La actuación del comediante Whindersson Nunes: o youtuber visto como celebridad ordinária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Fabíola Carolina de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Medeiros, Fernanda Faria, Santana, Paulo Henrique Basílio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signos do Consumo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/150744
Resumo: O artigo visa analisar a imagem de Whindersson Nunes como um tipo específico de celebridade, a partir dos conceitos de performance (SCHECHNER, 2003; GOFFMAN, 2010) e celebridades ordinárias (SERELLE, 2015). Através da operacionalização dos 48 SIGNOS DO CONSUMO ‍‍Fabíola Carolina de Souza et al. conceitos, o trabalho pretende sublinhar as formas como o youtuber performa a própria imagem na mídia, a fim de alcançar estratégias e valores que movimentam a dinâmica social. Por fim, os resultados indicam que há representação de papéis sociais de forma consciente e articulada.
id USP-63_db41e16b9018b6a6f567d52b10810f2f
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/150744
network_acronym_str USP-63
network_name_str Signos do Consumo
repository_id_str
spelling La actuación del comediante Whindersson Nunes: o youtuber visto como celebridad ordináriaThe performance of the comedian Whindersson Nunes: the youtuber seen as an ordinary celebrityA performance do comediante Whindersson Nunes: a imagem pública consumida como celebridade ordináriaCelebrityDigital influencerPerformanceWhindersson NunesCelebridadDigital influencerActuaciónWhindersson NunesCelebridadeDigital influencerPerformanceWhindersson NunesO artigo visa analisar a imagem de Whindersson Nunes como um tipo específico de celebridade, a partir dos conceitos de performance (SCHECHNER, 2003; GOFFMAN, 2010) e celebridades ordinárias (SERELLE, 2015). Através da operacionalização dos 48 SIGNOS DO CONSUMO ‍‍Fabíola Carolina de Souza et al. conceitos, o trabalho pretende sublinhar as formas como o youtuber performa a própria imagem na mídia, a fim de alcançar estratégias e valores que movimentam a dinâmica social. Por fim, os resultados indicam que há representação de papéis sociais de forma consciente e articulada.El artículo busca analizar la imagen de Whindersson Nunes como un tipo específico de celebridad, a partir de los conceptos de la actuación (SCHECHNER, 2003; GOFFMAN, 2011) y de celebridades ordinarias (SERELLE, 2015). A través de la operacionalización de los conceptos, el trabajo pretende subrayar las formas como el youtuber muestra la propia imagen en los medios, a fin de alcanzar estrategias y valores que mueven la dinámica social. Por último, los resultados indican que hay representación de roles sociales de forma consciente y articulada.This article aims to analyze the image of Whindersson Nunes as a new and specific type of celebrity, from the concepts of performance (SCHECHNER, 2003; GOFFMAN, 2011) and ordinary celebrities (SERELLE, 2015). Through the operationalization of the concepts, the study intends to underline the ways in which the youtuber performs his own image in the media in order to achieve strategies and values that move social dynamics. Finally, the results indicate that there is a conscious and articulated representation of social roles.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2018-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresTEXTOTEXTOinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/15074410.11606/issn.1984-5057.v11i1p47-59Signos do Consumo; v. 11 n. 1 (2019): Consumos midiáticos, consumidores em debate; 47-591984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/150744/150678Copyright (c) 2018 FABIOLA Carolina de Souza, Fernanda Faria Medeiros, Paulo Henrique Basílio Santanainfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Fabíola Carolina deMedeiros, Fernanda FariaSantana, Paulo Henrique Basílio2019-04-01T12:51:52Zoai:revistas.usp.br:article/150744Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2019-04-01T12:51:52Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv La actuación del comediante Whindersson Nunes: o youtuber visto como celebridad ordinária
The performance of the comedian Whindersson Nunes: the youtuber seen as an ordinary celebrity
A performance do comediante Whindersson Nunes: a imagem pública consumida como celebridade ordinária
title La actuación del comediante Whindersson Nunes: o youtuber visto como celebridad ordinária
spellingShingle La actuación del comediante Whindersson Nunes: o youtuber visto como celebridad ordinária
Souza, Fabíola Carolina de
Celebrity
Digital influencer
Performance
Whindersson Nunes
Celebridad
Digital influencer
Actuación
Whindersson Nunes
Celebridade
Digital influencer
Performance
Whindersson Nunes
title_short La actuación del comediante Whindersson Nunes: o youtuber visto como celebridad ordinária
title_full La actuación del comediante Whindersson Nunes: o youtuber visto como celebridad ordinária
title_fullStr La actuación del comediante Whindersson Nunes: o youtuber visto como celebridad ordinária
title_full_unstemmed La actuación del comediante Whindersson Nunes: o youtuber visto como celebridad ordinária
title_sort La actuación del comediante Whindersson Nunes: o youtuber visto como celebridad ordinária
author Souza, Fabíola Carolina de
author_facet Souza, Fabíola Carolina de
Medeiros, Fernanda Faria
Santana, Paulo Henrique Basílio
author_role author
author2 Medeiros, Fernanda Faria
Santana, Paulo Henrique Basílio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Fabíola Carolina de
Medeiros, Fernanda Faria
Santana, Paulo Henrique Basílio
dc.subject.por.fl_str_mv Celebrity
Digital influencer
Performance
Whindersson Nunes
Celebridad
Digital influencer
Actuación
Whindersson Nunes
Celebridade
Digital influencer
Performance
Whindersson Nunes
topic Celebrity
Digital influencer
Performance
Whindersson Nunes
Celebridad
Digital influencer
Actuación
Whindersson Nunes
Celebridade
Digital influencer
Performance
Whindersson Nunes
description O artigo visa analisar a imagem de Whindersson Nunes como um tipo específico de celebridade, a partir dos conceitos de performance (SCHECHNER, 2003; GOFFMAN, 2010) e celebridades ordinárias (SERELLE, 2015). Através da operacionalização dos 48 SIGNOS DO CONSUMO ‍‍Fabíola Carolina de Souza et al. conceitos, o trabalho pretende sublinhar as formas como o youtuber performa a própria imagem na mídia, a fim de alcançar estratégias e valores que movimentam a dinâmica social. Por fim, os resultados indicam que há representação de papéis sociais de forma consciente e articulada.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo não avaliado pelos pares
TEXTO
TEXTO
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/150744
10.11606/issn.1984-5057.v11i1p47-59
url https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/150744
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-5057.v11i1p47-59
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/150744/150678
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Signos do Consumo; v. 11 n. 1 (2019): Consumos midiáticos, consumidores em debate; 47-59
1984-5057
reponame:Signos do Consumo
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Signos do Consumo
collection Signos do Consumo
repository.name.fl_str_mv Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br
_version_ 1797068856351522816