Reconfiguração do star system através do influenciador digital: um estudo de caso da celebridade gkay

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mateus Silomar Melo da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18751
Resumo: The present qualification work focuses on the study of Communication, specifically on how media platforms can build and drive anonymous people to become celebrities from digital media and cyberculture, such as the so-called digital influencers. The study aims to demonstrate that the star system proposed by Edgar Morin has reconfigured itself through digital platforms and understand how users considered digital influencers have been solidifying in post-mass media. Considering that mobile devices have enabled a new phase of consumption and content production, we seek to understand this process of how ordinary individuals gain notoriety through the internet. For this research, we do a case analysis of digital influencer Gessica Kayane (Gkay) who was one of the first users to gain prominence in the media and the internet with instant video applications. For this, we analyzed the user page in the Instagram application to understand how this process of building content is made from the term star system proposed by Edgar Morin. We are using concepts: celebrity, star system, digital media as well as post-mass media.
id UFPB_467e93d32dd3b9ae28a3bc4e79b59cdf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/18751
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling Reconfiguração do star system através do influenciador digital: um estudo de caso da celebridade gkayCelebridadeStar systemInstagramInfluenciador digitalGkayCelebrityDigital influencerCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOThe present qualification work focuses on the study of Communication, specifically on how media platforms can build and drive anonymous people to become celebrities from digital media and cyberculture, such as the so-called digital influencers. The study aims to demonstrate that the star system proposed by Edgar Morin has reconfigured itself through digital platforms and understand how users considered digital influencers have been solidifying in post-mass media. Considering that mobile devices have enabled a new phase of consumption and content production, we seek to understand this process of how ordinary individuals gain notoriety through the internet. For this research, we do a case analysis of digital influencer Gessica Kayane (Gkay) who was one of the first users to gain prominence in the media and the internet with instant video applications. For this, we analyzed the user page in the Instagram application to understand how this process of building content is made from the term star system proposed by Edgar Morin. We are using concepts: celebrity, star system, digital media as well as post-mass media.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESO presente trabalho está direcionado para o estudo da comunicação, especificamente sobre como as plataformas midiáticas podem construir e impulsionar pessoas anônimas viraram celebridades a partir das mídias digitais no cibercultura, como por exemplo, os intitulados influenciadores digitais. O estudo tem o intuito de demonstrar que o star system proposto pelo Edgar Morin se reconfigurou por meio das plataformas digitais e compreender como usuários considerados influenciadores digitais vem se solidificando na mídia pós-massiva. Levando em consideração que os dispositivos móveis possibilitaram uma nova fase de consumo e também de produção de conteúdo, buscamos entender esse processo de como indivíduos comuns se ganham notoriedade por meio da internet. Para essa pesquisa, fizemos um estudo de caso da influenciadora digital Gessica Kayane (Gkay) que foi uma das primeiras usuárias a ganhar destaque na mídia e na internet com os aplicativos instantâneos de vídeo. Para isso, analisamos a página da usuária no aplicativo Instagram para entender como é feito esse processo de construção do conteúdo a partir do termo star system proposto por Edgar Morin. Estamos utilizando conceitos: celebridade, star system, mídias digitais, bem como, mídias pós-massivas.Universidade Federal da ParaíbaBrasilComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em ComunicaçãoUFPBFalcão, Thiago Pereirahttp://lattes.cnpq.br/9175813568580367Lins, Eunice Simõeshttp://lattes.cnpq.br/5038466512559227Silva, Mateus Silomar Melo da2020-12-13T23:46:20Z2020-09-282020-12-13T23:46:20Z2020-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18751porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2021-09-01T19:55:09Zoai:repositorio.ufpb.br:123456789/18751Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2021-09-01T19:55:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Reconfiguração do star system através do influenciador digital: um estudo de caso da celebridade gkay
title Reconfiguração do star system através do influenciador digital: um estudo de caso da celebridade gkay
spellingShingle Reconfiguração do star system através do influenciador digital: um estudo de caso da celebridade gkay
Silva, Mateus Silomar Melo da
Celebridade
Star system
Instagram
Influenciador digital
Gkay
Celebrity
Digital influencer
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short Reconfiguração do star system através do influenciador digital: um estudo de caso da celebridade gkay
title_full Reconfiguração do star system através do influenciador digital: um estudo de caso da celebridade gkay
title_fullStr Reconfiguração do star system através do influenciador digital: um estudo de caso da celebridade gkay
title_full_unstemmed Reconfiguração do star system através do influenciador digital: um estudo de caso da celebridade gkay
title_sort Reconfiguração do star system através do influenciador digital: um estudo de caso da celebridade gkay
author Silva, Mateus Silomar Melo da
author_facet Silva, Mateus Silomar Melo da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Falcão, Thiago Pereira
http://lattes.cnpq.br/9175813568580367
Lins, Eunice Simões
http://lattes.cnpq.br/5038466512559227
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mateus Silomar Melo da
dc.subject.por.fl_str_mv Celebridade
Star system
Instagram
Influenciador digital
Gkay
Celebrity
Digital influencer
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic Celebridade
Star system
Instagram
Influenciador digital
Gkay
Celebrity
Digital influencer
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description The present qualification work focuses on the study of Communication, specifically on how media platforms can build and drive anonymous people to become celebrities from digital media and cyberculture, such as the so-called digital influencers. The study aims to demonstrate that the star system proposed by Edgar Morin has reconfigured itself through digital platforms and understand how users considered digital influencers have been solidifying in post-mass media. Considering that mobile devices have enabled a new phase of consumption and content production, we seek to understand this process of how ordinary individuals gain notoriety through the internet. For this research, we do a case analysis of digital influencer Gessica Kayane (Gkay) who was one of the first users to gain prominence in the media and the internet with instant video applications. For this, we analyzed the user page in the Instagram application to understand how this process of building content is made from the term star system proposed by Edgar Morin. We are using concepts: celebrity, star system, digital media as well as post-mass media.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-13T23:46:20Z
2020-09-28
2020-12-13T23:46:20Z
2020-02-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18751
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18751
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Comunicação
Programa de Pós-Graduação em Comunicação
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Comunicação
Programa de Pós-Graduação em Comunicação
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1801843020674367488