La construcción de la imagen de una marca en los medios digitales: experiencias desde MasterChef Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signos do Consumo |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/124093 |
Resumo: | Este artigo aborda o reality show MasterChef Brasil e o uso do microblog Twitter. Tem como objetivo identificar as táticas usadas pelo programa para a construção da imagem de marca. Para sua viabilidade, foi utilizado o método de pesquisa bibliográfico juntamente com o documental, com abordagem qualitativa e posterior estudo de caso do perfil do MasterChef Brasil. A partir deste perfil, puderam-se constatar as táticas utilizadas pelo objeto desta pesquisa e confirmar a eficiência do Twitter enquanto ferramenta de interação entre as marcas e seus fãs, além da compreensão dos aspectos motivacionais de comunicação das empresas nesta rede social, para construção da imagem de marca. |
id |
USP-63_a4bff70462396a56ddd61b2dadf7802d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/124093 |
network_acronym_str |
USP-63 |
network_name_str |
Signos do Consumo |
repository_id_str |
|
spelling |
La construcción de la imagen de una marca en los medios digitales: experiencias desde MasterChef BrasilDigital media in building the brand image: experiential perspectives from MasterChef BrazilMídias digitais na construção da imagem de marca: perspectivas experienciais a partir do MasterChef BrasilMedios digitalesComunicaciónMasterChef BrasilMarca.Digital mediaCommunicationMasterChef BrazilBrand.Mídias digitaisComunicaçãoMasterChef BrasilMarca.Este artigo aborda o reality show MasterChef Brasil e o uso do microblog Twitter. Tem como objetivo identificar as táticas usadas pelo programa para a construção da imagem de marca. Para sua viabilidade, foi utilizado o método de pesquisa bibliográfico juntamente com o documental, com abordagem qualitativa e posterior estudo de caso do perfil do MasterChef Brasil. A partir deste perfil, puderam-se constatar as táticas utilizadas pelo objeto desta pesquisa e confirmar a eficiência do Twitter enquanto ferramenta de interação entre as marcas e seus fãs, além da compreensão dos aspectos motivacionais de comunicação das empresas nesta rede social, para construção da imagem de marca.Este texto aborda el reality show MasterChef Brasil y el uso del microblog Twitter. Su objetivo es identificar las tácticas utilizadas por el programa para construir la imagen de una marca. En el estudio se utilizó el método de investigación bibliográfico con el documental con enfoque cualitativo y posterior estudio de caso del perfil de MasterChef Brasil. Desde este perfil, se pudo observar las tácticas utilizadas por el objeto de investigación y confirmar la eficacia de Twitter como herramienta de interacción entre las marcas y sus aficionados, así como la comprensión de los aspectos motivacionales de la comunicación corporativa en esta red social, en la construcción de la imagen de marca.This article addresses the reality show MasterChef Brazil and the use of Twitter. It aims to identify the tactics used by the show to build the brand image. For its viability, both bibliographic and documentary research methods were used, with a qualitative approach and later case study of the MasterChef Brazil profile. From it, we could verify the tactics used by the research object in question, confirm the effectiveness of Twitter as an interaction tool between the brands and their fans, and understand the motivational aspects of communication of the companies in this social network to build the brand image.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2017-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/12409310.11606/issn.1984-5057.v9i2p26-38Signos do Consumo; v. 9 n. 2 (2017): Consumo, Publicidade e Branding: conexões e especificidades; 26-381984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/124093/137063Copyright (c) 2018 Moisés Cardoso, Amanda Letícia Assiniinfo:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, MoisésAssini, Amanda Letícia2019-04-01T12:55:20Zoai:revistas.usp.br:article/124093Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2019-04-01T12:55:20Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
La construcción de la imagen de una marca en los medios digitales: experiencias desde MasterChef Brasil Digital media in building the brand image: experiential perspectives from MasterChef Brazil Mídias digitais na construção da imagem de marca: perspectivas experienciais a partir do MasterChef Brasil |
title |
La construcción de la imagen de una marca en los medios digitales: experiencias desde MasterChef Brasil |
spellingShingle |
La construcción de la imagen de una marca en los medios digitales: experiencias desde MasterChef Brasil Cardoso, Moisés Medios digitales Comunicación MasterChef Brasil Marca. Digital media Communication MasterChef Brazil Brand. Mídias digitais Comunicação MasterChef Brasil Marca. |
title_short |
La construcción de la imagen de una marca en los medios digitales: experiencias desde MasterChef Brasil |
title_full |
La construcción de la imagen de una marca en los medios digitales: experiencias desde MasterChef Brasil |
title_fullStr |
La construcción de la imagen de una marca en los medios digitales: experiencias desde MasterChef Brasil |
title_full_unstemmed |
La construcción de la imagen de una marca en los medios digitales: experiencias desde MasterChef Brasil |
title_sort |
La construcción de la imagen de una marca en los medios digitales: experiencias desde MasterChef Brasil |
author |
Cardoso, Moisés |
author_facet |
Cardoso, Moisés Assini, Amanda Letícia |
author_role |
author |
author2 |
Assini, Amanda Letícia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Moisés Assini, Amanda Letícia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Medios digitales Comunicación MasterChef Brasil Marca. Digital media Communication MasterChef Brazil Brand. Mídias digitais Comunicação MasterChef Brasil Marca. |
topic |
Medios digitales Comunicación MasterChef Brasil Marca. Digital media Communication MasterChef Brazil Brand. Mídias digitais Comunicação MasterChef Brasil Marca. |
description |
Este artigo aborda o reality show MasterChef Brasil e o uso do microblog Twitter. Tem como objetivo identificar as táticas usadas pelo programa para a construção da imagem de marca. Para sua viabilidade, foi utilizado o método de pesquisa bibliográfico juntamente com o documental, com abordagem qualitativa e posterior estudo de caso do perfil do MasterChef Brasil. A partir deste perfil, puderam-se constatar as táticas utilizadas pelo objeto desta pesquisa e confirmar a eficiência do Twitter enquanto ferramenta de interação entre as marcas e seus fãs, além da compreensão dos aspectos motivacionais de comunicação das empresas nesta rede social, para construção da imagem de marca. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo não avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/124093 10.11606/issn.1984-5057.v9i2p26-38 |
url |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/124093 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1984-5057.v9i2p26-38 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/124093/137063 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Moisés Cardoso, Amanda Letícia Assini info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Moisés Cardoso, Amanda Letícia Assini |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signos do Consumo; v. 9 n. 2 (2017): Consumo, Publicidade e Branding: conexões e especificidades; 26-38 1984-5057 reponame:Signos do Consumo instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Signos do Consumo |
collection |
Signos do Consumo |
repository.name.fl_str_mv |
Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br |
_version_ |
1797068856270782464 |