PubliCITY and the mascots of brands in the markets of the state of Pará
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signos do Consumo |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/147893 |
Resumo: | O artigo tem por premissa apresentar as pesquisas realizadas sobre as mascotes, personagens e personalidades do imaginário amazônico utilizadas no mercado paraense, para a construção e a sustentação de marcas. O estudo e a análise das peças publicitárias têm como foco o registro histórico das representações imagéticas das mascotes utilizadas pelas empresas comerciais na cidade de Belém do Pará, além de estudá-las como forma de publicização de marcas, produtos e serviços locais e regionais. A pesquisa revelou que as mascotes de marcas da região são prioritariamente compostas por animais domésticos e outros de baixo ou nenhum envolvimento cotidiano, o que evidencia o distanciamento da vasta fauna e do imaginário amazônico. Quando surgem as mascotes imaginativas, também as referências são distantes, como a utilização de mitos romanos ou de figuras universais, como o gênio. O maior vínculo de sentido local está na representação plural e extensiva da Nossa Senhora de Nazaré como personagem, portanto, mascote das festividades do Círio. O referido artigo, a partir do projeto de pesquisa intitulado publiCIDADE(s), analisa a propaganda e a publicidade como marca(s) midiática(s) de consumo, o projeto resultou ainda na apresentação e publicação de quatro trabalhos em anais de eventos nacionais da área. |
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PubliCITY and the mascots of brands in the markets of the state of ParáPubliCIUDAD y las mascotas de marcas en el mercado de ParáPubliCIDADE e as mascotes no mercado paraenseMascotsCharactersPubliCITYConsumptionBelémBrandMascotasPersonajesPubliCIUDADConsumoBelémMarcaMascotesPersonagensPubliCIDADEConsumoBelémMarcaO artigo tem por premissa apresentar as pesquisas realizadas sobre as mascotes, personagens e personalidades do imaginário amazônico utilizadas no mercado paraense, para a construção e a sustentação de marcas. O estudo e a análise das peças publicitárias têm como foco o registro histórico das representações imagéticas das mascotes utilizadas pelas empresas comerciais na cidade de Belém do Pará, além de estudá-las como forma de publicização de marcas, produtos e serviços locais e regionais. A pesquisa revelou que as mascotes de marcas da região são prioritariamente compostas por animais domésticos e outros de baixo ou nenhum envolvimento cotidiano, o que evidencia o distanciamento da vasta fauna e do imaginário amazônico. Quando surgem as mascotes imaginativas, também as referências são distantes, como a utilização de mitos romanos ou de figuras universais, como o gênio. O maior vínculo de sentido local está na representação plural e extensiva da Nossa Senhora de Nazaré como personagem, portanto, mascote das festividades do Círio. O referido artigo, a partir do projeto de pesquisa intitulado publiCIDADE(s), analisa a propaganda e a publicidade como marca(s) midiática(s) de consumo, o projeto resultou ainda na apresentação e publicação de quatro trabalhos em anais de eventos nacionais da área.El artículo tiene por premisa presentar las investigaciones realizadas sobre las mascotas, los personajes y las personalidades del imaginario amazónico utilizadas en el mercado de Pará (Brasil), en la construcción y la sustentación de marcas. El estudio y el análisis de las piezas publicitarias se centran en el registro histórico de las representaciones imaginarias de las mascotas utilizadas por las empresas comerciales en la ciudad de Belém do Pará, además de estudiarlas como forma de publicidad de marcas, productos y servicios locales y regionales. La investigación reveló que las mascotas de marcas de la región se componen principalmente de animales domésticos y otros de baja o ninguna implicación cotidiana, lo que evidencia el distanciamiento de la vasta fauna y del imaginario amazónico. Cuando surgen las mascotas imaginativas, también las referencias son distantes, como la utilización de mitos romanos o de figuras universales, como el del genio. El mayor vínculo de sentido local está en la representación plural y extensiva de la Virgen de Nazaret como personaje, por lo tanto, mascota de las festividades del Círio. El presente artículo, a partir del proyecto de investigación titulado publiCIUDAD/ES que evalúa la propaganda y la publicidad como marca/s mediática/s de consumo, resultó en la presentación y publicación de cuatro trabajos en anales de eventos nacionales del área.The article aims to present the researches performed on the mascots, characters and personalities of the Amazonian imaginary used in the market of the state of Pará, for the construction and maintenance of brands. The study and analysis of the advertisements are focused on the historical record of the representations of the mascots used by commercial companies in the city of Belém do Pará, as well as studying them as a way of publicizing local and regional brands, products and services. The research revealed that the mascots of brands of the region are primarily composed by pets and others of low or no daily involvement, which shows the distancing of the vast fauna and the Amazonian imaginary. When imaginative mascots arise, references are also distant, such as the use of Roman myths or universal figures, like genius. The greatest bond of local meaning is in the plural and extensive representation of Our Lady of Nazareth as a character, therefore, mascot of the festivities of the Círio. This article, based on the research project titled publiCITY(ies) analyzes propaganda and advertising as a media brand(s) of consumption, also resulted in the presentation and publishing of four papers in proceedings of national events in the area.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2019-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos parestextoapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/14789310.11606/issn.1984-5057.v11i2p15-25Signos do Consumo; v. 11 n. 2 (2019): Signos do consumo em suas publicizações; 4-141984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/147893/154837Copyright (c) 2019 Luiz Cezar Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Luiz Cezar2019-08-09T17:28:14Zoai:revistas.usp.br:article/147893Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2019-08-09T17:28:14Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false |
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O artigo tem por premissa apresentar as pesquisas realizadas sobre as mascotes, personagens e personalidades do imaginário amazônico utilizadas no mercado paraense, para a construção e a sustentação de marcas. O estudo e a análise das peças publicitárias têm como foco o registro histórico das representações imagéticas das mascotes utilizadas pelas empresas comerciais na cidade de Belém do Pará, além de estudá-las como forma de publicização de marcas, produtos e serviços locais e regionais. A pesquisa revelou que as mascotes de marcas da região são prioritariamente compostas por animais domésticos e outros de baixo ou nenhum envolvimento cotidiano, o que evidencia o distanciamento da vasta fauna e do imaginário amazônico. Quando surgem as mascotes imaginativas, também as referências são distantes, como a utilização de mitos romanos ou de figuras universais, como o gênio. O maior vínculo de sentido local está na representação plural e extensiva da Nossa Senhora de Nazaré como personagem, portanto, mascote das festividades do Círio. O referido artigo, a partir do projeto de pesquisa intitulado publiCIDADE(s), analisa a propaganda e a publicidade como marca(s) midiática(s) de consumo, o projeto resultou ainda na apresentação e publicação de quatro trabalhos em anais de eventos nacionais da área. |
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