Consubstancialidade: uma reflexão conceitual para pesquisas em publicidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signos do Consumo |
DOI: | 10.11606/issn.1984-5057.v13i1p59-71 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/174696 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é discutir as possibilidades conceituais de uso do conceito da consubstancialidade nas pesquisas em publicidade. Dessa forma, iremos (a) discorrer sobre a importância dos marcadores sociais da diferença; (b) comparar os conceitos de consubstancialidade e interseccionalidade; e (c) apontar as situações mais adequadas para o uso do termo consubstancialidade. A partir de um resgate histórico conceitual com base em Kergoat, entendemos que, ao analisar as práticas de trabalhadores em publicidade, a consubstancialidade é uma alternativa fértil, já que parte da compreensão materialista histórica e das relações sociais fundamentais (de gênero, classe e “raça”) em toda sua complexidade e dinâmica, sendo fundamental para pesquisas que abordam questões de gênero na publicidade. |
id |
USP-63_d27f0739c9685d83a90c9f1fadec0f7f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/174696 |
network_acronym_str |
USP-63 |
network_name_str |
Signos do Consumo |
spelling |
Consubstancialidade: uma reflexão conceitual para pesquisas em publicidadeConsubstanciality: a conceptual reflection for advertising researchConsustancialidad: una reflexión conceptual para la investigación publicitariaComunicaciónPublicidadConsustancialidadTemas de géneroCommunicationAdvertisingConsubstantialityGender issuesComunicaçãoPublicidade e propagandaConsubstancialidadeQuestões de gêneroO objetivo deste artigo é discutir as possibilidades conceituais de uso do conceito da consubstancialidade nas pesquisas em publicidade. Dessa forma, iremos (a) discorrer sobre a importância dos marcadores sociais da diferença; (b) comparar os conceitos de consubstancialidade e interseccionalidade; e (c) apontar as situações mais adequadas para o uso do termo consubstancialidade. A partir de um resgate histórico conceitual com base em Kergoat, entendemos que, ao analisar as práticas de trabalhadores em publicidade, a consubstancialidade é uma alternativa fértil, já que parte da compreensão materialista histórica e das relações sociais fundamentais (de gênero, classe e “raça”) em toda sua complexidade e dinâmica, sendo fundamental para pesquisas que abordam questões de gênero na publicidade.El propósito de este artículo es discutir las posibilidades conceptuales en torno al uso del concepto de consustancialidad en la investigación publicitaria. De esta manera, (a) discutiremos la importancia de los marcadores sociales de diferencia; (b) compararemos los conceptos de consustancialidad e interseccionalidad; y (c) señalaremos las situaciones más adecuadas para utilizar el término de consustancialidad. A partir de un rescate histórico conceptual con base en Kergoat, entendemos que, al analizar las prácticas de los trabajadores en publicidad, la consustancialidad es una alternativa fecunda, ya que parte de la comprensión histórica materialista y también de las relaciones sociales fundamentales (de sexo, clase y “raza”), en toda su complejidad y dinámica, siendo fundamental para las investigaciones que abordan cuestiones de género en la publicidad.This article aims to discuss the conceptual possibilities regarding the use of the concept of consubstantiality in advertising research. Thus, we will (a) discuss the importance of the social marks of difference; (b) compare the concepts of consubstantiality and intersectionality; and (c) to point out the most appropriate situations for using the term of consubstantiality. From a conceptual historical rescue based on Kergoat (2010), we understand that when analyzing the practices of workers in advertising, consubstantiality is a fertile alternative, since it starts from the historical materialist understanding and also from the fundamental social relations (of sex, class and “race”), in all complexity and dynamics, being fundamental for researches that address gender issues in advertising.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2021-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/17469610.11606/issn.1984-5057.v13i1p59-71Signos do Consumo; v. 13 n. 1 (2021): Signos do consumo em múltiplos enfoques; 59-711984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/174696/173766https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/174696/180590Copyright (c) 2021 Carolina Minuzzi Murari da Silva, Juliana Petermannhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Carolina Minuzzi Murari daPetermann, Juliana2021-07-06T20:57:45Zoai:revistas.usp.br:article/174696Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2021-07-06T20:57:45Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Consubstancialidade: uma reflexão conceitual para pesquisas em publicidade Consubstanciality: a conceptual reflection for advertising research Consustancialidad: una reflexión conceptual para la investigación publicitaria |
