as modificações vivenciadas na contemporaneidade torna-se fundamental. Este artigo parte da reflexão sobre as possíveis formas de o Capitalismo Rizomático adentrar em esferas até então desconsideradas, podendo atuar no trabalho desenvolvido até mesmo por organizações humanitárias. Este é um estudo de natureza teórica, baseado em pesquisa bibliográfica e documental, utilizando-se das categorias da Semiótica de Peirce a partir da análise de uma postagem selecionada no Facebook, da organização Médicos Sem Fronteiras (MSF). A publicação em questão contém pedidos de doação de recursos financeiros no primeiro semestre da pandemia da covid-19, representando, dessa forma, o corpus deste trabalho. Diante disso, como resultado, observou-se que possivelmente a MSF também passe a incorporar em suas estratégias de comunicação aquelas utilizadas por corporações que vendem produtos e serviços, podendo transformar seus doadores/seguidores em consumidores. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo não avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/195646 10.11606/issn.1984-5057.v14i2e195646 |
url |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/195646 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1984-5057.v14i2e195646 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/195646/189231 https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/195646/200608 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Flávia Costa Rocha de Assis Fonseca, Fred Tavares http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Flávia Costa Rocha de Assis Fonseca, Fred Tavares http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signos do Consumo; v. 14 n. 2 (2022): As novas lógicas publicitárias e as manifestações despublicitarizadas dos signos do consumo; e195646 1984-5057 reponame:Signos do Consumo instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Signos do Consumo |
collection |
Signos do Consumo |
repository.name.fl_str_mv |
Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br |
_version_ |
1797068855343841280 |