Practices of strategic cost management in a brazilian multinational company

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Marcos Antonio
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Silva, Élio Justo, Pilz, Nestor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de contabilidade e organizações
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/34771
Resumo: Em um ambiente marcado por acirrada disputa de mercado, as práticas de gestão estratégica de custos - GEC surgem como instrumentos que podem colaborar para que as empresas consigam assegurar a vantagem competitiva. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é identificar quais formatações e práticas da GEC têm estado presente na gestão empresarial. Essa busca de referendar na prática os mais recentes desenvolvimentos teóricos foi conduzida por meio de uma pesquisa exploratória, de características qualitativas e descritivas, cuja coleta de dados deu-se por entrevista em profundidade realizada com o controller de uma indústria química brasileira sediada no Vale do Rio dos Sinos - RS, e com expressiva presença internacional. Os principais achados da pesquisa, realizada no terceiro trimestre de 2009, indicam, contrariamente ao que preceitua a literatura, haver acentuada preferência pelo uso de tradicionais práticas de gestão de custos, apesar do perfil da empresa pesquisada em atuar com liderança em mercados competitivos. Essas características evidenciam um forte distanciamento em relação aos argumentos e conteúdo da literatura recente que trata da gestão de custos. A não identificação objetiva dos possíveis benefícios bloqueia a adoção de práticas da GEC, tais como o ABC, o ABM, o custo-meta e o custo total de uso e propriedade.
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spelling Practices of strategic cost management in a brazilian multinational company Práticas de gestão estratégica de custos: um estudo em uma empresa multinacional brasileira Vantagem CompetitivaContabilidade GerencialCustosGestão Estratégica de CustosCompetitive AdvantageManagement AccountingCostsStrategic Cost Management Em um ambiente marcado por acirrada disputa de mercado, as práticas de gestão estratégica de custos - GEC surgem como instrumentos que podem colaborar para que as empresas consigam assegurar a vantagem competitiva. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é identificar quais formatações e práticas da GEC têm estado presente na gestão empresarial. Essa busca de referendar na prática os mais recentes desenvolvimentos teóricos foi conduzida por meio de uma pesquisa exploratória, de características qualitativas e descritivas, cuja coleta de dados deu-se por entrevista em profundidade realizada com o controller de uma indústria química brasileira sediada no Vale do Rio dos Sinos - RS, e com expressiva presença internacional. Os principais achados da pesquisa, realizada no terceiro trimestre de 2009, indicam, contrariamente ao que preceitua a literatura, haver acentuada preferência pelo uso de tradicionais práticas de gestão de custos, apesar do perfil da empresa pesquisada em atuar com liderança em mercados competitivos. Essas características evidenciam um forte distanciamento em relação aos argumentos e conteúdo da literatura recente que trata da gestão de custos. A não identificação objetiva dos possíveis benefícios bloqueia a adoção de práticas da GEC, tais como o ABC, o ABM, o custo-meta e o custo total de uso e propriedade. In an environment characterized by intensified competition, the strategic cost management practices - SCM appear as instruments that can collaborate for the companies to reach and maintain the competitive advantage. In this context, this study intends to identify which structure and practices of SCM are present in the enterprise management process. This aim to confirm the effective applying the most recent theoretical developments about SCM was carried out by an exploratory research, of qualitative and descriptive characteristics. Data was collected by depth interview carried out with controller of Brazilian chemical industry located in the Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul State, Brazil, and with expressive international presence. The main results of the research, carried out during the 2009 third quarter, indicate, contrary to the literature, to exist hard preference for the use of traditional procedures of cost accounting management, although the company searched has leadership in competitive markets. These results show a strong contradiction in relation to the arguments and content of the recent literature about cost management practices. The lack of an objective identification of possible benefits from the practices searched block the adoption of SCM practices, such as ABC, ABM, target cost and total cost ownership. Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto2010-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/rco/article/view/3477110.11606/rco.v4i9.34771Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 4 No. 9 (2010); 145-167Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 4 Núm. 9 (2010); 145-167Revista de Contabilidade e Organizações; v. 4 n. 9 (2010); 145-1671982-6486reponame:Revista de contabilidade e organizaçõesinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rco/article/view/34771/37509https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/34771/162185Souza, Marcos AntonioSilva, Élio JustoPilz, Nestorinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-28T14:42:31Zoai:revistas.usp.br:article/34771Revistahttps://www.revistas.usp.br/rcoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rco/oairco@usp.br1982-64861982-6486opendoar:2018-08-28T14:42:31Revista de contabilidade e organizações - Universidade de São Paulo (USP)false
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