title |
Consubstancialidade: uma reflexão conceitual para pesquisas em publicidade |
spellingShingle |
Consubstancialidade: uma reflexão conceitual para pesquisas em publicidade Consubstancialidade: uma reflexão conceitual para pesquisas em publicidade Silva, Carolina Minuzzi Murari da Comunicación Publicidad Consustancialidad Temas de género Communication Advertising Consubstantiality Gender issues Comunicação Publicidade e propaganda Consubstancialidade Questões de gênero Silva, Carolina Minuzzi Murari da Comunicación Publicidad Consustancialidad Temas de género Communication Advertising Consubstantiality Gender issues Comunicação Publicidade e propaganda Consubstancialidade Questões de gênero |
title_short |
Consubstancialidade: uma reflexão conceitual para pesquisas em publicidade |
title_full |
Consubstancialidade: uma reflexão conceitual para pesquisas em publicidade |
title_fullStr |
Consubstancialidade: uma reflexão conceitual para pesquisas em publicidade Consubstancialidade: uma reflexão conceitual para pesquisas em publicidade |
title_full_unstemmed |
Consubstancialidade: uma reflexão conceitual para pesquisas em publicidade Consubstancialidade: uma reflexão conceitual para pesquisas em publicidade |
title_sort |
Consubstancialidade: uma reflexão conceitual para pesquisas em publicidade |
author |
Silva, Carolina Minuzzi Murari da |
author_facet |
Silva, Carolina Minuzzi Murari da Silva, Carolina Minuzzi Murari da Petermann, Juliana Petermann, Juliana |
author_role |
author |
author2 |
Petermann, Juliana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Carolina Minuzzi Murari da Petermann, Juliana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicación Publicidad Consustancialidad Temas de género Communication Advertising Consubstantiality Gender issues Comunicação Publicidade e propaganda Consubstancialidade Questões de gênero |
topic |
Comunicación Publicidad Consustancialidad Temas de género Communication Advertising Consubstantiality Gender issues Comunicação Publicidade e propaganda Consubstancialidade Questões de gênero |
description |
O objetivo deste artigo é discutir as possibilidades conceituais de uso do conceito da consubstancialidade nas pesquisas em publicidade. Dessa forma, iremos (a) discorrer sobre a importância dos marcadores sociais da diferença; (b) comparar os conceitos de consubstancialidade e interseccionalidade; e (c) apontar as situações mais adequadas para o uso do termo consubstancialidade. A partir de um resgate histórico conceitual com base em Kergoat, entendemos que, ao analisar as práticas de trabalhadores em publicidade, a consubstancialidade é uma alternativa fértil, já que parte da compreensão materialista histórica e das relações sociais fundamentais (de gênero, classe e “raça”) em toda sua complexidade e dinâmica, sendo fundamental para pesquisas que abordam questões de gênero na publicidade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/174696 10.11606/issn.1984-5057.v13i1p59-71 |
url |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/174696 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1984-5057.v13i1p59-71 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/174696/173766 https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/174696/180590 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Carolina Minuzzi Murari da Silva, Juliana Petermann http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Carolina Minuzzi Murari da Silva, Juliana Petermann http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signos do Consumo; v. 13 n. 1 (2021): Signos do consumo em múltiplos enfoques; 59-71 1984-5057 reponame:Signos do Consumo instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Signos do Consumo |
collection |
Signos do Consumo |
repository.name.fl_str_mv |
Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br |
_version_ |
1822180347936243712 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.11606/issn.1984-5057.v13i1p59-71 |