Shopping at Shein: viralization of running consumption via the internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, José Heitor da
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Rosa, Lucas da, Silveira, Icléia, da Rosa, Lucas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signos do Consumo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/215700
Resumo: Este artigo tem por objetivo contextualizar o consumismo e a possibilidade do aumento do descarte de peças de vestuário no meio ambiente resultante da ação midiática de conteúdos digitais dos influenciadores de moda perante as aquisições de fast-fashion da marca Shein. Trata-se de uma pesquisa básica, qualitativa e descritiva, delineada por uma pesquisa bibliográfica – a partir do embasamento teórico que tange os conteúdos midiáticos relacionados às compras de peças de vestuário que são produzidas pela ótica do fast-fashion. Por intermédio de amostra intencional, observou-se a relação do consumo desenfreado dos influenciadores para atingir a viralização dos conteúdos midiáticos acerca da aquisição de peças do vestuário para contribuir para o entretenimento, por meio das ações compartilhadas pelos influenciadores em seus vídeos audiovisuais.
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spelling Shopping at Shein: viralization of running consumption via the internetCompras na Shein: viralização do consumo desenfreado via internetComprar en Shein: viralización del consumo corriente a través de internetsustentabilidadeplataforma digitalsheinfast-fashionsostenibilidadplataforma digitalsheinfast-fashionsustainabilitydigital platformsheinfast-fashionEste artigo tem por objetivo contextualizar o consumismo e a possibilidade do aumento do descarte de peças de vestuário no meio ambiente resultante da ação midiática de conteúdos digitais dos influenciadores de moda perante as aquisições de fast-fashion da marca Shein. Trata-se de uma pesquisa básica, qualitativa e descritiva, delineada por uma pesquisa bibliográfica – a partir do embasamento teórico que tange os conteúdos midiáticos relacionados às compras de peças de vestuário que são produzidas pela ótica do fast-fashion. Por intermédio de amostra intencional, observou-se a relação do consumo desenfreado dos influenciadores para atingir a viralização dos conteúdos midiáticos acerca da aquisição de peças do vestuário para contribuir para o entretenimento, por meio das ações compartilhadas pelos influenciadores em seus vídeos audiovisuais.This article aims to contextualize consumerism and the possibility of increased disposal of garments in the environment resulting from the media action of digital content by fashion influencers in the face of Shein's fast-fashion acquisitions. This is a basic, qualitative and descriptive research, outlined by a bibliographical research - from the theoretical basis that touches the media content related to the purchase of garments that are produced from the perspective of fast-fashion. Through the intentional sample, the influencers’ rampant consumption was observed to reach the virality of media content about the acquisition of clothing items to contribute to entertainment, through actions shared by the influencers in the receptive audiovisual videos.Este artículo tiene como objetivo contextualizar el consumismo y la posibilidad de una mayor eliminación de prendas en el medio ambiente como resultado de la acción mediática de los contenidos digitales por parte de influencers de la moda frente a las adquisiciones de moda rápida de Shein. Se trata de una investigación básica, cualitativa y descriptiva, delineada por una investigación bibliográfica - desde la base teórica que toca los contenidos mediáticos relacionados con la compra de prendas que se producen desde la perspectiva del fast-fashion. A través de un muestreo intencional, se observó el consumo desenfrenado de los influencers para llegar a la viralidad de contenidos mediáticos sobre la adquisición de prendas de vestir para contribuir al entretenimiento, a través de acciones compartidas por los influencers en sus videos audiovisuales.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigo articleartículoapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/21570010.11606/issn.1984-5057.v15i2e215700Signos do Consumo; v. 15 n. 2 (2023): Signos do consumo em múltiplas percepções e abordagens; e2157001984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/215700/202493https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/215700/203829Copyright (c) 2023 José Heitor da Silva, Lucas da Rosa, Icléia Silveirahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, José Heitor da Rosa, Lucas daSilveira, Icléiada Rosa, LucasSilveira, Icléiada Rosa, LucasSilveira, Icléia2024-04-19T21:31:57Zoai:revistas.usp.br:article/215700Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2024-04-19T21:31:57Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false
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