Gordofobia na moda plus size
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signos do Consumo |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/177994 |
Resumo: | Publicado em 2019, o livro De gorda a plus size: a moda do tamanho grande propõe um desvendamento acerca dos corpos gordos femininos e a moda plus size como estratégia biopolítica. O livro propõe uma discussão sobre os significados contidos nos discursos sociais sobre o corpo feminino gordo e nos discursos midiáticos de marcas de moda que produzem tamanhos grandes. A leitura nos permite entender como os discursos de poder são construídos, a partir da preferência pela mulher magra, denunciando o estigma da gordofobia nesse cenário: a indústria da moda. |
id |
USP-63_c6fc69763215cc77535c5068d8afb8f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/177994 |
network_acronym_str |
USP-63 |
network_name_str |
Signos do Consumo |
repository_id_str |
|
spelling |
Gordofobia na moda plus sizeGordofobia en la moda plus sizePlus size fashion fatphobiaGordofobiaModa plus sizeMujeres gordasBiopolíticaFatphobiaPlus size fashionFat womenBiopoliticsGordofobiaModa plus sizeMulheres gordasBiopolíticaPublicado em 2019, o livro De gorda a plus size: a moda do tamanho grande propõe um desvendamento acerca dos corpos gordos femininos e a moda plus size como estratégia biopolítica. O livro propõe uma discussão sobre os significados contidos nos discursos sociais sobre o corpo feminino gordo e nos discursos midiáticos de marcas de moda que produzem tamanhos grandes. A leitura nos permite entender como os discursos de poder são construídos, a partir da preferência pela mulher magra, denunciando o estigma da gordofobia nesse cenário: a indústria da moda.Published in 2019, the book De gorda a plus size: a moda do tamanho grande (From fat to plus size: big size fashion) proposes an unveiling about female fat bodies and plus size fashion as a biopolitical strategy. The book proposes a discussion about the meanings contained in the social discourses about the fat female body and in media speeches by fashion brands that produce large size clothes. The reading allows us to understand how the discourses of power are constructed, from the preference for the thin woman, denouncing the stigma of fatphobia in this scenario: the fashion industry.Publicado en 2019, el libro De gorda a plus size: a moda do tamanho grande (De gorda a plus size: la moda de la talla grande) propone una revelación acerca de los cuerpos gordos femeninos y la moda plus size como estrategia biopolítica. El libro discute los significados en los discursos sociales sobre el cuerpo femenino gordo y en los discursos de los medios de comunicación de marcas de moda que producen tamaños grandes. La lectura nos permite entender como los discursos de poder son construidos a partir de una preferencia por la mujer magra, denunciando el estigma de la gordofobia en ese lugar: la industria de la moda.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2021-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/17799410.11606/issn.1984-5057.v13i1p111-113Signos do Consumo; v. 13 n. 1 (2021): Signos do consumo em múltiplos enfoques; 111-1131984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/177994/173772https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/177994/180594Copyright (c) 2021 Maria Luisa Jimenez Jimenezhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJimenez, Maria Luisa Jimenez2021-07-06T20:57:45Zoai:revistas.usp.br:article/177994Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2021-07-06T20:57:45Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gordofobia na moda plus size Gordofobia en la moda plus size Plus size fashion fatphobia |
title |
Gordofobia na moda plus size |
spellingShingle |
Gordofobia na moda plus size Jimenez, Maria Luisa Jimenez Gordofobia Moda plus size Mujeres gordas Biopolítica Fatphobia Plus size fashion Fat women Biopolitics Gordofobia Moda plus size Mulheres gordas Biopolítica |
title_short |
Gordofobia na moda plus size |
title_full |
Gordofobia na moda plus size |
title_fullStr |
Gordofobia na moda plus size |
title_full_unstemmed |
Gordofobia na moda plus size |
title_sort |
Gordofobia na moda plus size |
author |
Jimenez, Maria Luisa Jimenez |
author_facet |
Jimenez, Maria Luisa Jimenez |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jimenez, Maria Luisa Jimenez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gordofobia Moda plus size Mujeres gordas Biopolítica Fatphobia Plus size fashion Fat women Biopolitics Gordofobia Moda plus size Mulheres gordas Biopolítica |
topic |
Gordofobia Moda plus size Mujeres gordas Biopolítica Fatphobia Plus size fashion Fat women Biopolitics Gordofobia Moda plus size Mulheres gordas Biopolítica |
description |
Publicado em 2019, o livro De gorda a plus size: a moda do tamanho grande propõe um desvendamento acerca dos corpos gordos femininos e a moda plus size como estratégia biopolítica. O livro propõe uma discussão sobre os significados contidos nos discursos sociais sobre o corpo feminino gordo e nos discursos midiáticos de marcas de moda que produzem tamanhos grandes. A leitura nos permite entender como os discursos de poder são construídos, a partir da preferência pela mulher magra, denunciando o estigma da gordofobia nesse cenário: a indústria da moda. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/177994 10.11606/issn.1984-5057.v13i1p111-113 |
url |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/177994 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1984-5057.v13i1p111-113 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/177994/173772 https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/177994/180594 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Maria Luisa Jimenez Jimenez http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Maria Luisa Jimenez Jimenez http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signos do Consumo; v. 13 n. 1 (2021): Signos do consumo em múltiplos enfoques; 111-113 1984-5057 reponame:Signos do Consumo instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Signos do Consumo |
collection |
Signos do Consumo |
repository.name.fl_str_mv |
Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br |
_version_ |
1797068856434360320 |