Consubstancialidade: uma reflexão conceitual para pesquisas em publicidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carolina Minuzzi Murari da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Petermann, Juliana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signos do Consumo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/174696
Resumo: O objetivo deste artigo é discutir as possibilidades conceituais de uso do conceito da consubstancialidade nas pesquisas em publicidade. Dessa forma, iremos (a) discorrer sobre a importância dos marcadores sociais da diferença; (b) comparar os conceitos de consubstancialidade e interseccionalidade; e (c) apontar as situações mais adequadas para o uso do termo consubstancialidade. A partir de um resgate histórico conceitual com base em Kergoat, entendemos que, ao analisar as práticas de trabalhadores em publicidade, a consubstancialidade é uma alternativa fértil, já que parte da compreensão materialista histórica e das relações sociais fundamentais (de gênero, classe e “raça”) em toda sua complexidade e dinâmica, sendo fundamental para pesquisas que abordam questões de gênero na publicidade.
id USP-63_d27f0739c9685d83a90c9f1fadec0f7f
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/174696
network_acronym_str USP-63
network_name_str Signos do Consumo
repository_id_str
spelling Consubstancialidade: uma reflexão conceitual para pesquisas em publicidadeConsubstanciality: a conceptual reflection for advertising researchConsustancialidad: una reflexión conceptual para la investigación publicitariaComunicaciónPublicidadConsustancialidadTemas de géneroCommunicationAdvertisingConsubstantialityGender issuesComunicaçãoPublicidade e propagandaConsubstancialidadeQuestões de gêneroO objetivo deste artigo é discutir as possibilidades conceituais de uso do conceito da consubstancialidade nas pesquisas em publicidade. Dessa forma, iremos (a) discorrer sobre a importância dos marcadores sociais da diferença; (b) comparar os conceitos de consubstancialidade e interseccionalidade; e (c) apontar as situações mais adequadas para o uso do termo consubstancialidade. A partir de um resgate histórico conceitual com base em Kergoat, entendemos que, ao analisar as práticas de trabalhadores em publicidade, a consubstancialidade é uma alternativa fértil, já que parte da compreensão materialista histórica e das relações sociais fundamentais (de gênero, classe e “raça”) em toda sua complexidade e dinâmica, sendo fundamental para pesquisas que abordam questões de gênero na publicidade.El propósito de este artículo es discutir las posibilidades conceptuales en torno al uso del concepto de consustancialidad en la investigación publicitaria. De esta manera, (a) discutiremos la importancia de los marcadores sociales de diferencia; (b) compararemos los conceptos de consustancialidad e interseccionalidad; y (c) señalaremos las situaciones más adecuadas para utilizar el término de consustancialidad. A partir de un rescate histórico conceptual con base en Kergoat, entendemos que, al analizar las prácticas de los trabajadores en publicidad, la consustancialidad es una alternativa fecunda, ya que parte de la comprensión histórica materialista y también de las relaciones sociales fundamentales (de sexo, clase y “raza”), en toda su complejidad y dinámica, siendo fundamental para las investigaciones que abordan cuestiones de género en la publicidad.This article aims to discuss the conceptual possibilities regarding the use of the concept of consubstantiality in advertising research. Thus, we will (a) discuss the importance of the social marks of difference; (b) compare the concepts of consubstantiality and intersectionality; and (c) to point out the most appropriate situations for using the term of consubstantiality. From a conceptual historical rescue based on Kergoat (2010), we understand that when analyzing the practices of workers in advertising, consubstantiality is a fertile alternative, since it starts from the historical materialist understanding and also from the fundamental social relations (of sex, class and “race”), in all complexity and dynamics, being fundamental for researches that address gender issues in advertising.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2021-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/17469610.11606/issn.1984-5057.v13i1p59-71Signos do Consumo; v. 13 n. 1 (2021): Signos do consumo em múltiplos enfoques; 59-711984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/174696/173766https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/174696/180590Copyright (c) 2021 Carolina Minuzzi Murari da Silva, Juliana Petermannhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Carolina Minuzzi Murari daPetermann, Juliana2021-07-06T20:57:45Zoai:revistas.usp.br:article/174696Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2021-07-06T20:57:45Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Consubstancialidade: uma reflexão conceitual para pesquisas em publicidade
Consubstanciality: a conceptual reflection for advertising research
Consustancialidad: una reflexión conceptual para la investigación publicitaria
title Consubstancialidade: uma reflexão conceitual para pesquisas em publicidade
spellingShingle Consubstancialidade: uma reflexão conceitual para pesquisas em publicidade
Silva, Carolina Minuzzi Murari da
Comunicación
Publicidad
Consustancialidad
Temas de género
Communication
Advertising
Consubstantiality
Gender issues
Comunicação
Publicidade e propaganda
Consubstancialidade
Questões de gênero
title_short Consubstancialidade: uma reflexão conceitual para pesquisas em publicidade
title_full Consubstancialidade: uma reflexão conceitual para pesquisas em publicidade
title_fullStr Consubstancialidade: uma reflexão conceitual para pesquisas em publicidade
title_full_unstemmed Consubstancialidade: uma reflexão conceitual para pesquisas em publicidade
title_sort Consubstancialidade: uma reflexão conceitual para pesquisas em publicidade
author Silva, Carolina Minuzzi Murari da
author_facet Silva, Carolina Minuzzi Murari da
Petermann, Juliana
author_role author
author2 Petermann, Juliana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carolina Minuzzi Murari da
Petermann, Juliana
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicación
Publicidad
Consustancialidad
Temas de género
Communication
Advertising
Consubstantiality
Gender issues
Comunicação
Publicidade e propaganda
Consubstancialidade
Questões de gênero
topic Comunicación
Publicidad
Consustancialidad
Temas de género
Communication
Advertising
Consubstantiality
Gender issues
Comunicação
Publicidade e propaganda
Consubstancialidade
Questões de gênero
description O objetivo deste artigo é discutir as possibilidades conceituais de uso do conceito da consubstancialidade nas pesquisas em publicidade. Dessa forma, iremos (a) discorrer sobre a importância dos marcadores sociais da diferença; (b) comparar os conceitos de consubstancialidade e interseccionalidade; e (c) apontar as situações mais adequadas para o uso do termo consubstancialidade. A partir de um resgate histórico conceitual com base em Kergoat, entendemos que, ao analisar as práticas de trabalhadores em publicidade, a consubstancialidade é uma alternativa fértil, já que parte da compreensão materialista histórica e das relações sociais fundamentais (de gênero, classe e “raça”) em toda sua complexidade e dinâmica, sendo fundamental para pesquisas que abordam questões de gênero na publicidade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/174696
10.11606/issn.1984-5057.v13i1p59-71
url https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/174696
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-5057.v13i1p59-71
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/174696/173766
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/174696/180590
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Carolina Minuzzi Murari da Silva, Juliana Petermann
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Carolina Minuzzi Murari da Silva, Juliana Petermann
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Signos do Consumo; v. 13 n. 1 (2021): Signos do consumo em múltiplos enfoques; 59-71
1984-5057
reponame:Signos do Consumo
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Signos do Consumo
collection Signos do Consumo
repository.name.fl_str_mv Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br
_version_ 1797068856422825984